O que significa sonhar com comida?

Entenda significados de sonhos com muita comida, alimentos estragados, o ato de cozinhar e mais | Glossário Personare

O que significa sonhar com comida?

Sonhar com comida pode indicar, entre outras coisas, de que estamos nos alimentando do conteúdo que o inconsciente quer nos conscientizar sobre e quer que expressemos no dia a dia.

No livro “O Caminho dos Sonhos”, da psicoterapeuta alemã Marie-Louise von Franz, há a seguinte frase: “Sempre que compreendemos um sonho adequadamente, nos sentimos alimentados.”

Confira a seguir mais detalhes para entender melhor o que sonhou.

Reflita sobre o contexto de sonhar com comida

  • Você está se entupindo de determinada comida?
  • Ou faz jejum e evita se alimentar?
  • A comida está estragada ou muito bonita, atraente, mas é artificial?
  • Como você está digerindo a comida?
  • Você passa mal ou se sente bem logo ao ingeri-la ou depois de um tempo?
  • Alguém lhe oferece comida?
  • Você está preparando o alimento ou cozinhando?

Reflita sobre o que o inconsciente pode estar sinalizando ao sonhar com comida

  • Preste bastante atenção a respeito dos pensamentos, atividades e sentimentos que estão lhe nutrindo ou não.
  • Você está bastante insatisfeito e se sente forçado a ser de determinada maneira?
  • Tem desenvolvido novos hábitos comportamentais?
  • Está jogando fora, isto é, evitando certas atitudes, relações e ambientes? Você está sentindo muita falta de tudo isso ou se sente livre, limpo e com mais qualidade de vida?
  • O que você tem aceitado de elogios, críticas? Como tem reagido ao que lhe oferecem? Aceita passivamente, engole sapo ou questiona, discorda e negocia?
  • Tem se dedicado mais a compreender as mensagens de seus sonhos e isto tem lhe feito bem no dia-a-dia?

Entenda possíveis aplicações de sonhar com comida:

Sonhar que está cozinhando

Se você cozinha no sonho, pode ser que esteja se preparando para fazer alguns experimentos na vida real, tais como expressar-se de uma maneira renovada e mais consciente, a fim de se sentir mais disposto e satisfeito. A cozinha é um local associado à alquimia de passar por um processo de mudanças e de desenvolvimento de novos hábitos que irão constituir a sua identidade.

Sonhar que se alimenta descontroladamente

Caso se alimente de um jeito descontrolado, tenha cuidado com o que há em excesso nos seus pensamentos, sentimentos e comportamento. Pode ser algum vício, tal como pensar obstinadamente em alguma pessoa ou ambição, ser dominado pelo ciúme ou agir de uma maneira frequentemente crítica, pessimista e ilusória.

Sonhar que não está se alimentando

E se está de jejum ou evitando se alimentar, valerá a pena identificar se o que representa determinada comida é algo que realmente você precisa evitar. Se comprovar que é uma atitude ruim, negativa, autodestrutiva, valerá a pena fazer o sacrifício (simbolizado pelo jejum) de não mais agir assim (não mais comer aquele alimento mostrado no sonho).

Sonhar que a comida está estragada ou é artificial

Se a comida está estragada ou é muito bonita e atraente, mas é artificial, tente descobrir o que ela está representando em termos de comportamento e não se deixe levar a se alimentar desse estado emocional ou comportamental que só lhe faz mal.

Sonhar com a própria reação ao que come

A sua reação ao que come (vomita, acha ruim ou sente-se bem) poderá mostrar o que merece ser parte da sua personalidade e o que não tem mais a ver com você.

Sonhar que alguém lhe oferece comida

Se alguém lhe oferece comida, será essencial saber o que as atitudes ou o estilo de vida dessa pessoa representam para você. Dessa forma, saberá se deve realmente aceitar trazê-los para si.

Comidas diferentes têm significados específicos

Na verdade, essencialmente, sonhar com alimento – seja este qual for – está indicando que estamos “ingerindo” algo externo. Em outras palavras, esse sonho indica que estamos nos unindo ao simbolismo da comida específica que ingerimos, que ela está sendo “absorvida” por nós, ou seja, de alguma forma estamos incorporando-a em nossa personalidade.

Necessidade de saciamento

Não por acaso, a história da humanidade sempre registrou os sacrifícios de animais e as oferendas, ou mesmo os grandes banquetes comemorativos. Todo esse alimento representa a necessidade de “trazer para nós” algo que sentimos ser necessário para cumprir determinada tarefa, entrar em uma nova fase ou agir de certa maneira.

Essa comida a ser ingerida servirá para nos saciar, alimentar, nutrir, até para nos fortificar. Enfim, terá como objetivo gerar um efeito em nós e na nossa vida, efeito este que dependerá muito do que cada alimento significa e do modo como iremos processá-lo.

Nossos especialistas

Yubertson Miranda, formado em Filosofia pela PUC-MG, é simbologista, numerólogo, astrólogo e tarólogo.

Thaís Khoury é formada em Psicologia pela Universidade Paulista, com pós-graduação em Psicologia Analítica. Utiliza a interpretação dos sonhos, a calatonia e a expressão criativa em seus atendimentos.

Yubertson Miranda

Yubertson Miranda

Yubertson Miranda é numerólogo, astrólogo e tarólogo e é graduado em Filosofia. Ama encontrar significado nos eventos do dia a dia. É autor das análises numerológicas do Personare.