Pesquisar
Loading...

Mais frio, menos calorias

Saiba o que consumir nos dias frios sem comprometer a dieta

Atualizado em

O frio chega e traz com ele diversas tentações gastronômicas, colocando à prova nossa vontade de emagrecer. Para não comprometer a silhueta e não passar vontade, vale optar por opções mais leves e não menos saborosas, como saladas incrementadas e sopas diversas. Para beber, chás bem quentinhos. Confira a seguir algumas sugestões e receitas.

Saladas

Está com dificuldade de comer salada? Faça da seguinte maneira: coma uma salada bem caprichada no almoço – com hortaliças cruas variadas (alface, escarola, agrião, etc), cenoura ralada e complementos (tomate, pepino, palmito, cogumelos, etc). Tempere com pouco sal, limão (ou aceto ou vinagre) e um fio de azeite.

Se quiser variar a salada, faça complementos lights: croutons – corte duas fatias de pão integral light em cubinhos, polvilhe orégano, sal, páprica doce e 1 fio de azeite. Toste no forninho até dourar e sirva.

Outra ideia é colocar cubinhos de queijo branco ou 1 colher de sopa de queijo cottage ou frutas: uma colher de sopa de uva passa, uma fatia pequena de abacaxi, meia maçã em cubinhos…Vale experimentar e verificar qual a sua preferida.

No jantar prefira folhas cozidas (repolho, escarola, catalonha, mostarda, etc) e legumes caprichados (cenoura, brócolis, berinjela, beterraba) cozidos e depois tempere com azeite e sal.

Sugiro 2 molhos para a salada ou legumes:

  1. Molho de mel com mostarda – uma colher de sopa de maionese light, água o suficiente (cerca de uma colher de sopa, para dissolver a maionese), uma colher de sobremesa de mostarda, uma colher de chá de mel, meio limão espremido, 1 colher de chá de azeite. Mexa tudo e ajuste o sal.
  2. Molho de alho – três colheres de sopa de água, 1 dente de alho bem picadinho, 1 colher de café de sal, meio limão espremido, uma colher de sopa de azeite, uma pitada de pimenta do reino. Misture tudo.

Bebidas quentes

Não fique tomando chocolates quentes pois somam muitas calorias. Faça chás que esquentam e não engordam. Sugestões:

  1. Chá mate com gengibre e canela – uma xícara de água, uma sachê de chá mate. Colocar na água para ferver uma rodela de gengibre e uma pitada de canela.
  2. Chá de erva doce com camomila – misture os dois e terá um digestivo poderoso e reconfortante.
  3. Chá diversos – de frutas, erva cidreira, capim santo, etc.

Para quem o chocolate for fundamental, experimente esta receita:

Um copo de leite semidesnatado (preferir leite fresco) + uma colher de chá de cacau em pó (misturar quente e adoçar com o adoçante de sua preferência ou um pouco de açúcar) e uma pitada de canela. Esta versão diminui as calorias além de aumentar os antioxidantes do cacau!

Sopas

Para quem ama sopa, essas receitas que são quentinhas e magrinhas. Só não vale abusar e repetir a dose!

Todas as receitas foram calculadas para duas porções. Sinta-se à vontade de mudar ingredientes, testar todas e inventar a sua….Bom apetite!

Sopa “magrinha” de capeleti

Ingredientes:

  1. 1 colher de sobremesa de azeite
  2. 1 bife ou 1 filé de frango (cerca de 120 gramas)
  3. 1 dente de alho
  4. 1 alho poró picadinho (a parte branca e guardar a parte verde)
  5. 4 colheres de sopa cenoura picadinha
  6. 4 colheres de sopa de chuchu ou abobrinha
  7. Cerca de um terço de pacote de capeleti (de carne, frango ou queijo)
  8. Manjericão a gosto
  9. 1 folha de louro
  10. Sal a gosto
  11. Pimenta do reino a gosto
  12. Salsinha a gosto

Preparo:

Refogar em uma colher de sobremesa de azeite o bife ou o frango picadinho em cubinhos. Depois que a carne selar (ficar douradinha) polvilhar o sal e um pouco de pimenta do reino. Depois, acrescentar o alho picadinho, a cenoura em cubinhos, o alho poró, o chuchu (ou a abobrinha). Colocar água até cobrir e mais um pouquinho acima. Colocar na água: uma folha de louro, manjericão, e ajustar o sal. Baixar o fogo.

