Carregando pagina

Beleza > Estética

Florais para questões estéticas

Em cremes ou loções, essências cuidam das emoções através da pele

 

Nossas emoções, quando não estão bem resolvidas, podem se manifestar através de sintomas pelo corpo como uma forma de mostrar que algo não está indo bem dentro da gente. Será, então, que aquelas espinhas na testa ou a vermelhidão no rosto não são sinais de alguma desarmonia interna?

Ao invés de cuidar apenas de maneira superficial, é possível ver estas questões mais profundamente. Talvez seja surpresa para muita gente, mas os florais também podem ser usados através de cremes, shampoos, gel e não somente na forma de gotinhas. É uma possibilidade de cuidar do nosso exterior através da leitura de nossas questões internas. E vice-versa: cuidar via pele de nossas questões mais profundas.

A pele é o maior órgão do corpo humano e também reage às nossas emoções. "Quando há algo na pele, avermelhado, doendo ou coçando, falamos: estou com uma irritação na pele, observa Lizete de Paula, terapeuta floral e fundadora da empresa Florescentia. "Se observarmos nossas emoções, descobriremos que estamos irritados ou estressados com alguma coisa. Tratando essa irritação ou estresse a pele melhora.", completa ela.

Mesmo nas questões estéticas, podemos usar essências que vão tratar internamente a pessoa como, por exemplo, o medo de envelhecer. "Neste caso, serão selecionadas essências para autoestima ou florais que nos ajudam na resistência à mudança", explica Lizete.

É possível cuidar de algo externo levando em conta o que há por dentro. "É possível cuidar de algo externo levando em conta o que há por dentro. " Quando um cliente aparece com a queixa de que, de repente, surgiram várias espinhas no rosto, converso para entender o que está incomodando. Baixa autoestima, vergonha de se mostrar ao mundo? Segundo a escritora Louise Hay, o rosto representa a imagem que mostramos aos outros. Uma das perguntas, então, é: Você gosta do que vê no espelho todos os dias? E a partir daí me aprofundo mais para prescrever quais os melhores florais a serem manipulados em loção ou creme.

Alguns produtos podem ser comprados prontos como o Rescue Cream, do Bach Center, ou o creme Equilíbrio, da Healing Herbs. Mas também é possível pedir às farmácias para manipularem o creme com a fórmula receitada para as questões que são importantes naquele momento.

Vale ressaltar que o floral deve ser individualizado. "A não ser em casos de emergência, o que realmente vai ajudar a melhorar aquele estado, mesmo físico, é o que está acontecendo internamente. E lembrar que cada pessoa é única e assim deve ser tratada, quer seja tomando o floral ou usando-o topicamente", conclui Lizete de Paula.

Veja abaixo alguns exemplos de florais que podem ser manipulados em cremes ou loções. Mas, vale antes lembrar que são só exemplos isolados. É importante que seu terapeuta floral prescreva uma fórmula individual para você.

  • Chamomile - indicado para tratamento da rosácea. Melhora as irritações da pele em geral. Deve ser usada em creme ou gel.
  • Lavender - pode ser usada em massagens (em creme ou loção) para relaxar, além de suavizar a pele.
  • Arnica - ajuda a aliviar pancadas, hematomas e regenera tecidos em caso de acne.

Onde encontrar:

Rio de Janeiro
Quintessência - (21) 2205-0505
http://www.quintessencia.com.br/
São Paulo
HNCristiano - (11) 2979-9868
http://www.hncristiano.com.br/portal/


Equilíbrio - (11) 3815-1386.
http://www.equilibrio.com.br/
Belo Horizonte
Officinalis - (31) 3296-8917/3344-2922
Chlorantha - (31) 3241-5212/3224-8533
Fortaleza
Farmácia Farmaverde - (85) 3261-1566

Nota importante sobre a escolha dos florais:

A automedicação de florais parece bem fácil. A pessoa procura por palavras-chave e escolhe as essências. Você não precisa se identificar com 100% das características de uma essência para tomá-la. Eles não apresentam contra-indicação, mas para fazer a escolha correta é preciso conhecer os sistemas florais e, ao mesmo tempo, ter capacidade de perceber claramente as questões pessoais ou das pessoas próximas, o que nem sempre é simples. Por isso, um profissional capacitado é sempre a melhor opção.

Para continuar refletindo sobre o tema

Livro Remédios Florais da Califórnia, Claudia Stern, Editora Pensamento

Serviço

Florescentia Cursos, Workshops e Atendimentos em Florais - Tel:(21) 2285-6826

Esta matéria foi útil para você?

SOBRE O AUTOR

Carolina Arêas

Iniciou sua formação como terapeuta floral através do Healing Herbs, da Inglaterra, estudando as essências de Bach. Também trabalha com Reiki nível II e massoterapia ayurvédica, e é co-criadora do projeto "Word Rocks". Saiba mais »

contato: carolinaareas@yahoo.com.br
  • e-mail
  • Imprimir
E-mail para receber matérias da Revista

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

NOVAS MATÉRIAS A CADA 15 DIAS