Carregando pagina

Família > Filhos

Praticando Yoga desde criança

Entenda quando começar e quais os benefícios para os pequenos

 

"Você pode dar às suas crianças seu amor, mas não suas ideias. Você pode conceber seus corpos, mas não sua alma. Você pode tentar se tornar como elas, mas não pode exigir que elas se tornem como você, pois a vida é projeção adiante e não um retorno ao passado". Texto Tibetano.

Se observarmos uma criança, logo percebemos o pulso livre ao se movimentar e expressar suas emoções e sentimentos. Cada sorriso, choro, grito, gargalhada, carinho e suas manifestações de fome e sono acontecem naturalmente. Até mesmo o próprio processo de recuperação de alguma doença ou machucado é rápido. Um bebê naturalmente faz as posturas de Yoga quando dá seus primeiros indícios de querer engatinhar. Quando estas manifestações são respeitadas pelos pais e educadores, as crianças são preservadas na sua essência.

 

Yoga para Crianças tem como objetivo desenvolver a consciência de si e de todo seu potencial criativo através de atividades lúdicas, posturas (ásanas), histórias e brincadeiras. Preservar e fortalecer a verdade, a não violência, a honestidade, a autodisciplina e a simplicidade são fundamentos da filosofia Yogue.

 

A prática das posturas de Yoga para criança se inicia a partir dos 3 anos de idade e pode seguir até a fase da adolescência. A partir daí geralmente ela já se sente apta para praticar com o adulto. Entre os 3 a 12 anos aproximadamente. As atividades são oferecidas de forma lúdica, e

podem ser realizadas nas escolas, escolas de Yoga e também em casa entre pais e filhos, o que é muito rico para a integração da família.

É importante ressaltar que se a família já trilha o caminho do Yoga, já é ensinada para as crianças desde que estão no ventre materno, onde recebem as boas vibrações dos pais. A própria cultura e valores dos pais são absorvidos pela observação da criança. Logo após o bebê completar três meses as mamães já podem praticar com o seu bebê para auxiliar no desenvolvimento da coordenação motora. Atualmente já existe aula de baby

Yoga, onde a mãe faz as posturas com o bebê para auxiliar na adaptação e recuperação deste período.

 

Benefícios

O Yoga auxilia no desenvolvimento do caráter destes seres no que diz respeito a sua totalidade, por isso os benefícios são muitos:

  • Fisicamente: Desenvolve a consciência corporal o que auxilia na construção harmoniosa da sua auto-imagem. O corpo se torna mais resistente e flexível.
  • Estabilidade e concentração mental: Através da profundidade que os movimentos são trabalhados, voltados para a respiração consciente, desenvolve-se o intelecto, a criatividade e a clareza na forma de pensar.
  • Espiritualmente: A paz de espírito, a serenidade e mais novas ideias.
  • Equilíbrio: A estabilidade adquirida no corpo é concomitantemente adquirida na mente, o que ajuda no desenvolvimento de seres mais tranquilos.
  • Sabedoria: O autoconhecimento e a percepção harmoniosa do corpo-mente leva a uma consciência
  • Autoconfiança: A autoimagem bem elaborada promove um equilíbrio na auto-estima da criança e também na formação do seu caráter.
  • Disciplina: Responsabilidade nas suas ações, formas de pensar e falar.

Yoga oferece uma nova forma de educar, pois além do intelecto a criança aprende a educar seu corpo, mente e espírito. O professor de Yoga atua como um facilitador para que as crianças se tornem pessoas mais conscientes das suas ações no mundo. Precisa ser capaz de entrar em sintonia com o mundo infantil e reverenciar a forma como as crianças se expressam.

 

Vantagens de iniciar a prática quando criança

As crianças, como seres mais flexíveis e livres, absorvem tudo com mais facilidade. Elas são o futuro, por isso se elas manifestarem-se no mundo com esta energia yogue, transmitindo mais amor ao meio externo, a compaixão e o cuidado com o meio ambiente será sempre algo natural pra elas.

Esta matéria foi útil para você?

SOBRE O AUTOR

Thaise Titon

Psicóloga, com especialização em Psicologia Corporal – Análise Bioenergética e em Biopsicologia. Atua como professora de Yoga no Rio de Janeiro. Saiba mais »

  • e-mail
  • Imprimir
E-mail para receber matérias da Revista

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

NOVAS MATÉRIAS A CADA 15 DIAS