Carregando pagina

Família > Filhos

Festinha infantil bem natural

Receitas e dicas para deixar a festa das crianças mais saudável

 

Toda mãe quer o melhor para seu filho. Toda mãe também quer agradar e ver seu filho feliz. No entanto, na hora de comer e principalmente nos dias de festas infantis, estas duas afirmações não combinam. Para garantir a alegria dos convidados, acabamos sucumbindo às tentações dos salgadinhos fritos, cachorro-quente, doces (muito doces) e, claro, refrigerante.

Mas quem disse que precisa ser assim? As crianças são mais abertas às novidades do que pensamos. Nossa missão é não nos acomodar e oferecer continuamente o que é saudável, dar o exemplo comendo o que é bom e caprichar no visual dos pratos paa toná-los mais atrativos. E isso pode ser fácil! Já reparou como a feira é colorida? As frutas, legumes e hortaliças são uma festa por si só!

Reuni algumas dicas de como deixar a festinha das crianças mais saudáveis, com receitas com pouco ou nenhum açúcar, mas sem perder o charme! Você pode usar alguma dessas dicas ou todas na sua próxima comemoração. Com amor e um pouquinho de ousadia você pode surpreender a todos com sua criatividade. Saúde!

Gelatina de copinho

Use como base um suco feito em casa ou suco de uva de garrafa sem açúcar ou conservantes. Aqueça o líquido e misture (siga as medidas da embalagem) à gelatina sem sabor ou à gelatina de algas marinhas chamada àgar-àgar (muito nutritiva). Dissolva muito bem e deixe esfriar. Você pode acrescentar frutas picadinhas antes de distribuir nos copinhos e levar à geladeira. Ficam lindas!

Espetinho de frutas

Capriche na variedade das frutas e na disposição das cores. Você pode seguir a seguinte sequência: roxo, vermelho, laranja, amarelo, branco, verde claro e verde escuro. Basta usar uma uva roxa, um morango, um pedacinho de manga, uma fatia "estrelinha" de carambola, uma rodela de banana, uma uva verde sem caroço e uma fatia de Kiwi. Espete tudo no palito de churrasco. Vira um arco-íris!

Docinhos "vivos"

Que tal preparar "falsos cajuzinhos"? Deixe de molho separadamente por oito horas castanhas do pará e a mesma medida de figos secos. Moa os figos e as castanhas no liquidificador ou processador. Modele a massa na forma de um cajuzinho e coloque na forminha de papel. Enfeite com um pedacinho de castanha na extremidade do cajuzinho. Fica delicioso!

Outra opção são "ovinhos de côco" : faça o mesmo procedimento dos "cajuzinhos", mas dessa vez usando damascos secos e amêndoas triturados. Faça bolinhas e enrole no côco ralado. Disponha em belas forminhas.

Cupcake de mel

Ingredientes:

  • 2 xícaras de farinha de trigo integral
  • 1 xícara de farinha de trigo branca
  • 1 xícara de mel de abelhas
  • 6 colheres (sopa) de açúcar mascavo
  • 1/2 xícara de água
  • 2 ovos
  • 1 pires de passas (opcional)
  • 4 colheres chá)de canela em pó
  • 1 pitada de pimenta branca
  • 2 colheres(chá)de cravo moído
  • 2 colheres chá)de cardamomo em pó
  • 1 colher(chá)de bicarbonato de sódio

Modo de fazer: Amorne a água com o açúcar. Misture o mel e as especiarias numa vasilha. Depois que esfriar, adicione alternadamente as farinhas e os ovos, e então as passas e o bicarbonato. Misture bem e leve ao forno quente em forminhas próprias para cupcake. Encha apenas até a metade para que não vazem. Asse em forno médio a baixo.

Sugestão de cobertura: Cupcakes ficam lindos bem decorados com coberturas e outros enfeites. Experimente bater na batadeira uma caixa de cream-cheese, meia xícara de mel e duas colheres (sopa) de cacau em pó. Fica um creme muito gostoso e próprio para cobrir ou rechear bolos. Enfeite com uma cereja.

Balinhas de alga

Aquelas balinhas de alga japonesas, além de coloridas e bonitas, são saudáveis. Sirva numa vasilha transparente ou embale uma a uma num belo papel de balas. Como você preferir...

E as bebidas?

Por que não servir um suco fresquinho ao invés de refrigerante? Melancia, abacaxi, morango, limonada... Ou se a festa não for em casa e você precisar de algo mais prático, pode-se servir água de côco de caixinha ou um bom suco de uva ou maçã. Já se encontram nos mercados boas marcas sem açúcar e sem consevantes.

Para saber mais

Livro "Sem açúcar e com afeto", de Sonia Hirsch. Editora Corre Cotia
Livro "O melhor da festa", de Sonia Hirsch. Editora Corre Cotia
Site Crianças na Cozinha - http://pat.feldman.com.br
Blog Prato de Papel - http://taraborelli.blogspot.com/
Site da professora Ana Branco - http://wwwusers.rdc.puc-rio.br/anabranc/portugues/home.html

Esta matéria foi útil para você?

SOBRE O AUTOR

Karin Fromm

Fisioterapeuta e psicoterapeuta, atualmente estuda medicina ayurvédica. Atende em consultório particular em São Paulo e mantém um blog sobre saúde e prazer. Saiba mais »

contato: karinffromm@hotmail.com
  • e-mail
  • Imprimir
E-mail para receber matérias da Revista

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

NOVAS MATÉRIAS A CADA 15 DIAS