Cris Ventura
Por Cris VenturaLeia em 2 min.17/06/2015 Atualizado em 17/07/2018

Feng Shui para a festa de casamento

Dicas de decoração ajudam a deixar este dia ainda mais especial

Feng Shui para a festa de casamento

Se você vai casar ou conhece alguém que está planejando a festa de casamento, sabe que todo casal deseja que esse dia seja especial. Tudo o que os noivos mais querem na data é compartilhar o amor e a felicidade.

Para isso, é possível contar com dicas de Feng Shui para colocar em prática na festa de casamento e expressar um belo ambiente repleto de harmonia – independente da crença ou da religião de cada um. Confira abaixo algumas sugestões.

Iluminação

Explore a luz natural para cerimônias durante o dia ou invista em uma boa iluminação nas cerimônias realizadas à noite. A luz simboliza o brilho do relacionamento e ilumina a nova vida a dois.

Evite cantos vazios ou escuros na festa, que são considerados locais sem energia ou muito negativos. Ilumine essas áreas ou coloque um belo vaso com planta ou um arranjo grande com flores. Preencher esses pontos faz com que a energia circule melhor e fique mais positiva.

Espelhos

Se o ambiente onde a festa será realizada for pequeno, espelhos ajudam a ampliar o espaço. Além disso, iluminar o local é igualmente importante.

Mesas

Mesas devem favorecer a circulação de energia e o contato entre os convidados. Para que isso aconteça com mais facilidade, as mesas redondas ou ovais são as mais indicadas.

Decoração

Coloque objetos aos pares nas mesas e em todo o ambiente para simbolizar a união do casal. Um símbolo muito auspicioso é o dragão e a fênix, que transmitem felicidade em dose dupla. As velas também são bem-vindas e representam o elemento Fogo, importante para a paixão.

Bolo

Vermelho

Na decoração, inclua alguns laços, flores ou detalhes em vermelho – cor da felicidade e da paixão.

Crisântemo

Na entrada do local da recepção e do casamento vale colocar vasos de crisântemos, que simbolizam boas-vindas aos convidados. A flor é yang (energia masculina) e atrai uma vida fácil e equilibrada, longevidade e boa sorte.

Brinde

Na hora do brinde, as duas taças dos noivos podem ser amarradas com uma fita vermelha, para dar boa sorte ao casal.

Saída dos noivos

Na saída dos noivos, os convidados podem jogar arroz no casal – costume que vem da China e simboliza fertilidade – ou pétalas de rosas vermelhas, desejando sorte e muito amor.

Cores

A escolha das cores na decoração da festa de casamento deve ser feita pelo casal, respeitando a preferência de ambos. Mas o significado das cores pode ajudar. Veja abaixo o que cada uma significa e inspire-se:

  • Amarelo: representa riqueza e transmite muita alegria na festa.
  • Azul: essa cor é mais relaxante e representa paz e tranquilidade. Ideal para quem quer uma festa mais calma.
  • Branco: é a cor da paz, da pureza, da beleza.
  • Laranja: representa o alto astral e sugere mais sociabilidade na festa.
  • Rosa: simboliza amor, romance, amor incondicional e intenções puras.
  • Verde: representa novo ciclo, expansão, renovação.
  • Vermelho: transmite felicidade, paixão, vitalidade, prosperidade e proteção.
  • Violeta: sugere equilíbrio entre amor e sabedoria; paixão e razão; mente e espírito.

Flores

As flores são essenciais nas cerimônias e nas festas de casamento. Confira o significado de algumas delas:

  • Peônia: representa o amor, a sensualidade, o afeto e a fidelidade. A peônia é conhecida como a rainha das flores ou a flor de riquezas e honra, simbolizando riqueza e distinção.
  • Camélia branca: simboliza beleza, fidelidade, grandeza de alma.
  • Orquídea: representa sorte da família, amor, beleza, perfeição e fertilidade. É uma das mais indicadas para o buquê da noiva.
  • Lírio: o lírio branco simboliza inocência, virtude e pureza. É considerada uma flor divina.
  • Jasmim: traz alegria e sorte. Também é a flor da sensualidade e da sensibilidade.
  • Rosa: simboliza o amor puro e o romance.
  • Flor de cerejeira: sugere boas energias para o início da nova vida a dois.
Cris Ventura

Cris Ventura

Encantou-se com o Feng Shui a partir das aplicações da arte milenar em sua casa e dos resultados em sua vida. Ministra palestras e presta consultorias para residências e empresas.