Carregando pagina

Diversão > Cultura

Filosofar é sair do lugar-comum

Livro Apresentação da Filosofia nos conduz ao exercício de pensar

 

Desde a primeira vez que li um artigo do filósofo francês André Comte-Sponville, me vi fascinado por sua capacidade de escrever sobre temas complexos se valendo de uma linguagem simples. Simples, é verdade, mas sem simplificar. Autor profícuo de diversos livros, Sponville tem em "Apresentação da Filosofia" um dos livros mais interessantes para qualquer pessoa que se interesse pelo exercício da reflexão e do pensamento.

Dividido em doze capítulos, "Apresentação da Filosofia" versa sobre moral, política, amor, morte, o conhecimento, a liberdade, Deus, o ateísmo, a arte, o tempo, o homem e a sabedoria. O que estes doze assuntos teriam em comum? Não é difícil entender. Cada um destes temas constitui uma preocupação milenar da história da Filosofia. Há mais de cinco mil anos, por exemplo, que o homem se questiona sobre a existência de Deus. Durante este mesmo período de tempo, provavelmente mais, nos preocupamos com a questão da morte, da liberdade, do amor... A questão filosófica é sempre uma pergunta que não permite respostas ingênuas, e nos conduz ao exercício do pensar. Pensar pra que? Ora, por amor ao saber, por amor ao próprio ato de pensar!

Sponville jamais esconde suas apostas e convicções, mas nunca as impõe ao leitor. Ler "Apresentação da Filosofia" é deixar-se conduzir por um professor experiente que realiza o que pretende: apresentar, introduzir o leitor ao mundo da Filosofia. Não à toa, o autor concede ao leitor uma lista de livros que permitirão, com o tempo, um mergulho mais intenso nos autores com os quais houver maior identificação.

Refinando o olhar

Mas não se engane. Estudar Filosofia é perder completamente a ingenuidade em relação ao mundo. É provável que você se torne um pouco chato, mas muito mais espirituoso. Quando ainda me encontrava em minha graduação, um dos meus professores insistia no fato de que estudar Filosofia é aprender a ler com atenção e a pensar com critério. É o exato oposto do atual modus operandi generalizado de leitura dinâmica. Ler um texto de Filosofia é perder completamente o encantamento com coisas que podem fascinar a maioria da humanidade, e ao mesmo tempo passar a se encantar com outras coisas que muita gente nem se tocou. É refinar o olhar.

Dou como exemplo uma das afirmações de Benedito Spinoza, um dos mais importantes filósofos modernos (século XVII, filosoficamente falando, é considerado "modernidade"). Ele diz que a humildade não é uma virtude, pois é o extremo oposto do espectro, em que a arrogância assume oposição. Do mesmo modo que a arrogância seria a vicissitude de quem se acha capaz de algo que não é, a humildade seria uma tendência de se diminuir, apesar da notória capacidade. Virtude verdadeira, para Spinoza, é saber o que se é, sem arrogâncias e sem humildades. Se sei que tenho um talento e isso é reconhecido pelas pessoas ao meu redor, dizer que não sou tudo isso que dizem não seria uma virtude, e sim um ato ridículo. O melhor, então, quando recebemos um elogio a respeito de uma de nossas qualidades, é dizer "obrigado", e não "que nada, é bondade sua!".

Filosofar é sair do lugar-comum. É questionar se as verdades que aceitamos são mesmo verdades."Filosofar é sair do lugar-comum. É questionar se as verdades que aceitamos são mesmo verdades."

Filosofar é ser amigo da sabedoria, buscá-la sem necessariamente encontrá-la, mas é justamente quando a viagem vale mais do que a chegada. E "Apresentação da Filosofia" é um destes guias de viagem não apenas fácil de entender, como apaixonante em cada uma de suas páginas. Seja você leigo ou um estudioso da Filosofia, irá se encantar.

Esta matéria foi útil para você?

SOBRE O AUTOR

Alexey Dodsworth

Astrólogo há quase 30 anos, é escritor, membro da MENSA e atualmente cursa doutorado em Filosofia e Ética em Veneza. Tem ampla experiência em ensino de Filosofia, já tendo sido consultor da UNESCO e assessor especial no Ministério da Educação. Saiba mais »

contato: alexey-revista@personare.com.br
  • e-mail
  • Imprimir
E-mail para receber matérias da Revista

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

NOVAS MATÉRIAS A CADA 15 DIAS