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Saúde > Prevenção e Cuidados

Passo a passo para uma automassagem

Onze dicas para aliviar tensões musculares, dores e ansiedade

 

Algumas simples manobras diárias podem ajudar você a ter uma noite de sono melhor, um dia no trabalho mais produtivo ou simplesmente ter mais disposição para o dia-a- dia. Reserve um tempo para si, num ambiente reservado, de preferência, após um banho relaxante. Se você puder, use um óleo (de preferência vegetal) como semente de uva, amêndoa doce ou gergelim. Para cada meia xícara de óleo, adicione três gotas do seu óleo essencial favorito (dica: o de lavanda é um coringa maravilhoso!). Coloque um pouco entre as mãos e esfregue-as para esquentar um pouco o óleo antes de aplicá-lo na pele, repita antes de cada manobra.

Desligue o celular, concentre-se em você e seu corpo! Confira no slideshow abaixo uma breve sequência que ajudará você a relaxar da cabeça aos pés. É importante a ênfase nos movimentos da cabeça e rosto, onde sem percebermos acumulamos muitas tensões - que geralmente trazem dores de cabeça e irritação. Com a prática diária, você não precisará mais desse guia, saberá reconhecer as tensões e seguir sua intuição. Boa massagem!

Ilustrações: Rodrigo Leão.

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SOBRE O AUTOR

Karin Fromm

Fisioterapeuta e psicoterapeuta, atualmente estuda medicina ayurvédica. Atende em consultório particular em São Paulo e mantém um blog sobre saúde e prazer. Saiba mais »

contato: karinffromm@hotmail.com
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