Quando os legumes estiverem quase macios, aumentar o fogo até a sopa estiver fervendo e colocar cerca de um terço do pacote de capeleti. Quando o capeleti ficar pronto (atenção que é bem rápido), polvilhar cebolinha ou cheiro verde e um fio de azeite. Servir com um pouquinho de queijo ralado ou cottage.

Sopa creme de beterraba

Ingredientes:

  1. 3 beterrabas médias
  2. 1 pedaço de salsão
  3. Meia cebola picadinha
  4. 1 colher de sobremesa de azeite
  5. 1 dente de cravo
  6. Pimenta branca ou do reino a gosto
  7. 1 folha de louro
  8. Noz moscada
  9. Salsinha picadinha a gosto
  10. Sal
  11. Creme de leite light

Preparo:

Cozinhar as beterrabas na panela de pressão com água para cobri-las. Quando a panela chiar contar 20 minutos. Durante este tempo, vá preparando os outros ingredientes. Picar a cebola e o salsão em cubinhos pequenos. Escorrer as beterrabas e descascar após esfriar. Picar uma em cubinhos e bater as outras duas no liquidificador com água suficiente para cobri-las. Refogar em uma colher de sobremesa de azeite a cebola, o salsão e o cubinhos de beterraba. Temperar com pimenta do reino branca (ou do reino) e sal, colocar 1 dente de cravo, a folha de louro, uma pitada de noz moscada e o creme de beterraba batida. Ajustar o sal.

Deixar apurar um pouco e desligar o fogo. Colocar no prato e acrescentar 1 colher de sopa de creme de leite e a salsinha picadinha. Servir imediatamente. Pronto!

Sopa de legumes caseira

Ingredientes:

*(quem gostar com carne ou frango, acrescentar 1 bife ou 1 filé de frango)

  1. 1 colher de sobremesa de azeite
  2. Meia cebola picadinha
  3. 1 cenoura pequena picadinha
  4. 1 alho poró
  5. 1 chuchu pequeno (ou meia abobrinha)
  6. 3 dente de alho picado
  7. 1 folha de louro
  8. Manjericão
  9. Macarrão (de sua preferência- 1 punhado de espaguete ou de letrinhas)

Preparo:

Refogar em uma colher de sobremesa de azeite o bife ou o frango picadinho em cubinhos. Depois que a carne selar (ficar douradinha) polvilhar o sal. Depois, acrescentar o alho picadinho, a cebola, a cenoura em cubinhos, o alho poró, o chuchu (ou a abobrinha). Colocar água até cobrir e mais um pouquinho acima. Colocar na água: uma folha de louro, manjericão, e ajustar o sal. Baixar o fogo. Quando os legumes estiverem quase macios, aumentar o fogo até ferver e acrescentar o macarrão.

Quando o macarrão ficar cozido, acrescentar cebolinha picada, um fio de azeite. Pronto!

Sopa de legumes com aveia

Repetir a sopa de legumes caseira e no lugar do macarrão colocar quatro colheres de sopa de aveia em flocos. Esperar o caldo engrossar. Deliciosa e cremosa!

Amanda Regina

Amanda Regina

Nutricionista Funcional, Personal Diet e ampliada pela Antroposofia. Gosta muito de cozinhar! Atua em consultório e palestras, cuidando principalmente de saúde da mulher; emagrecimento trabalhando comportamentos alimentares, transição para o vegetarianismo ou veganismo, e ajudando a estabelecer uma relação saudável e prazerosa com a comida!

Saiba mais sobre mim