Carolina Arêas
Por Carolina ArêasLeia em 3 min.06/03/2011 Atualizado em 16/05/2018

Pratique o autoafago

Uso de cosméticos pode ser um meio de tomar consciência corporal

Pratique o autoafago

Usar cosméticos é um prazer para muitas mulheres. Escolher um sabonete cheiroso, um creme especial para a pele, um shampoo indicado para os fios de cabelo é um indicativo grande de cuidado por si. Mas fazer uso destes cosméticos pode ir muito além do simples ato de cuidar da higiene básica. Usá-los com atenção e cuidado no corpo pode ser um caminho para ampliar sua percepção sobre você mesma.

Constantemente, recebemos mensagens do nosso corpo. Saber interpretar estas mensagens é poder escolher quais alternativas tomar para cuidar melhor do que é preciso. Quanto mais você conhecer o seu corpo, mais facilmente será capaz de detectar os sinais de alerta que ele emite, interpretá-los e escolher os cuidados mais apropriados. Através das sensações é possível descobrir as emoções e entrar em contato com você mesma.

Maior conexão com você mesma

Cabelo, pele, tudo isto revela muito sobre você. A pele, por exemplo, é o maior órgão do corpo humano e também reage às nossas emoções. Passar creme pelo corpo é um convite ao afago. Mas, ao invés de fazer de maneira automática, experimente uma maior conexão com si mesma neste momento. Ao espalhar o produto, perceba como anda a textura da pele, a elasticidade. Há alguma coisa diferente? Os músculos estão tensos? Escolha um creme com aroma de lavanda, que é relaxante, para uma automassagem. Aproveite este momento para fazer um carinho em você.

Para a assistente administrativa, Monica Barros, 36 anos, é fundamental ter um tempo para cuidar de si e de pôr o corpo em contato com essências, aromas e texturas que considera deliciosas. “Escolho cosméticos que me tragam bem-estar físico e mental. De tempos em tempos eu me proponho um mini spa em casa e saio sempre renovada!”

É num momento como este, ao passar o creme pelo corpo, por exemplo, que Monica observa como está sua pele e pensa que precisa fazer mais exercícios para melhorar o tônus. “Mesmo que depois eu não tenha tempo para o exercício e tal, é no instante de passar o hidratante que surge essa consciência, sim”, conta Monica. Aproveitar o momento de usar o cosmético é uma excelente maneira de ampliar seu autoconhecimento, perceber seu corpo e os sinais que ele emana.

Ritual de bem-estar

Toda quarta-feira, a jornalista Cecilia Rezende, 31 anos, prepara um ritual em casa. Neste dia, hidrata o cabelo, faz depilação, capricha nas unhas dos pés e das mãos e passa creme nos rosto. “Na hora, pareço um Frankstein. Mas, no dia seguinte, sou a Cinderela e vou trabalhar feliz da vida”, diz ela. E o que Cecilia sente com este ritual pode ser resumido em uma só palavra: felicidade.

Cecilia curte os pequenos detalhes do momento. “Quando tomo banho, procuro observar o meu corpo, me demorar naquele sabonete líquido cheiroso que eu trouxe de Paris, na água quentinha e no simples hidratante de banho que ganhei da melhor amiga. Tudo isso aguça os meus sentidos”, explica a jornalista.

Seja gentil com você mesma. Manifestar amor e cuidado por você é a melhor maneira de ficar bonita!

Carolina Arêas

Carolina Arêas

Iniciou sua formação como terapeuta floral através do Healing Herbs, da Inglaterra, estudando as essências de Bach. Também trabalha com Reiki nível II e massoterapia ayurvédica, e é co-criadora do projeto "Word Rocks".