Carregando pagina

Saúde > Prevenção e Cuidados

Óleos para aquecer seu outono

Dicas de Aromaterapia para os dias mais frios

 

Com a chegada do outono ficamos mais vulneráveis a dores no corpo, gripes, resfriados e alergias. A tendência é ficarmos mais encolhidos e, como os dias são mais frios, relaxamos na hora de ir a academia. Desta forma, acabamos contraindo mais a musculatura e deixamos nosso corpo ainda mais propenso às dores.

Para aquecer o corpo, aumentar a disposição e reduzir a chance de contrair doenças, vale conhecer dois óleos essenciais: canela e gengibre.

Canela

A canela é uma árvore originária do Ceilão, da Birmânia e da Índia. Seu nome científico, "Cinnamomum zeylanicum", é derivado da palavra indonésia "Kayumanis" que significa "madeira doce". Na mitologia grega, Fênix recolhia galhos de mirra, nardo e canela para fazer a fogueira sagrada. É considerada um símbolo de sabedoria e foi usada na antiguidade pelos gregos, romanos e hebreus para aromatizar o vinho e com fins religiosos na Índia e na China.

Na Aromaterapia é um óleo quente, estimulante, sedativo, aromático e digestivo. Fazer uma massagem corporal ou nos pés com óleos à base de canela ajuda a relaxar a musculatura e aquecer o corpo.

Passo-a-passo para uma automassagem:

  • Utilize 30 ml de óleo vegetal de copaíba ou semente de uva, e misture bem com três gotas de canela e três gotas de lavanda. Umedeça as mãos com um pouco desse óleo e esfregue-as. Depois massageie a nuca, o pescoço e os ombros, com movimentos suaves.
  • Pressione os dois polegares abaixo da caixa craniana e acima dos músculos que ladeiam a coluna cervical. Pince os músculos da nuca, na direção da cabeça para baixo. Faça o mesmo com os ombros, na direção do centro para as laterais.
  • Feche as duas mãos e posicione os dedos ao lado da coluna. Faça movimentos circulares na área torácica e lombar, descendo até ao base da coluna. Repita duas vezes o movimento.
  • Massageie as solas dos pés, com os polegares pressionando cada ponto, cobrindo toda a superfície dessa região.
  • Com a mão fechada, dê pequenas batidas sobre o calcâneo e, depois, com as mãos abertas, por toda a sola do pé.
  • Faça o mesmo movimento nos dedos dos pés. Termine deslizando a mão por todo o dorso e sola.

Além de aquecer o corpo, no aspecto emocional a canela trabalha a coragem de mudar padrões, inflexibilidade e mágoas. Estimula bons pensamentos e energias. Por ser um óleo quente, deve-se evitar o uso na gravidez.

Gengibre

O gengibre, cujo nome científico é Zinger Officinali, é uma planta nativa da Índia. Com muitos benefícios à saúde, é uma das mais antigas e populares do mundo. Suas propriedades terapêuticas são resultado da ação de várias substâncias, especialmente do óleo essencial: é um excelente anti-inflamatório, muito útil nas dores, analgésico, antisséptico, expectorante, aquecedor, antibactericida, laxativo e estimulante do apetite.

O óleo de gengibre em massagens ajuda nos problemas de coluna e articulações. Banhos e compressas quentes de gengibre são indicados para gota, artrite, dores de cabeça e coluna, além de ajudar na congestão nasal. Abaixo, Sonia Hirsch ensina como fazer.

Receita de Compressa Quente de Gengibre, dica de Sonia Hirsch:

  • Em uma panela grande, coloque três litros de água para ferver. Enquanto isso, rale 200g de gengibre, com casca e tudo, na parte mais fina do ralador, com movimentos circulares. Quanto mais maduro, cascudo e fibroso o gengibre, melhor. Embrulhe num paninho de fralda.
  • Quando a água estiver quase fervendo apague o fogo, ponha a trouxinha de gengibre dentro, tampe e deixe descansar uns 15 minutos. A trouxa evita que os farelos de gengibre grudem e irritem a sua pele.
  • Pegue duas toalhas de banho pequenas, dobre ao meio e torne a dobrar em diagonal. Mergulhe ambas na panela, tire uma, torça e aplique sobre o ventre ou sobre os rins, cobrindo logo com um cobertor de lã.
  • Espere um pouco e quando sentir que começou a esfriar, torça a segunda toalha e coloque-a sobre a primeira. Depois de alguns segundos, retire a primeira toalha e devolva à panela, para logo depois tirar, torcer e aplicar sobre a outra. Faça esse procedimento sucessivamente, durante meia hora, ou até a pele ficar muito vermelha.
  • Para manter quente o caldo de gengibre você vai precisar de um fogareiro elétrico, braseiro ou réchaud. Não use nenhum tipo de plástico ou tecido sintético para cobrir a compressa de gengibre ou de qualquer outro material: somente algodão.

