Carregando
PUBLICIDADE

Você > Desenvolvimento Pessoal

Meditação para começar o dia

Passo-a-passo para iniciar a manhã de forma positiva e ganhar energia

Por: Regina Restelli

 

Hoje acordei e o sol estava escondido nas nuvens pesadas da chuva. Começar o dia com este visual acinzentado sempre me causa certa melancolia. Isso não acontece quando o dia esta claro, com o céu azul e o sol em seu total potencial. A chuva também pode ser linda e bem-vinda, mas as cores de um belo amanhecer enchem de alegria qualquer coração atento.

Da mesma forma que a natureza pode influenciar nossos primeiros sentimentos do dia, nossos pensamentos também são importantíssimos para um decorrer harmonioso e equilibrado. Acordar atrasada, correndo, sem me dar bom dia, é fatal para o meu humor - e ele é determinante para todo o resto. Desde criança, quando minha mãe entrava em meu quarto abrindo as cortinas e falando alto, me deixava desorientada e com raiva. Despertador barulhento, então, eu sempre acabo querendo arremessar pela janela. Sei que nem todos são assim como eu, mas sei também que o tempo me mostrou que estes primeiros minutos do dia fazem toda a diferença na vida de qualquer um, não só na minha, independente das preferências.

Nos últimos anos, e principalmente nos últimos meses, temos tido a oportunidade de entrar em contato com muitos artigos, matérias e pesquisas falando sobre os benefícios da meditação. Parece que esta havendo um despertar da mídia em relação a esta atividade tão pouco utilizada e conhecida. Fico muito satisfeita, pois percebo que pessoas que me procuram para começar num grupo de meditação estão pouco informadas... Geralmente têm a percepção que meditar é a coisa mais difícil do mundo. Uma coisa que ela nem imagina ser possível realizar, coisa de monge ou "iluminado". Este engano ocorre com frequência.

Passo-a-passo para meditação

Meditar é um experiência que vale qualquer esforço para arranjar um tempo. A hora mais fácil é assim que acordamos, pois o falatório da mente ainda está suave.

Eu acordo sempre uma hora antes do necessário para poder curtir e fazer meu ritual matinal sem pressa , mas as vezes isso não é possível. Por tanto, não importa o tempo que você tenha, o importante é que se proponha a fazer.

  • 1Antes de levantar da cama se alongue, se estique, coloque as pernas para cima, abrace-as, faça movimentos criativos e suaves, afinal, seu corpo está acordando.
  • 2Se acaricie, se toque, faça uma leve massagem nas partes que tenham mais necessidade de atenção. Massageie os pés, pernas, coluna, braços, quadril... Pare, e com os olhos fechados se sinta, se observe.
  • 3Agora é chegada a hora de ativar de forma equilibrada o seu cérebro. Sente-se e feche os punhos. Respire profundamente e dê pequenas batidinhas, ativando todas as áreas de sua cabeça, o intuitivo e o intelecto para que mais tarde possa contar com um melhor rendimento mental. Repita isso durante o dia se achar necessário. Pare, e com os olhos fechados se sinta, se observe novamente e respire profundamente.
  • 4Feito isso e já se sentindo desperto, abra a janela e sinta o sol. Deixe-o entrar neste momento em seu corpo e em sua vida. Se isso não for possível, caso o sol não bata em sua janela, de pé mesmo, com os olhos fechados e as pernas alinhadas e unidas uma ao lado da outra, imagine um sol bem grande te envolvendo por inteiro e trazendo até o nível celular a energia necessária para todo o seu dia. Energizando, energizando, purificando, purificando. Sinta isso por alguns segundos ou minutos, conforme queira ou possa.
  • 5Assim que estiver repleto de luz solar, imagine o seu dia leve, fácil e produtivo. Saiba que tudo que pode sentir como verdade neste momento, tem um grande potencial de se tornar realidade.
  • 6Respire profundamente, sinta a satisfação de poder agradecer tudo de bom que você já tem em sua vida e a certeza de tudo de melhor que ainda terá. Mantenha-se em silencio por algum tempo.
  • 7Abra os olhos, sorria para o seu dia e vá fazer o que é de costume. Tome seu banho, se alimente com alimentos integrais, frutas e tenha um ótimo dia.

Esta matéria foi útil para você?

SOBRE O AUTOR

Regina Restelli

Terapeuta holística que vem desenvolvendo um inovador trabalho de autoconhecimento e autocura, baseado nos princípios da Física Quântica. Promove Grupos de Meditação em todo o país. Saiba mais »

contato: sanatkumara.tera@gmail.com
  • e-mail
  • Imprimir

MATÉRIAS RELACIONADAS

E-mail para receber matérias da Revista

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

NOVAS MATÉRIAS A CADA 15 DIAS

Holis é uma empresa do Grupo Personare

NEWSLETTER

GRATIS
minimize close
E-mail para receber matérias da Revista

RECEBA A NEWSLETTER

NOVAS MATÉRIAS A CADA 15 DIAS