Carregando pagina

Casa > Decoração

Feng Shui: dicas para 2018, o Ano Chinês do Cachorro

Feng Shui oferece previsões e sugestões para sua casa nesta nova fase

 
Imagem: Breather (@breather), via Unsplash

É possível fazer previsões anuais para sua casa com base no Feng Shui Tradicional Chinês. Dividindo um imóvel em oito setores, cada um corresponderá a uma das direções da rosa dos ventos: Norte, Nordeste, Leste, Sudeste, Sul, Sudoeste, Oeste e Noroeste. De ano em ano, uma Estrela diferente visita cada um desses setores. Conheça as tendências do Feng Shui para o seu imóvel em 2018, Ano Chinês do Cachorro, e descubra como harmonizá-las.

As cinco fases chinesas

As cinco fases chinesas
Árvore - Cores: verde, azul claro, azul turquesa | Formas: linhas verticais, retângulos, cilindros | Materiais: plantas
As cinco fases chinesas
Fogo - Cores: vermelho, rosa forte, laranja, púrpura | Formas: triângulos, pirâmides, estrelas | Materiais: lâmpadas e velas acesas
As cinco fases chinesas
Terra - Cores: amarelo, marrom, bege | Formas: quadrado, linhas horizontais | Materiais: pedras, vasos de argila e cimento
As cinco fases chinesas
Metal - Cores: dourado, prateado, branco, cinza | Formas: círculos e arcos | Materiais: som de metal, cabaças
As cinco fases chinesas
Água - Cores: preto, azul cobalto, azul marinho | Formas: formas sinuosas e irregulares | Materiais: não se aplica

Quando falamos que alguém "tem uma estrela", estamos querendo dizer que essa pessoa tem sorte ou um brilho especial. No Feng Shui é mais ou menos essa a ideia. As Estrelas são os potenciais energéticos que ocupam os espaços - e neste caso tanto podem ser favoráveis quanto desfavoráveis, devendo ser equilibradas.

Temos ao todo nove Estrelas que ocupam os oito setores da casa mais o centro do imóvel. Antes de conversarmos sobre as Estrelas, precisamos conhecer as Cinco Fases Chinesas. Também chamadas de Cinco Elementos, as Cinco Fases são usadas para fortalecer as Estrelas benéficas e drenar a energia das Estrelas nocivas.

Veja, no quadro, as Fases, assim como as cores, formatos e materiais que simbolizam cada uma.



Em 2018, Ano Novo Chinês No Brasil Começa Em 3 De Fevereiro

Nosso calendário Ocidental, chamado de Gregoriano, é totalmente arbitrário e não tem nenhuma relação com os ciclos do planeta Terra. Já os Chineses, usam dois calendários: um alinhado aos ciclos lunares, outro aos ciclos solares. O calendário aplicado ao Feng Shui é o Calendário Solar. Por ele, o novo ano chinês do cachorro, no Brasil, se inicia em 3 de fevereiro de 2018, às 19h29 (horário de verão). É a partir desse dia que você deve colocar em prática as recomendações que faço aqui.

Antes de tudo você precisa ter a planta baixa do seu imóvel. Não é necessário que seja um desenho profissional. Você mesmo pode medir os cômodos e desenhar em um papel quadriculado. Tome cuidado para manter a proporção correta nas medidas de cada cômodo.

A partir do centro da sua casa ou apartamento, identifique as oito direções da rosa dos ventos. Para isso, fique no centro do seu imóvel e use uma bússola - ou um aplicativo de bússola no seu celular que desempenhe o mesmo papel. Vale reforçar, porém, que aplicativos de celular para medir o Norte precisam estar bem calibrados. Caso contrário, a leitura pode sair errada. Siga as instruções do aplicativo escolhido para calibrá-lo. Em geral, isso significa movimentar o celular formando o desenho de um oito imaginário na horizontal, com o aplicativo aberto) - para identificar a direção Norte. Marque na planta baixa esta direção e, a partir dela, divida o imóvel em oito "fatias" iguais. Use a imagem a seguir como exemplo.

