Carregando pagina

Você > Autoconhecimento

Mulher com M de maravilha

Valorize as delícias de ser mulher em todas as fases da vida

 

Quando vejo muitas mulheres dizendo que gostariam de ter nascido homem eu penso que elas não encontraram as delícias de ser mulher. Sou mulher e portanto não posso falar em primeira pessoa das delícias de ser homem, mas tenho uma lista interminável para adorar ser mulher.

Infância

Meninas são naturalmente delicadas. Imitar a mãe lhes confere uma graça particular, pois as mulheres na nossa cultura dispõem de mil artifícios que as caracterizam e que são só delas: o salto alto, o batom, os trejeitos...

Adolescência

As transformações do corpo, a menstruação, as descobertas a respeito da sexualidade, o encontro com a própria beleza e as inseguranças quanto ao corpo. A feminilidade brotando por todos os poros, os ensaios de sedução, o primeiro amor, a primeira transa, tudo permeado por sonhos.

Jovem adulta

O poder de escolher, as dúvidas quanto a profissão, o namorado "eterno", ir e vir sem precisar do consentimento de ninguém, o gosto pela liberdade, a batalha por espaço no mundo dos "grandes", a confiança de que já se sabe quase tudo...

Adulta

Profissão definida, um parceiro definido, provavelmente o que será escolhido para ser o pai dos filhos, o casamento na maior parte das vezes, administração do tempo, energia para inovar e a percepção de que não se sabia tanto assim sobre a vida.

Adulta madura

A certeza de que não se sabe quase nada, as mangas arregaçadas para corrigir o curso da própria história, filhos criados e deixando o ninho, a descoberta de que se pode ser mais, de novos interesses, de novos voos...

Jovem senhora

A menopausa, a redescoberta da beleza, o encontro com a sabedoria, a redescoberta da sexualidade, a reinvenção da vida, um hobbie, o reencontro com as amigas do peito, adular um neto, a percepção de que o sucesso é inevitável porque sucesso é estar em paz com sua trajetória.

Senhora

Olhar para trás e conferir como tudo valeu a pena, mas ter a certeza de que olhar para a frente a torna ainda mais exuberante, pois ser mulher é ser vitoriosa desde o princípio...

Claro que eu romanceei esse trajeto e obviamente as grandes mulheres não se tornam Maravilhosas dentro de um roteiro de novela. As perdas, as desilusões, os desafios, as inseguranças, as lutas diárias pela sobrevivência financeira e/ou emocional, o medo de envelhecer, os percalços com a saúde física... Tudo isso e mais um pouco lapida nossa essência, nos torna fortes!

É a coragem de seguir em frente sem perder o caráter acolhedor -essência feminina- que faz com que a mulher brilhe em qualquer idade, em qualquer tempo."É a coragem de seguir em frente sem perder o caráter acolhedor -essência feminina- que faz com que a mulher brilhe em qualquer idade, em qualquer tempo."

É essa mulher do século 21, guerreira e doce, altiva e conciliadora, que eu convido a refletir:

  • O que você tem feito por você mesma para não deixar sua felicidade nas mãos de outros?
  • O que você tem feito para não repetir os mesmos erros?
  • Tem abandonado suas velhas crenças para dar lugar a atitudes que combinem mais com nossos tempos?
  • Tem dedicado um tempo especial só a você e às coisas que você gosta?
  • Tem falado NÃO para as coisas com as quais não compactua?
  • Já abriu mão do que lhe causa desconforto?
  • Tem vivenciado sua sexualidade de forma saudável?
  • Parou de ficar à espera do príncipe encantado, entendendo que você é sua dona e mais ninguém?

Ame seu corpo, cuide bem dele, de sua mente, de suas emoções! Deixe que sua sensibilidade a guie, confie em sua intuição para saber a hora de parar e a hora de seguir. Abra-se para novas experiências, isso pode ser extremamente libertador!

É você quem tem as chaves para abrir as portas que ainda estão fechadas, não se renda aos dissabores, vire a página, recomece a sua história se não está satisfeita!

Ali na frente, quando você se olhar no espelho, tenha a certeza de que encontrará uma grande mulher refletida nas asas do tempo, basta que providencie isso desde já. Permita-se ser essa ulher que você quer admirar! Com M de maravilha!

Esta matéria foi útil para você?

SOBRE O AUTOR

Celia Lima

Psicoterapeuta Holística, utiliza florais e técnicas da psicossíntese como apoio ao processo terapêutico. Presta atendimento individual e em grupo, e serviços de mentoring pessoal e profissional. Saiba mais »

contato: celiacalima@gmail.com
  • e-mail
  • Imprimir
E-mail para receber matérias da Revista

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

NOVAS MATÉRIAS A CADA 15 DIAS