Pesquisar
Loading...

O poder do floral Rescue

Essência combate ansiedade, estresse, medo e mais

Atualizado em

O floral Rescue de Bach trabalha situações emergenciais, ou seja, é destinado aos primeiros socorros da alma a fim de restabelecer o equilíbrio após um abalo emocional inesperado.

É utilizado em situações de crise e naqueles momentos em que não há possibilidade de fazer uma escolha mais exata dos florais.

Você pode utilizá-lo se tiver ansioso antes de exames, cirurgias, provas, apresentações de trabalho ou entrevistas de emprego; imediatamente após um acidente ou assalto; perdas inesperadas de entes queridos ou qualquer tipo de situação estressante aguda.

Quando os problemas forem crônicos, antigos, enraizados, o mais indicado é fazer uma escolha mais assertiva dentre os 38 Florais de Bach que existem, avaliando as condições emocionais e individuais da pessoa.

As essências que compõem o Floral Rescue

Além das 38 essências que existem, Dr. Bach desenvolveu uma sinergia que foi denominada Rescue. Inicialmente era composta de apenas três essências: Impatiens, Clematis e Rock Rose. Posteriormente, foram acrescentadas mais duas essências a ela: Star of Bethlehem e Cherry Plum, formando o Rescue que conhecemos hoje.

  • Impatiens: faz parte do grupo das essências da “Solidão”. Esse floral equilibra a impaciência, a frustração e a irritabilidade. Sendo assim, é direcionado para pessoas impacientes com os outros e que se irritam facilmente.

Também é útil para quem pensa rápido e quer resolver tudo na hora, não tolera pessoas lentas e geralmente prefere ficar sozinho para fazer as coisas em seu ritmo.

A essência ajuda a manter a paciência, a descontração, a gentileza e o equilíbrio, ajudando a esperar pelo momento certo ou mais oportuno.

  • Clematis: faz parte do grupo das essências da “Falta de interesse no presente”. Auxilia as pessoas que sonham demais e concretizam de menos.

Além disso, traz aterramento para mentes que flutuam nas fantasias e no futuro, para aquelas que criam situações imaginárias de sucesso, porém não estão suficientemente “com os pés no chão” para realizá-las.

Também ajuda as pessoas que vivem na esperança de dias melhores, mas não fazem absolutamente nada para melhorar. Sendo assim, é usado por pessoas desanimadas e sonhadoras, que se deixam derrotar facilmente por não lutarem no presente e ficarem sonhando que algo mágico irá acontecer.

O floral traz criatividade e praticidade para realizar de fato os sonhos e projetos, além de “pés no chão”, para a pessoa se voltar ao presente.

  • Rock Rose: faz parte do grupo das essências do “Medo”, pois trabalha o terror e o pânico. Auxilia em momentos nos quais a tomada de decisões fica prejudicada, devido ao pânico instalado, ou seja, a pessoa não consegue ter controle sobre si mesma e se deixa abater por um medo dominante.

Utilizado em situações onde a pessoa acha não haver nenhum tipo de esperança e encontra-se aterrorizada. Pode ser empregado em casos nos quais alguém sofreu um acidente grave ou descobriu ser portador de uma doença mais séria.

O floral traz a calma e a coragem necessárias para reestabelecer o autocontrole e dissipar o medo, ajudando a enfrentar a situação de maneira mais lúcida.

  • Star of Bethlehem: faz parte do grupo das essências do “Desespero”, pois auxilia quem está inconsolável, devido a traumas do presente ou do passado.

O floral trabalha os efeitos pós-choque, causado por más notícias ou qualquer outro tipo de situação indesejada.

Também é indicado para pessoas que encontram-se angustiadas e infelizes por estarem vivendo situações de perda familiar, seja por morte ou mudança, diminuindo o sentimento de “vazio por dentro” que geralmente surge como consequência de situações difíceis.

É considerada a essência consoladora da alma, que ajuda a cicatrizar feridas emocionais e físicas.

  • Cherry Plum: faz parte do grupo das essências do “Medo”, pois trabalha o temor de perder o controle em todos os sentidos: mental, emocional e físico.

Auxilia em casos nos quais a pessoa tem o medo real de fazer mal a alguém ou a si mesma, ou magoar entes queridos. Também trabalha o medo do esgotamento mental, de perder a razão e fazer algo que considera errado.

Traz autocontrole mental, emocional e físico. Clareia os sentimentos que encontram-se em conflito, faz “entrar na linha” e voltar a si.

  • Crab Apple: encontrada apenas na versão do Rescue creme, faz parte do grupo das essências do “Desespero”, pois trabalha a limpeza emocional e mental.

Ajuda pessoas que se sentem sujas, impuras, que não se aceitam fisicamente, que focam em detalhes e esquecem de olhar o todo. São pessoas que querem curar ou se livrar de algo que atormenta suas mentes, mesmo que não sejam tão importante quanto questões maiores que estão escondidas interiormente.