 
Divida a planta da sua casa de acordo com as oito direções da rosa dos ventos (Imagem: Aline Mendes)

Chegou a hora mais esperada! Vamos descobrir que sorte as Estrelas nos trazem este ano e como aproveitar ao máximo o potencial de cada uma. Observe no esquema abaixo o número da Estrela que cai em cada uma das direções e verifique em qual ambiente da casa ela está.

 
Verifique em qual área da casa cada Estrela está localizada (Imagem: Aline Mendes)

Centro - Estela 9

O centro define a tendência geral do ano. A estrela 9, sendo uma estrela de Fogo, tem a propriedade de estimular nossos projetos, trazendo fama, entusiasmo, celebração. Essa tendência poderá ser sentida por todos esse ano.

Usar: fases Árvore e Fogo

Evitar: fases Terra, Água e Metal

Norte - Estrela 5

Risco de problemas de saúde sérios ou recorrentes, que podem atingir principalmente os ouvidos e os rins. Tendência à estagnação financeira e à falta de oportunidades.

O melhor remédio para essa Estrela é o som de metal suave, ritmado. Esse som pode vir de um piano, de um relógio de carrilhão ou de um aparelho de CD tocando música suave de instrumentos com cordas de aço, como piano, harpa ou violão.

Você pode usar também um sino do tipo pin tibetano, que emite um som agradável e com longa reverberação. Será preciso tocá-lo pelo menos uma vez ao dia. Se esta Estrela estiver na entrada da casa, use um sino pin preso à porta.

Decore o cômodo com muitos objetos de tons metálicos (dourado, prateado) durante este ano. Outra dica para minimizar a nocividade da Estrela 5 é usar essência de alecrim, na forma de spray para o ambiente ou em difusores de varetas. Não use difusores elétricos ou velas, que trazem a energia do Fogo, estimulando a nocividade da Estrela.

Usar: muita fase Metal - som no local, sino pin, essência de alecrim

Evitar: fases Fogo, Árvore e Terra

Nordeste - Estrela 3

Estrela que estimula a impulsividade, a competitividade e os conflitos. No Nordeste, pode afetar principalmente as crianças. Risco de acidentes, brigas, roubos, ações judiciais e perda de dinheiro em disputas ou jogo. Para amenizar estas influências negativas, utilize cores, formas e materiais do Elemento Fogo, por meio de luminárias decorativas, cores fortes como rosa ou vermelho, e objetos em formato triangular, por exemplo.

Usar: fase Fogo

Evitar: fases Água, Árvore e Metal

Leste - Estrela 7

Potencial para perdas pessoais e financeiras. Risco de roubos, acidentes, conflitos, ações judiciais, cirurgias, hemorragias e abortos. Uma maneira prevenir perdas involuntárias é exercitar a doação, seja de coisas materiais ou do seu tempo e da sua atenção a quem precisa. A estrela 7 pede desapego. Na decoração, uma forma de minimizar os efeitos desta Estrela e fazer a cura do espaço no qual ela se encontra é por meio do Elemento Água. Utilize cores como preto ou azul-marinho e invista em objetos com formas sinuosas, ondas e curvas. Acrescente, também, um pouco do Elemento Fogo, como uma luminária acesa ou algum objeto na cor rosa, laranja ou vermelha.

Usar: fases Água e Fogo

Evitar: fases Terra, Metal, Árvore

Sudeste - Estrela 8

Estrela extremamente benéfica, que pode atrair fama e riqueza estável, especialmente em assuntos ligados a imóveis. Ao interagir com as energias presentes na direção Sudeste, estes aspectos favoráveis podem ser prejudicados. Risco de problemas na mão, nariz e articulações.

