Carregando pagina

Família > Relações Familiares

Florais para animais de estimação

Seu cãozinho anda irritado ou triste? Essências podem ajudar

 

Na hora de sair, seja para o trabalho, para um passeio ou para uma viagem, observe seu cão. Sua carinha triste, seu rabinho baixo entre as pernas... Lá vai ele para debaixo da mesa, da cadeira ou outro cantinho qualquer. Chega a doer o coração só de olhar...

Essa é uma cena comum e diária. Basta você começar aquela movimentação de troca de roupas e sapatos, o ato de pegar bolsa ou a mala, preparando-se para sair de casa e pronto: a cena se repete e o cãozinho prevendo que ficará longe do seu dono começa a demonstrar os sinais da sua insatisfação.

No fundo eles até sabem que você vai voltar, mas é tão difícil essa separação que muitas vezes eles deixam de se alimentar ou de beber água até que você volte. Outras vezes eles ficam tão ressentidos que parecem querer demonstrar que estão insatisfeitos mudando de atitude, praticando alguma traquinagem, destruindo o pé da cadeira, roendo o chinelo ou fazendo xixi bem no tapete da sala.

Reações similares às do dono

Vale a pena descobrir se o comportamento do seu cão tem algo a ver com seu modo de sentir ou agir. A sensibilidade e fidelidade dos cães podem se traduzir através de comportamentos, sentimentos, atitudes e reações muito parecidos com os do próprio dono. Não são raras as vezes que o animal apresenta doenças semelhantes às do seu dono."Não são raras as vezes que o animal apresenta doenças semelhantes às do seu dono." Quando você está feliz e eufórico, repare que o seu cão parece compartilhar dessa alegria, saltitando e balançando o rabo num ritmo bem mais rápido que o normal. Se, entretanto, você está tenso, preocupado ou triste, é provável que o seu cão se mostre mais carinhoso só para lhe agradar ou simplesmente fique quietinho em um canto da casa, como um fiel amigo, sofrendo junto com você, como se essa atitude pudesse amenizar sua tristeza.

É muito importante que estejamos conscientes que os animais reagem em resposta à forma pela qual nos relacionamos com eles. Os donos de animais costumam tratá-los de formas diferentes, dependendo de como eles os vêem. Enquanto alguns os tratam como filhos ou como um meio de obter atenção e prestígio, outros os tratam como um guardião protetor ou ainda como um companheiro que preenche o vazio da solidão.

A variação de humor do cão, o relacionamento dele com os outros animais ou com os seres humanos, a mudança de hábitos e as emoções demonstradas, como medo, raiva, indecisão e insegurança, podem ser resultado da maneira como ele é tratado ou de como ele é influenciado pelas reações do dono. Um cão que se mostra agressivo pode estar reagindo assim por vivenciar atitudes agressivas de seu dono.

Respostas positivas

Para o tratamento de problemas emocionais, as essências florais podem ser um auxílio. De modo geral, as pessoas respondem muito bem ao tratamento com florais. No entanto, as crianças e os animais são ainda mais sensíveis a esse tratamento, apresentando respostas muito positivas e mais rápidas. Os cães podem ser tratados com essências florais selecionadas de acordo com o temperamento e comportamento natural que apresentam, normalmente próprios da raça ou das características individuais do animal. Essas essências visam equilibrar os distúrbios comportamentais dos cães, mas devem ser associadas a outras essências que auxiliam no tratamento do estado de humor do animal. Ao tratarmos dos problemas do humor estaremos prevenindo possíveis desequilíbrios orgânicos - que muitas vezes podem ser o gatilho para o aparecimento de doenças.

Algumas dicas de tratamento

  • Você poderá pingar 4 gotinhas na boca do animal de 2 a 4 vezes ao dia ou pingar as 4 gotinhas na água que ele bebe diariamente. Pingue as 4 gotinhas cada vez que trocar a água da vasilha. O tratamento deverá durar por 30 dias.
  • Para o cão muito apegado, que se entristece só de ver o dono se arrumar para sair, uma boa opção é utilizar uma fórmula dos florais de Bach com as essências Chicory e Willow.
  • Para o cão que vive se lambendo e chega a machucar as patas por mordiscá-las freqüentemente a essência Crab Apple é a mais indicada, podendo ser usada junto com a essência White Chestnut, principalmente se o animal fica sozinho o dia todo.
  • Para o cão que se irrita ou se aborrece com facilidade, não tolera a aproximação de outros animais ou de pessoas desconhecidas, a indicação mais adequada é da essência Beech.

Em breve, confira dicas de Florais para outros animais de estimação.

Esta matéria foi útil para você?

SOBRE O AUTOR

Suely Bello

Graduada em Naturologia, Educação Física e Pedagogia, com especialização em Psicossomática, atende em São Paulo utilizando as Terapias Naturais para auxiliar no processo de autoconhecimento e de promoção, manutenção e recuperação da saúde. Saiba mais »

contato: srbello@terra.com.br
  • e-mail
  • Imprimir
E-mail para receber matérias da Revista

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

NOVAS MATÉRIAS A CADA 15 DIAS