O floral traz clareza para a mente e ajuda a enxergar os problemas ou defeitos exatamente do tamanho e da proporção que são. É também uma essência floral que limpa feridas físicas.

Formas de encontrar o floral Rescue

  • Stock: é a essência líquida, encontrada em frascos de 10 ml.
  • Creme: possui a mesma formulação do Stock, no entanto é acrescida da essência floral Crab Apple.
  • Spray: possui a mesma formulação do Stock, só que na versão spray para facilitar a aplicação em determinadas situações. Frasco de 20 ml.

Modo de utilizar

  • Stock: pingar 4 gotas em um garrafa de água ou copo de água e tomar ao longo do dia. Pode ser tomado de 1 a 2 dias, conforme a necessidade. Caso não haja água por perto, pingar 4 gotas diretamente na boca, uma vez ao dia.

Lembre-se que é uma essência de emergência, feita para momentos de crise ou dificuldades inesperadas, imediatas.

Se os desequilíbrios continuarem após o período de dois dias, o mais indicado é buscar a ajuda de um terapeuta floral para avaliar as condições emocionais e assim formular um floral mais adequado ao problema.

  • Spray: utilizar na boca 2 borrifadas, que correspondem às 4 gotas do stock. O spray pode ser utilizado em situações de problemas dentários e bucais, como aftas e inflamações de gengiva, machucados, cortes, ferimentos infeccionados, picadas de insetos, cirurgias, queimaduras e inflamações de pele.
  • Creme: passar (externamente) uma pequena quantidade no local afetado. Útil em casos de queimaduras, cicatrizante pós-cirúrgico, picadas de insetos, batidas, alergias, acne, inflamações cutâneas, inchaços, torcicolos e dores musculares.

Observação: as duas formas criadas pessoalmente por Edward Bach foram o stock e o creme. Após sua morte, o Bach Centre, localizado no chalé Mount Vernon, no vilarejo de Brightwell-cum-Sotwell, em South Oxfordshire, ficou sob os cuidados de seus amigos Nora Weeks, Victor Bullen e Mary Tabor, para que fosse dada continuidade ao seu trabalho. Com o sucesso dos florais pelo mundo todo, outros produtos foram criados e na linha Rescue surgiram outras apresentações como:

  • Pastilhas nos sabores laranja, groselha e cranberry
  • Chiclete no sabor laranja e elderflower
  • Gel refrescante: opção em gel neutro com a composição do Rescue para quem não gosta de creme
  • Cápsulas: de gelatina, contendo as 4 gotas do Rescue.
  • Spray na versão Energy, no qual além das 5 essências do Rescue é acrescida a essência Olive.
  • Rescue sleep: possui a composição básica do Rescue, acrescida da essência White Chestnut. Esta formulação é encontrada tanto em gotas (stock) quanto em spray.

Florais de Bach: História e curiosidades

O sistema floral de Bach foi descoberto entre os anos de 1928 e 1935 pelo médico bacteriologista e patologista Edward Bach.

O especialista iniciou sua pesquisa observando as flores inglesas e fazendo ligações entre suas propriedades e algumas doenças, como se os problemas de saúde fossem fruto de um conflito entre as designações da alma e as realizações da personalidade e a cura.

Inicialmente Dr. Bach descobriu 12 essências florais, as quais chamou de “Os 12 Curadores”. São elas: Impatiens, Mimulus, Clematis, Agrimony, Chicory, Vervain, Centaury, Cerato, Scleranthus, Water Violet, Gentian e Rock Rose.

Através da utilização em seus pacientes e o acompanhamento dos efeitos nos mesmos, Dr. Bach percebeu que alguns não respondiam tão bem ao tratamento, pois haviam sofrido doenças e estados negativos emocionais por muito tempo, fazendo com que os desequilíbrios estivessem muito enraizados e cristalizados na alma.

Sendo assim ele descobriu outras quatro essências, as quais chamou de “Os 4 Auxiliares”: Gorse, Oak, Heather e Rock Water. Mais tarde veio a descobrir mais três essências: Vine, Olive e Wild Oat, que foram agregadas aos 4 auxiliares anteriores, formando, assim, o que ele chamou de “Os 7 Auxiliares”.

Com o passar dos anos, Dr. Bach ainda descobriu mais 19 essências, formando assim o conjunto das 38 essências dos Florais de Bach.

Ele as dividiu em sete grupos, segundo os tipos de personalidades: “Medo”, “Incerteza e insegurança”, “Falta de interesse no presente”, “Solidão”, “Hipersensibilidade às influências externas”, “Desespero” e “Cuidados excessivos com os outros”.

Tahiana Ferraço

Tahiana Ferraço

Aromaterapeuta Clínica. Realiza atendimentos voltados aos tratamentos corporais e emocionais através dos óleos essenciais puros, florais do sistema Saint Germain, massagens aromaterápicas, reflexologia e ervas medicinais.

Saiba mais sobre mim