Usar: fases Fogo e Terra

Evitar: fases Árvore, Metal e Água

Sul - Estrela 4

Estrela ligada à criatividade, às atividades acadêmicas, à beleza e ao romance. Este será um bom lugar para inspirar estudantes e artistas em 2018. Na direção Sul, sua criatividade te trará fama e sucesso. Um vaso com flores frescas estimula o romance. Um jarro com bambu decorativo favorece os estudos.

Usar: fases Água e Árvore

Evitar: fases Terra, Metal e Fogo

Sudoeste - Estrela 6

Essa estrela favorece a autoridade e o crescimento profissional. É positiva para construir uma carreira e uma boa reputação, sendo favorecida pelos objetos horizontais, quadrados, de cor amarela ou tons de terra. No Sudoeste, indica boas parcerias e um bom suporte.

Usar: fases Terra e Metal

Evitar: fases Água, Árvore e Fogo

Oeste - Estrela 2

Potencial para problemas de saúde, em especial digestivos ou no aparelho reprodutor feminino. Estando no Oeste, pode afetar também os pulmões e causar problemas de pele. Tendência a retenção de líquidos e aumento de peso. Pode ainda causar estagnação financeira ou na carreira. A cabaça dourada é o remédio tradicional chinês mais indicado para curar essa estrela.

Usar: bastante fase Metal

Evitar: fases Fogo, Terra e Árvore

Noroeste - Estrela 1

A Estrela 1 está ligada à sabedoria, à riqueza e à fama. Além disso, tem especial influência sobre a vida acadêmica. Estando no Noroeste, beneficia-se de posições de autoridade para alcançar riqueza e fama. Espelhos redondos são excelentes para ativar os bons potenciais dessa estrela.

Usar: fases Metal e Água.

Evitar: fases Terra, Fogo e Árvore

Dicas Adicionais para 2018

Este é um ano do Cachorro de Terra Yang na Astrologia Chinesa. Combinando esse estudo com o Feng Shui, podemos trazer mais algumas dicas baseadas na direção que o signo do Cachorro ocupa na rosa dos ventos.

 
Imagem: Aline Mendes

Aproveite a divisão das oito direções que você marcou em sua planta baixa e identifique nela as energias descritas na imagem.

Na direção de Tai Sui, que este ano está no Noroeste, evite reformas, escavações ou excesso de barulho. Essa é a direção do Cachorro, energia mais forte do ano, e perturbá-la pode trazer problemas sérios em todos os aspectos da vida, sejam financeiros, de saúde ou nos relacionamentos. Se for inevitável, use som de Metal suave durante todo o período de obras. Você não deve ficar de frente para Tai Sui, encarando essa direção por longos períodos, como, por exemplo, em sua mesa de trabalho ou estudo. Isso é considerado uma ofensa, podendo desencadear algum dos problemas mencionados.

Sui Po é a direção oposta a Tai Sui e está localizada este ano no Sudeste. Você deve ficar de frente para ela. Mas, como no Noroeste, também não deve criar perturbações nesta direção em 2018. Sendo assim, siga as mesmas recomendações, de evitar reformas ou muito barulho nesta área de sua casa.

A direção dos três Shas (Jie Sha, Zai Sha, Sui Sha) encontra-se no Norte em 2018. Ela está ligada a perdas em geral, de dinheiro, pessoas, relacionamentos. É bom ficar de frente para essa direção e evitar ao máximo permanecer de costas para ela. Para se proteger dessa energia nociva, posicione, no setor Norte de sua casa, um par de Qi Lin, animais míticos chineses de proteção. O ideal é usar uma escultura, mas a figura impressa também ajuda.

Que as Estrelas possam lhe trazer muitas bênçãos este ano!

Esta matéria foi útil para você?

SOBRE O AUTOR

Aline Mendes

É arquiteta e consultora de Feng Shui e Geobiologia, autora do livro "Feng Shui - Terapia de Ambientes" e representante oficial do Feng Shui Research Center no Brasil. Saiba mais »

contato: contato@alinemendes.com.br
  • e-mail
  • Imprimir
E-mail para receber matérias da Revista

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

NOVAS MATÉRIAS A CADA 15 DIAS