Carregando pagina

Você > Espiritualidade

Palo Santo limpa energias negativas e diminui tensões

Madeira aromática é 100% natural e possui propriedades afrodisíacas e antidepressivas

 
Imagem: Juliana Cumplido (Personare)

Para quem não conhece, o Palo Santo parece apenas um simples pedaço de madeira aromática, que costuma ser usado como incenso. No entanto, ele vai muito além disso. Feito de forma 100% natural, não agride a natureza e funciona como um equilibrador, harmonizando um ambiente, limpando as energias negativas e atraindo bons fluidos. De acordo com a alquimista e perfumarista botânica, Mell Dias, o produto ainda ajuda a prevenir doenças, pois tem propriedades de limpeza física e espiritual. Também é afrodisíaco e diminui as tensões entre pessoas.

O Palo Santo possui 3 principais componentes químicos, que explicam seus benefícios. São eles:

  • Limoneno - Cerca de 62,88% desse composto está presente no óleo essencial de Palo Santo e na madeira que é queimada como incenso. Este ingrediente-ativo desperta a criatividade, reduz a ansiedade e é estimulante. Age também como desinfetante atmosférico, ou seja, limpa o ambiente de energias negativas.
  • Terpineol - Este composto aumenta a imunidade, é tônico, fungicida e bactericida, além de transmitir equilíbrio.
  • Menthofuran - É um excelente anticongestionante e também antiviral. Traz reflexão e atitudes mais conscientes.

Como usar o Palo Santo?

O Palo Santo é encontrado em formato in natura (bastão de madeira) ou em óleos essenciais. Segundo a terapeuta energética Ceci Akamatsu, ambos podem ser usados em todos os ambientes e também quando a pessoa está se sentindo pesada, ao chegar da rua ou de algum lugar ou situação com energia "carregada" (depois de uma briga ou situação tensa, por exemplo). Outra função é a de limpar a energia que fica estagnada nos locais ou mesmos nos seus frequentadores.

Onde encontrar Palo Santo?

Onde encontrar Palo Santo?
O Palo Santo custa, em média, de R$20 a R$45. Você pode comprá-lo aqui.

No caso do bastão, Ceci sugere que a pessoa escolha uma das pontas e sempre acenda esse lado. Deixe o fogo se formar e, após o bastão ser tomado pela chama, basta balançá-lo para que ela apague e comece a emanar apenas a fumaça, que é o que vai perfumar e ao mesmo tempo defumar o espaço que você deseja.

"Começo espalhando a fumaça pelo meu campo áurico, sobretudo na altura de cada um dos Chakras, para equilibrá-los (veja aqui quais são os 7 Chakras principais). Também espalho pelo ambiente, intencionando que a fumaça ajude a limpar e harmonizar. Gosto de defumar pelo menos uma vez ao dia a mim mesma e minha casa. Como realizo atendimentos, também utilizo a defumação ao final das consultas e no tempo entre o próximo paciente, para ajudar a limpar o espaço energeticamente", conta a terapeuta energética.

Depois de utilizar o bastão, a perfumarista botânica Mell Dias diz que basta deixá-lo em um local onde não vá queimar. Como não tem pólvora, rapidamente se apaga. "Acenda sempre que quiser, mas vale lembrar de abrir os espaços para que a fumaça possa se dispersar com facilidade, levando embora impurezas e negatividades", orienta Mell.

+ Conheça outras dicas de aromas para combater energias negativas

+ 4 exercícios para mudar pensamentos e comportamentos repetitivos

Já os óleos e sprays que possuem o Palo Santo em sua composição têm como vantagem a possibilidade de serem levados na bolsa para qualquer lugar e aplicados a todo momento, como durante um acesso de raiva no trânsito, por exemplo. Mell Dias indica que sejam utilizados antes de dormir, pois promovem relaxamento, ou na casa, após uma energia tensa ter atravessado o ambiente. "O aroma do spray costuma ser mais fresco, enquanto o do incenso in natura é mais doce, mas ambos são considerados poderosíssimos para limpeza energética e proteção espiritual", compara.

