Carregando pagina

Você > Autoconhecimento

Não dramatize as situações

Dê o peso certo para os fatos e encare os problemas de outra forma

 

Você conhece alguém que tem hábito de dramatizar as situações? Eu convivo com muitas pessoas assim e sempre me questiono se elas enxergam tudo de uma maneira real ou se distorcem a imagem do que as acontece.

Há uma relação entre o que sentimos e o que realmente ocorre. Pessoas diferentes percebem uma mesma situação de forma distinta. Um exemplo seria alguém que se traumatiza por ter sofrido um acidente de carro e, com isso, resolve nunca mais dirigir. Uma outra pessoa que estava no carro no mesmo momento pode não guardar nenhum trauma pelo ocorrido.

Tudo o que vivenciamos no exterior está ligado ao que temos dentro de nós. Pense num casal em que o homem é super carinhoso e atencioso, enquanto a mulher é muito carente. Para ela, as carícias de seu parceiro nunca são suficientes. Isto acontece porque o ato de agradar alguém não depende unicamente de quem quer agradar e sim da percepção dentro de cada um de nós do que é ser agradado.

A maneira como colocamos peso e importância nas situações vividas faz com que elas realmente pareçam ter um tamanho maior."A maneira como colocamos peso e importância nas situações vividas faz com que elas realmente pareçam ter um tamanho maior." Isso acontece com tudo ao nosso redor, como o modo que encaramos os problemas e as pessoas que fazem parte de nossas vidas. Muitas vezes, acreditamos que determinados fatos são mais fortes que nós mesmos, sem ao menos tentar encará-los. Depois, reclamamos por não termos forças suficientes para resolver tais problemas. Mas isso tudo partiu de uma atitude unicamanete nossa - a capacidade de dramatizar a situação, de colocá-la com uma relevância muito maior do que ela realmente possui.

Você já passou por alguma situação em que o seu drama foi tão grande e tempos depois chegou a rir da maneira como você reagiu? Você está passando por isso neste exato momento, se desesperando, perdendo sono e até a sua maneira de comer mudou por causa de um problema?

Se estiver desse jeito, algumas dicas são:

  • 1Pare um pouquinho e saia desse rodamoinho enorme que está em volta de sua cabeça lhe atormentando.
  • 2Liberte-se dessa pressão, dessa vontade enorme de que tudo dê certo, de que você precisa dar certo e escolher a melhor opção possível para resolver isso.
  • 3Pare de pensar na imagem que os outros vão ter quando você resolver tal questão.
  • 4Você realmente acredita que você é capaz de ser feliz e manter pensamentos positivos e otimistas sobre o que lhe acontece? Se a resposta for positiva, reflita: você vê alguma oposição entre o que realmente se passa com você e o que nutre em sua cabeça? Se a resposta for negativa, pense: o que você acha que merece é o que você dá a si mesmo?

Encarar a vida com leveza, vendo e sentindo o que realmente se passa com você, sem drama, é uma tarefa difícil e demorada, que exige verdadeira coragem para adotar uma visão madura e decidida de ser feliz. Mesmo que haja problemas a serem resolvidos, quando estamos nos dando o nosso melhor, não perdemos o brilho nos olhos nem o sorriso no rosto. Mas isto é tarefa apenas para quem quer encarar a vida como ela realmente é. Você está preparado para isso?

Esta matéria foi útil para você?

SOBRE O AUTOR

Bruna Rafaele

Mestre em Estudo da Linguagem (PUC-Rio) e Mentora (FGV), atua dando consultas pessoalmente e pela internet. Saiba mais »

contato: contato@brunarafaele.com.br
  • e-mail
  • Imprimir
E-mail para receber matérias da Revista

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

NOVAS MATÉRIAS A CADA 15 DIAS