Carregando pagina

Casa > Decoração

Objetos na decoração simbolizam áreas da sua vida

Torneiras têm a ver com finanças e cortinas com relacionamentos. Veja outros

 
Imagem: Kaboompics

Por meio do Feng Shui é possível harmonizar os ambientes para atrair prosperidade, equilibrar as emoções e a mente, melhorar os relacionamentos, abrir caminhos para oportunidades na vida pessoal e profissional. E para isso é preciso ficar de olho na expressão dos itens que compõem a casa e refletir: como estão dispostos os móveis? Quais são as cores dos cômodos? Há imagens, quadros, fotos? E a manutenção, como anda? E a limpeza? Os aparelhos eletrônicos estão funcionando? E a organização?

Um bom exercício é visitar a sua própria casa, como se você entrasse nela pela primeira vez. Entre e comece a refletir e anotar mentalmente ou numa caderneta tudo o que se manifesta como um pedido de ajuda, de mudança. Perceba o que pode e precisa ser mudado, consertado, limpo, organizado, reciclado, doado. Uma simples mudança de um objeto, a colocação de um quadro ou de um tapete, ou o conserto de algo que pode ser útil pode alterar e melhorar significativamente a energia do seu lar. Para lhe ajudar nesta tarefa, confira abaixo valiosas e práticas dicas.

Portas simbolizam comunicação

A porta de entrada e as de todos os cômodos devem abrir totalmente ou, pelo menos, em um ângulo de 90 graus. Não coloque objetos atrás das portas, pois além de impedir sua abertura, isso causa obstáculos para entrada do chi (energia vital) e, consequentemente, de oportunidades. As portas simbolizam a boca, os diálogos dos moradores. Portanto, devem funcionar bem, sem chiados, com maçanetas e chaves em ordem.

Janelas simbolizam vida exterior

Devem ser limpas e livres de rachaduras em seus vidros, e a estrutura de metal ou madeira deve funcionar com facilidade na abertura e fechamento. As janelas simbolizam os olhos, a vida exterior e o futuro.

Cortinas simbolizam relacionamentos

São importantes nos ambientes de maior permanência, como quartos e salas, e o ideal é que sejam belas e de acordo com o espaço. Também não podem ser velhas, rasgadas, desbotadas, compridas ou curtas demais. As cortinas simbolizam o lado carinhoso e mais afetuoso dos relacionamentos.

Criado-mudo ou mesa de cabeceira simboliza futuro

Para que os moradores tenham um relacionamento equilibrado, estes objetos devem ser iguais, do mesmo formato e tamanho, em ambos os lados da cama de casal. Não guarde itens em excesso neles, como livros, papeis, remédios, pois eles simbolizam o futuro.

Mesa de Jantar simboliza prosperidade

Deve ter uma estrutura forte e as cadeiras devem ser aos pares, para equilibrar relacionamentos e diálogos. As cadeiras também precisam ter uma boa circulação, não podem ficar presas, pois o objetivo é facilitar a circulação de energia e de oportunidades. A mesa de jantar simboliza prosperidade e união familiar.

Quadros transmitem sensações

Verifique se gosta dos quadros, se as imagens e cores transmitem boas sensações. Evite quadros com pôr do sol (energia decrescente); mares revoltos, barcos naufragando ou incêndio ou guerra (negatividade, agressividade, desespero); florestas ou plantas secas (ausência de vida); desertos ou pessoas sozinhas (solidão). Os quadros também não devem estar com vidros quebrados, pendurados ou tortos, pois isso deixa a energia negativa, além de transmitir falta de cuidado. No mesmo ambiente é bom ter equilíbrio entre uma parede cheia de quadros, deixando a outra vazia.

Lâmpadas simbolizam clareza mental

Precisam funcionar sempre e de acordo com a função do ambiente: intensidade maior para estudos, trabalho e cozinha; e menor e suave para quartos e salas. Não deixe soquetes e bocais vazios ou abajures e luminárias sem lâmpada, que devem ser trocadas rapidamente, assim que queimarem. As lâmpadas simbolizam projetos, clareza mental e futuro.

Torneiras simbolizam emoções e finanças

Qualquer torneira ou encanamento precisa funcionar bem e sem vazamentos. A água que circula nos canos e nas torneiras simboliza tanto as emoções como as finanças. Por isso, é sempre bom evitar vazamentos.

Camas simbolizam saúde

Para ter sensação de bem-estar e segurança, as camas devem estar posicionadas de frente para a porta de entrada do quarto, no intuito de garantir visão ampla do ambiente e de quem entra e sai do cômodo. Isso é importante para que você gerencie e tenha intenções mais claras na sua vida. O ideal é uma parede "cega" e sem janela para proteção que fica atrás deste móvel. Camas são lugares de alta permanência e de reposição de energia, por isso estão ligadas com saúde e energia vital.

Sofás estimulam sociabilidade

A posição ideal é de frente para a porta, para ter a visão de quem chega. Esta também é a posição de comando, do gerenciamento da vida, por meio da visão ampla do ambiente. Para estimular a sociabilidade e as conversas, a melhor disposição dos sofás e outros itens como pufes, poltronas, bancos cadeiras é no formato de ferradura. Os sofás são lugares de recepção de visitas, de convívio, de integração. Por isso, têm relação com sociabilidade, comunicação e alegria.

Esta matéria foi útil para você?

SOBRE O AUTOR

Cristina Ventura

Encantou-se com o Feng Shui a partir das aplicações da arte milenar em sua casa e dos resultados em sua vida. Ministra palestras e presta consultorias para residências e empresas. Saiba mais »

contato: crisfengshui@gmail.com
  • e-mail
  • Imprimir
E-mail para receber matérias da Revista

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

NOVAS MATÉRIAS A CADA 15 DIAS