Katia Leite
Por Katia LeiteLeia em 8 min.15/06/2011 

Por uma noite melhor de sono

Confira algumas dicas para dormir de maneira profunda e relaxante

Confira algumas dicas para dormir de maneira profunda e relaxante

Por uma noite melhor de sono

Com o término do horário de verão “ganhamos” uma hora de sono pela manhã! Verdade? Mais ou menos…Embora a gente se sinta bem disposto ao acordar nos primeiros dias, já que nosso corpo está habituado ao horário anterior, pelo mesmo motivo é comum que a gente tenha dificuldade em pegar no sono naquela hora que representa uma hora mais cedo. Essa alteração pode impactar nosso relógio biológico e, por isso, até o organismo sincronizar seus ritmos ao novo horário, podemos notar dificuldades para dormir e consequentemente, sonolência pela manhã e alterações de humor.

Para ter uma noite de sono melhor, é interessante preparar-se para dormir. Você pode utilizar estratégias muito simples, como um banho relaxante, uma técnica básica de respiração, a aromatização do quarto com um óleo essencial, uma breve meditação ou escutar uma música. O importante é descobrir o que te acalma e relaxa. Abrace uma bela noite de sono e o dia seguinte te receberá muito melhor!

Confira algumas sugestões para obter uma noite de sono profundo e relaxante.

  1. O banho antes de dormir pode ser um importante aliado do sono para a maioria das pessoas. Nesse período de tanto calor, com uma temperatura amena. Mas é importante que você se observe: há pessoas que despertam com o banho!
  2. Receber uma massagem é sempre muito relaxante, mas na impossibilidade disso ocorrer, dedique alguns minutos antes de dormir massageando os seus próprios pés com um creme refrescante, composto de cânfora, por exemplo.
  3. Deitado de barriga para cima coloque suavemente suas mãos abaixo do umbigo. Respire lenta e profundamente procurando “empurrar” suas mãos com a barriga. O ideal é que o seu peito mova-se minimamente. Insufle o ar e segure a respiração pelo tempo que puder. Ao expirar, sopre pela boca todo o ar que conseguir. Repita este ciclo sete vezes. Você se surpreenderá com o nível de relaxamento que este exercício respiratório tão simples promove!
  4. Coloque no quarto onde vai dormir um aromatizador, de preferência elétrico, com três gotas de óleo essencial de lavanda. Se você não tiver o aromatizador pode pingar uma gota do mesmo óleo debaixo de seu travesseiro.
  5. Meditar antes de dormir pode ajudar muito.
  6. Desligue a TV! Dormir embalado pelos programas televisivos pode não ser a melhor opção. Se você tiver este hábito, substitua-o por música suave ou mantras usados para meditação.
  7. Dirigir sua imaginação para ambientes e situações relaxantes e acolhedoras também pode ser um excelente aliado na hora de dormir. Visualizar paisagens, pensar em si mesmo tomando um banho de mar ou caminhando numa estrada agradável pode ajudar a afastar outras imagens e pensamento recorrentes.
Katia Leite

Katia Leite

Com formação universitária em Naturologia, dedica-se a atendimentos individuais e em grupo em São Paulo. Busca nos elementos da natureza os instrumentos que ajudam a manter e recuperar a saúde.