Carregando pagina

Família > Filhos

Lazer e prazer ao lado dos filhos

Dicas de atividades divertidas para fazer com as crianças

 

Fazer alguns programas diferentes com nossos filhos pode marcar a memória deles com um conjunto de sensações positivas ligadas à palavra diversão. As viagens com as crianças sempre são marcadas por muita agitação e movimento. Acordar cedo em um final de semana, pegar estrada e curtir o dia fora de casa pode trazer um benefício inesperado para a saúde e bem-estar de toda a família, além de proporcionar lembranças inesquecíveis!

Se não pode viajar, que tal separar um dia e inovar com um piquenique no parque, com direito à toalha xadrez e uma cesta cheia de delícias? E isso é tão mais fácil do que geralmente pensamos... Um bolo caseiro feito no dia anterior, uns sanduíches, suco e frutas são coisas práticas e rápidas para levar. E não podem faltar a pipa, a bicicleta ou uma gostosa caminhada em família para completar.

Diversão garantida

Alguns jogos de tabuleiro ou de cartas podem ser levados para estes passeios na praia ou no parque, mas também podem ser jogados em casa numa tarde alegre com pipoca. Para que todos possam participar, devem ser adequados para as crianças menores e é preciso que um adulto seja o "juiz". Jogos despertam questões ligadas à obediência de regras, à sociabilidade e ensinam coisas importantes como saber ganhar e saber perder. Tripudiar sobre quem perdeu, assim como desistir ou tentar mudar as regras quando se está perdendo um jogo, nunca é uma atitude saudável. E este é o momento de lidar com isso com leveza e bom humor!

Atividades artísticas em família também são uma excelente pedida. Desenhar, pintar, colar, cantar e dançar são coisas que alegram e tornam leve o ambiente! Jogos de dramatização e de canto são muito indicados, mas, na falta deles, apenas invente uma regra e solte a imaginação.

Dicas de atividades para fazer com as crianças

  • Institucionalize um dia sem eletrônicos! No início pode parecer chato, mas vocês logo vão descobrir o grande prazer de brincar, conversar e fazer coisas em família. Faça de conta que a eletricidade acabou e só volta depois que todos forem para a cama.
  • "Precisamos ter uma conversinha!" é uma frase que assusta muita gente... Marcar uma conversa semanal pode parecer forçado a princípio mas, depois que acontecer, todos vão querer repetir. Quando não há um assunto pendente a resolver, para descontrair e envolver todos na conversa sugira temas como: qual foi o dia que você mais sentiu medo na vida? Qual a coisa mais engraçada que lhe aconteceu na escola? Qual o filme que mais lhe fez chorar?
  • Invente um jogo no qual os participantes têm que cantar ou lembrar a letra de uma música. Vale a música mais engraçada que você conhece, a mais triste, a que você mais gosta, a primeira que você lembra ter aprendido. Você também pode escrever o nome de uma música no papel e falar uma palavra para os demais descobrirem que música você está pensando.
  • Desenhar juntos pode ser uma atividade deliciosa, não só com os pequenos! Desenhar e pintar figuras geométricas, paisagens, desenhar uns aos outros, tudo isso pode ser muito divertido.
  • Dancem! Música na caixa e todo mundo se movimentando. Se você tem filhos adolescentes, que tal aprender a dançar as músicas que eles gostam de escutar? E que tal ouvir com eles as músicas que você gosta e mostrar como você as dança? Com toda a certeza vocês vão se divertir muito!
  • Contar histórias para os pequenos é muito gostoso. Mas vocês também podem ler junto com os filhos maiores. Escolham juntos um livro que desperte a atenção de todos e leiam, um pouco por dia, cada pessoa lendo um pouco, ou todos escutando o que mais gosta de ler. De preferência à noite, a leitura vai aproximar os membros da família, além de preparar um sono gostoso!

Usando a imaginação, a música e a alegria, você vai descobrir uma infinidade de atividades que serão sempre lembradas com o gostinho especial da diversão!

Esta matéria foi útil para você?

SOBRE O AUTOR

Katia Leite

Com formação universitária em Naturologia, dedica-se a atendimentos individuais e em grupo em São Paulo. Busca nos elementos da natureza os instrumentos que ajudam a manter e recuperar a saúde. Saiba mais »

contato: katiaaj@hotmail.com
  • e-mail
  • Imprimir
E-mail para receber matérias da Revista

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

NOVAS MATÉRIAS A CADA 15 DIAS