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Saúde > Prevenção e Cuidados

O Yoga e a terceira idade

Entenda como a atividade pode ajudar no processo de envelhecimento

 

Envelhecer faz parte da vida de todos nós. Mas é possível passar por esta fase com mais saúde e tranquilidade com a ajuda do Yoga. Se o processo de envelhecimento for vivenciado de forma natural, as limitações do corpo e da mente são menos sentidas.

"O caminho da vida é o caminho do yoga". Isso é ensinado por Patanjali no Yoga Sutras, onde em quatro capítulos, são descritos os meios de superar as aflições do corpo e as flutuações da mente, obstáculos para o desenvolvimento espiritual, através dos oito membros do "Ashtanga Yoga" que são:

  • Yamas: relacionamento entre nós e o que é externo
  • Niyamas: nosso relacionamento com o que é interno
  • Asana: posturas físicas
  • Pranayama: exercícios respiratórios
  • Pratyahara: retração dos sentidos
  • Dharana: concentrar a mente em um objeto
  • Dhyana: estabelecer conexão com esse objeto
  • Samadhi: fundir-se com o objeto observado

Esses oito membros são praticados durante todos os estágios da vida(ashrama) que estão relacionados com as quatro metas da vida(purusartha), para que se alcance o amadurecimento e evolução. Você pode começar a praticá-los a qualquer momento.

O yoga cuida do corpo, da mente e do espírito. Se você já era praticante de yoga antes de atingir a terceira idade e é um indivíduo saudável, sabe que não há restrições em relação à prática de asanas e pranayamas. No entanto, os portadores de doenças crônicas necessitam de algumas adaptações, antes de fazer uso dessa prática. Quem vive a terceira idade e pretende começar a praticar yoga deve consultar um médico e conversar a respeito das suas restrições para qualquer prática física e respiratória. No seu primeiro dia de aula, repasse essas informações ao instrutor de yoga.

Estágios e Metas da Vida ou Ashrama e Purusartha

No ocidente e no oriente, nós envelhecemos e passamos pelos quatro estágios da vida para atingirmos as quatro metas que são descritos no Yoga Sutras, essa é a lei da natureza.

O primeiro estágio é durante a infância e a adolescência, também chamado de brahmacaryasrama. Nessa época recebemos conhecimento através de nossos professores, pais ou responsáveis. É quando aprendemos como as pessoas pensam, seguimos regras e nos disciplinamos. Como temos uma incontrolável energia e ação, é comum acharmos que nossos aprendizados não possuem qualquer relação com a vida. Por esse motivo, nessa fase os objetivos são aprender a ser paciente, adquirir conhecimento, controlar os desejos sexuais (embora os hormônios estejam saltitantes) e canalizar toda essa energia na construção de uma vida sensata e responsável - darma.

O segundo estágio é a juventude, ainda conhecida como grhasthasrama. É nessa época que ganhamos o nosso sustento e temos acesso aos prazeres da vida. Construímos nossa família, casamos, trabalhamos para adquirir nossos sonhos materiais e cuidamos e educamos nossos filhos, pois aprendemos a lição do estágio anterior. Nesse estágio amadurecemos, cultivamos o amor, o perdão, o afeto, a compaixão, a tolerância e a paciência. Além disso, aprendemos a lidar com diferentes ambientes sociais e emocionais.

O terceiro estágio da vida é um "soltar-se", o início do não-apego, chamado vanaprasthasrama,. Nas outras fases adquirimos conhecimento e agora paulatinamente "deixamos ir". Despedimo-nos de nossos progenitores e abençoamos a chegada das noras, genros e netos, afinal os filhos já estão educados e construindo sua própria vida. Em geral nos aposentamos ou passamos aos descendentes o que foi construído, mas ainda estamos presentes. Sem as obrigações exteriores, nos voltamos para o nosso interior.

O quarto estágio não-apego, sannyasasrama, é a morte. Ele representa o homem totalmente desapegado do mundo material e apegado ao espiritual, a Deus.

A yoga terapia lida com problemas físicos e emocionais, através de séries que incluem asanas e pranayamas. Nas próximas publicações traremos algumas dessas séries que tratam problemas típicos as terceira idade, para que vocês possam praticá-las em casa.

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SOBRE O AUTOR

Rosine Mello

Formada em Educação Física, é praticante de Hatha Yoga desde 1998. Atua como professora desde 2005, certificada pelo Simplesmente Yoga. Atualmente estuda e pratica Iyengar Yoga. Saiba mais »

contato: rosine.mello@gmail.com
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