Benefícios do Palo Santo

A alquimista e perfumarista botânica Mell Dias afirma que o produto, 100% natural, possui uma série de benefícios além de limpar energeticamente um ambiente, expulsando energias negativas. Confira abaixo outras melhorias que o Palo Santo oferece:

  • Controla as enfermidades atuais causadas pelo estresse, trazendo paz e harmonia. Isso por causa de suas propriedades de limpeza física e espiritual.
  • Seu aroma ajuda a aprofundar os momentos espirituais de Meditação e contemplação, além de relaxar a mente e induzir a uma sensação de abandono do que não serve mais. Com isso, transporta para uma atmosfera única de paz e tranquilidade.
  • É afrodisíaco. Como ajuda a melhorar a qualidade espiritual do relacionamento, pode ser usado no quarto do casal para trazer mais momentos íntimos, amorosos e felizes.
  • Conecta as pessoas com o amor humano, aumentando a capacidade de dar e receber.
  • Alivia o estresse.
  • Elimina conflitos domésticos.
  • O aroma da madeira serve como um repelente de mosquito 100% natural, ideal para quartos de crianças.
  • É antidepressivo, diurético, depurativo (purifica o organismo), antirreumático, antisséptico, antifúngico, entre outros.

Existe contraindicação?

Segundo o otorrinolaringologista Dr. Alfredo Lara Gaillard, toda fumaça apresenta algum tipo de partícula tóxica para a respiração (como fuligem, monóxido de carbono, entre outros), mesmo no caso de produtos naturais. No entanto, como um dos principais ingredientes-ativos presentes no Palo Santo é o limoneno, o especialista afirma que a inalação é bem tolerada e só deve ser interrompida em caso de reações alérgicas.

Curiosidade

A árvore do Palo Santo vive em média de 50 a 100 anos e a retirada da natureza é feita de forma que não agrida o meio ambiente. Para conseguir um produto com boa qualidade aromática, este deve ser retirado do tronco de árvores que morreram naturalmente e que ficaram de 3 a 6 anos curando na natureza. É assim que acontece o perfeito arranjo molecular para o perfume brotar da madeira. Este recurso, 100% sustentável, garante que todas as partes da árvore serão usadas de uma forma ou de outra.
A origem do Palo Santo é antiga. Quase todas as culturas antigas têm usado essa madeira sagrada como incenso. No Peru ainda é utilizado em rituais de limpeza e purificação por xamãs dos Andes, em suas cerimônias e rituais. É uma parte importante nas sessões de ayahuasca na selva peruana, que usa a madeira aromática para limpar ambientes nos quais as cerimônias são realizadas, pois ajuda a relaxar os participantes.

"Caso a pessoa queira fazer uso do Palo Santo, ela deve manter o ambiente bem ventilado e arejado, além de não inalar diretamente a fumaça produzida pela queima da madeira. Também não recomendo o uso em locais com umidade relativa do ar baixa, pelo potencial risco de irritação das vias aéreas. Fora isso, quem tem alergias individuais que podem ser pioradas pela fumaça, além de doenças pulmonares graves pré-existentes, não deve se expor ao produto. Se tomados esses devidos cuidados, todos podem fazer uso, inclusive bebês e idosos, desde que sejam respeitadas as devidas orientações", esclarece o médico.

Para saber se o Palo Santo que está comprando é de qualidade, a perfumarista Mell Dias ensina que a dica é inalar a madeira. "Você identifica um bom Palo Santo pelo aroma. Se a madeira for perfumada, está dentro do esperado. Se não tiver cheiro não compre, pois não vai exalar quando queimada", finaliza.

Esta matéria foi útil para você?

SOBRE O AUTOR

Equipe Personare

Nós, da equipe Personare, também estamos em um processo constante de conhecimento sobre nós mesmos, sobre o mundo e sobre as relações humanas. Saiba mais »

contato: conteudo@personare.com.br
  • e-mail
  • Imprimir
E-mail para receber matérias da Revista

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

NOVAS MATÉRIAS A CADA 15 DIAS