Carregando pagina

Você > Desenvolvimento Pessoal

Gandhi, ahinsa, satyagraha e Yoga

Veja como a filosofia da não violência pode ser aplicada ao cotidiano

 

De acordo com a mitologia hindu só existe um Deus e este se apresenta de três formas: Brahma - O Criador; Shiva - O Destruidor e Vishnu - O Conservador.

A mitologia hindu diz que quando o caos ameaça a humanidade, Vishnu toma a forma humana para recompor a ordem. Segundo o Mahabharata, Vishnu veio ao mundo como Krishna, no alvorecer da civilização indiana. Para os contemporâneos de Gandhi, ele podia ser considerado uma divindade, por isso era chamado de Grande Alma. Sua vida foi devotada à causa da Independência da Índia que foi conduzida política e religiosamente em harmonia com a tradição de seu povo.

A Independência da Índia ocorreu sem que fosse dado um tiro. Todo o trabalho de Gandhi foi baseado nos Yamas (código de conduta para viver com um estado de consciência virtuoso) : ahinsa, cuja tradução é não-agressão e satyagraha, que significa manter-se no caminho da verdade.

Yamas, um dos oito membros do corpo do Yoga

Os Yamas ou atitudes para com o nosso ambiente estão na antiga escritura Yoga Sutra, que foi codificada por Patanjali, no noroeste da Índia, entre os séculos II a.C. e IV a. C. Patanjali define o Yoga como a habilidade de voltar a mente exclusivamente em direção a um objeto e sustentar essa direção sem quaisquer distrações. Em sânscrito "yogasgcittavrttinirodhah".

O Yoga Sutra é dividido em quatro capítulos: O 1º. define o Yoga e suas características. O 2º. descreve as qualidades necessárias para se mudar a mente de um estado de distração para um estado de atenção, explica também a importância dessas qualidades e o que a sua prática envolve. O 3º. descreve a capacidade da mente alcançar um estado livre de distrações através das práticas descritas nos capítulos anteriores. O 4º. é a apresentação das possibilidades que se oferecem ao se ter adquirido uma mente altamente refinada.

Ahinsa e Satyagraha no Yoga Sutra

Os Sutras 2:35 e 2:36 falam, respectivamente sobre Ahinsa e Satya e tem a seguinte tradução segundo Krishnamachraya:

  • 2: 35 - Quanto mais atenciosa uma pessoa é, mais ela estimula sentimentos bons entre todos aqueles que estão em sua presença.
  • 2:36 - Uma pessoa que demonstra um alto grau de sinceridade na comunicação não falhará em suas ações.

Aplicando no dia-a-dia

Traga essas traduções para a sua vida cotidiana: família, trabalho, dinheiro, saúde, responsabilidades...

Você presta atenção ao que diz?
Suas atitudes são coerentes com as suas falas?
Sua mente está sempre totalmente presente no que você está fazendo?

Quanto mais atenção e presença no ato, mais atencioso você será com as pessoas ao seu redor, pois sua mente estará totalmente envolvida com a ação, as flutuações mentais e interferências dos ruídos externos não existirão. As pessoas gostam de sentir que aquele com quem estão interagindo está lhe dando total atenção, assim é gerado um clima de gentileza. A presença na ação também traz a percepção de que caso o outro esteja fora do seu centro, nervoso ou agressivo, você não se deixará influenciar por esse estado emocional, a sua visão da situação torna-se mais ampla e completa. É mais fácil manter a coerência entre ato e fala, a comunicação se torna mais sincera.

Condutas que são de uma época que precede a Cristo continuam extremamente atuais. E enquanto a não-agressão e a verdade não forem internalizadas ao ponto de serem atitudes naturais em nosso comportamento, elas ainda serão motivo de estudo e observação. O caminho do Yoga é o aperfeiçoamento pessoal através da auto-observação.

Estar totalmente presente em todos os momentos da sua vida, sem flutuações mentais que provoquem deslizes ou incoerências em suas atitudes e falas, é o objetivo da prática de Yoga.

Esta matéria foi útil para você?

SOBRE O AUTOR

Rosine Mello

Formada em Educação Física, é praticante de Hatha Yoga desde 1998. Atua como professora desde 2005, certificada pelo Simplesmente Yoga. Atualmente estuda e pratica Iyengar Yoga. Saiba mais »

contato: rosine.mello@gmail.com
  • e-mail
  • Imprimir
E-mail para receber matérias da Revista

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

NOVAS MATÉRIAS A CADA 15 DIAS