Carolina Arêas
Por Carolina ArêasLeia em 10 min.23/03/2011 

Florais melhoram qualidade do sono

Conheça as essências que ajudam a relaxar e dormir melhor

Conheça as essências que ajudam a relaxar e dormir melhor

Florais melhoram qualidade do sono

Nada pior do que não pregar os olhos a noite toda. Ou um sono sobressaltado, daqueles que fazem a pessoa despertar de tempos em tempos. Ou mesmo uma noite cheia de pesadelos. O resultado no dia seguinte é o mesmo: sonolência, corpo moído e falta de vitalidade. Ressaca total!

Segundo uma pesquisa realizada pela Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, um estado crônico de insônia pode contribuir para problemas de saúde como pressão alta e queda da capacidade do sistema imunológico. Além disso, segundo o mesmo estudo, as noites insones ainda afetam o humor, causando irritabilidade e deixando a pessoa mais impaciente. A concentração e a memória também sofrem abalos.

Uma noite bem dormida é essencial para o crescimento e desenvolvimento saudável de uma criança, incluindo a parte física, pois é durante o sono que o GH (hormônio do crescimento) é mais produzido e liberado pela glândula hipófise, situada na base do crânio. Portanto, dormir bem é fundamental para todos.

Florais a favor do sono

Deitar na cama, com o corpo relaxado, a mente livre e despreocupada e em pouco tempo cair em sono profundo e reparador pode não ser um sonho assim tãoo distante (com a licença do trocadilho). Alguns florais podem ser excelentes contra as noites mal dormidas, auxiliando você a ter um sono tranquilo. E, não custa lembrar, é sempre bom o acompanhamento de um profissional para detectar as possíveis causas da insônia, prescrever a receita correta e acompanhar o tratamento.

Confira abaixo alguns florais que podem ajudar você a dormir melhor:

  1. White Chestnut (Bach)- desliga os pensamentos ruminantes que não permli o relaxamento mental.
  2. Calmim (Minas) – diminui a tensão, ansiedade, nervosismo, irritabilidade, ruminação mental e preocupações.
  3. Chamomile (Califórnia) – essência sedativa. Elimina a tensão emocional e ansiedade, alivia o stress.
  4. Lavender (Califórnia) – acalma, relaxa, diminui a excitação e traz tranquilidade.
  5. Saint John´s Wort (Califórnia) – para pesadelos, sobressaltos, sonhos pertubadores.
  6. Passiflora (Minas) – elimina os medos das pessoas que têm pressentimentos e temores vagos.

Onde encontrar:

Rio de Janeiro – Quintessência – (21) 2205-0505 http://www.quintessencia.com.br/

São Paulo – HNCristiano – (11) 2979-9868 http://www.hncristiano.com.br/portal/ Equilíbrio – (11) 3815-1386. http://www.equilibrio.com.br/

Belo Horizonte – Officinalis – (31) 3296-8917/3344-2922 – Chlorantha – (31) 3241-5212/3224-8533

Fortaleza – Farmácia Farmaverde – (85) 3261-1566

Nota importante sobre a escolha dos florais:

A automedicação de florais parece bem fácil. A pessoa procura por palavras-chave e escolhe as essências. Você não precisa se identificar com 100% das características de uma essência para tomá-la. Eles não apresentam contra-indicação, mas para fazer a escolha correta é preciso conhecer os sistemas florais e, ao mesmo tempo, ter capacidade de perceber claramente as questões pessoais ou das pessoas próximas, o que nem sempre é simples. Por isso, um profissional capacitado é sempre a melhor opção.

Para continuar a refletir sobre o tema

Mais dicas para dormir profundamente – http://www.personare.com.br/revista/especial-verao/materia/1265/por-uma-noite-melhor-de-sono

Carolina Arêas

Carolina Arêas

Iniciou sua formação como terapeuta floral através do Healing Herbs, da Inglaterra, estudando as essências de Bach. Também trabalha com Reiki nível II e massoterapia ayurvédica, e é co-criadora do projeto "Word Rocks".