Falando um pouco do aspecto emocional o gengibre reanima as emoções, combate a fadiga, aquece o coração, trabalha a limpeza energética. Segundo a aromaterapeuta Gorethi Moura, "o que mais chama atenção para o Gengibre, no entanto, está na sua simbologia. Planta de qualidade yang e relacionada com o planeta Marte, é um óleo que trabalha o poder pessoal e a energia da terra. Traduzo este óleo como aquele que a natureza nos presenteou para nossos processos de conquistas", afirma.

Para o escritor Gabriel Mojay (Aromatherapy for Healing the Spirit), três palavras "sintetizam" esta erva, apreciada desde à Antiguidade e nativa do sudeste da Ásia: autoconfiança, iniciativa e realização. No livro Daily Aromatherapy (Joni Keim & Ruah Bull), o óleo essencial de Gengibre é indicado para manifestar os nossos sonhos. (Fonte: http://gorethimoura.blogspot.com/search/label/Gengibre)

Atenção: óleo essencial de gengibre pode causar irritação em alguns tipos de pele, utilize com moderação e em caso de irritação suspenda seu uso.

Utilização dos óleos essenciais de canela ou gengibre.

  • Para massagens corporais ou pós-banho: 30 ml de óleo vegetal de semente de uva, amêndoas doces ou copaíba.
  • Coragem para mudar: três gotas de óleo essencial de Gerânio + três gotas de óleo essencial de Canela.
  • Estimular o lado masculino da mulher, o da ação: duas gotas de óleo essencial de Canela + duas gotas de óleo essencial de Limão + duas gotas de óleo essencial de Lavanda.
  • Amenizar dores musculares: duas gotas do óleo essencial de Canela + duas gotas do óleo essencial de Gengibre + 2 gotas do óleo essencial de Alecrim ou Camomila Romana. Em casos de hipertensão, não usar o óleo essencial de Alecrim.
  • Cólicas menstruais: duas gotas do óleo essencial de Canela + duas gotas do óleo essencial Sândalo + duas gotas de óleo essencial de Eucalipto Globulus.
  • Impurezas no ambiente: três gotas do óleo essencial de Gengibre + três gotas do óleo essencial de Lavandim+ três gota do óleo essencial de Alecrim + três gotas do óleo essencial de Citronela.
  • Inflamações da garganta: quatro gotas do óleo essencial de Gengibre + duas gotas do óleo essencial de Lavanda.

Onde encontrar seu aromatizador pessoal:

Loja online SS Aromaterapia - no Shopping Holis

No aromatizador pessoal, utilize de duas a três gotas de óleo essencial em algodão, dentro do colarzinho. No aromatizador elétrico, utilize de cinco a seis gotas de óleo essencial e um pouquinho de água.

Spray para iniciativa alegre e abundante, receita da amiga e aromaterapeuta Gorethi Moura:

  • 100 ml de álcool de cereais
  • 12 gotas do óleo essencial de Laranja doce (Citrus sinensis var. dulcis)
  • 08 gotas de Ylang ylang (Cananga odorata)
  • 05 gotas de Gengibre (Zingiber officinalis)

Caso queira fazer uso desta sinergia em um colar (difusor pessoal), coloque estas 25 gotinhas em um vidro pequeno ambar (escuro), com gotejador, e uma ou duas vezes ao dia, pingue uma ou duas gotas no colar. Garanto que vai se apaixonar, mas caso o aroma não seja confortável, busque informações sobre os óleos que compõem "a mistura" e veja o que está mexendo em você e, claro, o motivo para tal desconforto. Nada de forçar o uso. Os óleos essenciais existem para ajudar na nossa evolução e, de preferência, que a caminhada seja sem dor e com muita consciência.

Dica de como fazer um chá de gengibre e canela

Aqueça ½ ligro de água, não precisa ferver. (O gengibre perde as propriedades em água muito quente). Despeje o líquido sobre duas colheres de sopa do gengibre cru, ralado ou esmagado e dois pauzinhos de canela. Tampe e deixe em repouso por cerca de dez minutos.

O chá de gengibre com canela é ótimo para aquecer nos dias frios e ainda ajuda nas gripes, resfriados, problemas respiratórios e digestivos. O chá também acelera o metabolismo e ajuda a queimar as calorias, principalmente agora no outono, onde temos a tendência de ingerir alimentos mais calóricos.

Não esqueça em caso de dúvidas quanto à utilização dos óleos essenciais, consulte sempre um (a) aromaterapeuta, que é o profissional capaz de ajudá-lo na escolha dos melhores óleos para você e sua família.

Esta matéria foi útil para você?

SOBRE O AUTOR

Solange Lima

Terapeuta holística e numeróloga. Utiliza técnicas como Florais, Aromaterapia, Cromoterapia, Shiatsu, Reflexologia e Reiki. Realiza atendimentos em São Paulo. Saiba mais »

contato: solange@solangelima.net
  • e-mail
  • Imprimir
E-mail para receber matérias da Revista

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

NOVAS MATÉRIAS A CADA 15 DIAS