Carregando pagina

Família > Relações Familiares

Prepare um Dia das Mães especial

Sugestões para surpreender sua mãe com um cardápio inusitado

 

Nesse 11 de maio, que tal proporcionar um Dia das Mães especial, de descanso para sua mãe? Normalmente nesta data os restaurantes acabam ficando muitos lotados, com filas, então a ideia aqui é sugerir alguns tipos de cardápios inusitados, que tanto você pode preparar como comprar e montar (dependendo do seu grau de envolvimento com a cozinha!)

Brunch

Uma boa opção é uma mistura de café da manhã com almoço, num local agradável da casa. Pode ser no jardim, terraço ou varanda, por exemplo. Assim, a mamãe pode ficar mais tempo na cama descansando. Decore com flores do campo, compre pães diversos, coisinhas para passar no pão - manteiga, requeijão, cream cheese, as geléia preferidas da sua mãe. E também peito de peru, queijo branco, salada de frutas (suco de laranja, mamão picado, maçã picada, banana picada, abacaxi picado e carambola para enfeitar).

Para adoçar a vida, sirva um bolo caprichado de fubá, ou se estiver sem tempo, compre pães doces na padaria. E, para beber, prepare leite, café, suco de laranja, iogurtes e chás. Faça um cartão especial e celebrem demoradamente! Ah, há quem goste de uma taça de champagne no brunch... Sua mãe marece!

Uma receita fácil para quem for se arriscar:

Bolo de fubá de liquidificador

3 ovos

1/2 xícara de chá de óleo

1 xícara de chá de leite

1 1/2 xícara de chá de fubá

½ xícara de chá de farinha de trigo

1 1/2 xícara de chá de açúcar

2 colheres de sopa de queijo ralado ou de coco ralado

Sementes de erva doce à gosto (opcional)

1 colher de sopa de fermento

Bater tudo no liquidificador e colocar em forma (com furo no centro) untada e enfarinhada. Leve ao forno pré-aquecido por cerca de 30 min ou até ficar dourado. Pronto!

Almoço italiano

Outra sugestão é um almoço de inspiração italiana: coloque bexigas verdes, vermelhas e brancas para decorar e toalha branca, com guardanapos também nessas cores.

Sirva salada caprese (intercalar rodelas de tomate com rodelas de mussarela de búfala e polvilhar folhas de manjericão), com azeite, aceto e sal.

Para o prato principal, escolha um massa recheada (tipo conchilie ou caneloni), prepare um bom molho caseiro (receita abaixo)e sirva com queijo ralado. Acompanhe com água e vinho tinto. E se quiser animar ainda mais, escolha uma tarantela para alegrar o ambiente! Sirva para a sobremesa um bom sorvete.

Molho branco light

Refogar uma cebola bem picadinha em uma colher de sopa de manteiga derretida. Acrescentar quatro copos de leite e quatro colheres rasas de sopa de maisena (já previamente dissolvidas) e mexa até o molho encorpar. Tempere com sal e noz moscada a gosto.

Molho de tomate caseiro

Numa panela com água fervente colocar cerca de 1kg de tomate com pele e tudo. Quando ele soltar a pele, escorrer, esperar esfriar e tirar a pele. Bater no liquidificador sem água.

Numa panela com azeite, dourar uma cebola picadinha e quatro dentes de alho picadinhos, acrescentar o tomate batido e colocar sal e uma pitada de açúcar, deixar em fogo baixo para apurar. Se quiser, acrescente folhas de manjericão e azeitonas pretas picadas antes de desligar.

Almoço árabe

Também no ritmo internacional, você pode montar um almoço árabe: coloque um belo tapete no chão, bastante almofadas e prepare tudo para que as pessoas fiquem sentadas no chão, para entrar no clima. Se quiser, decore com rosas em jarros.

Coloque uma música árabe e para o cardápio, encomende: mini esfihas, kibes, kaftas, coalhada fresca, pão árabe, babaganuch... tudo para as pessoas poderem se servir sem garfo ou faca, bem descontraídas. E de sobremesa, os belos doces árabes com nozes. Para beber, fique com vinhos e sucos de abacaxi com hortelã.

Esta matéria foi útil para você?

SOBRE O AUTOR

Amanda Regina

Nutricionista especialista em "Personal Diet" e Nutrição ampliada pela Antroposofia. Atua em consultório, escolas e ensinando pessoas a cozinhar de uma maneira mais saudável. Saiba mais »

contato: amandasregina@gmail.com
  • e-mail
  • Imprimir
E-mail para receber matérias da Revista

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

NOVAS MATÉRIAS A CADA 15 DIAS