Carregando pagina

Você > Autoconhecimento

Entendendo os símbolos do Reiki

No primeiro artigo da série, conheça significado do Cho-Ku-Rei

 

O Reiki - técnica japonesa de canalização de energia, passada através do toque das mãos - tem como principal objetivo energizar e harmonizar os corpos físico, emocional, mental e energético de quem o recebe. No momento da aplicação da técnica, o reikiano (profissional que aplica o Reiki) mentaliza símbolos específicos e os desenha de forma imaginária com as mãos, além de repetir o nome de cada um.

A função desses símbolos é ajudar o profissional a se conectar com o Reiki e concentrar energia nos campos energético, emocional, mental e físico de quem recebe a aplicação da técnica. Isso causa uma série de benefícios nas pessoas que se submetem à terapia, como relaxamento, sensação de paz, aumento de energia, maior clareza mental e alívio de dores e desequilíbrios físicos. Também equilibra e harmoniza, fazendo com que cada um compreenda sua verdade interna.

Cada símbolo possui um nome, uma forma específica de ser traçado, um campo de atuação e uma função diferente. E vale reforçar que a pessoa que recebe o Reiki não precisa conhecer os símbolos para sentir os efeitos da técnica. Apenas quem o aplica - ou seja, o reikiano - é que necessita ter um conhecimento profundo dos símbolos, para utilizá-los como auxiliares no processo de canalização de energia. Somente depois do curso de iniciação da técnica o estudante se torna apto para aplicar o Reiki em outras pessoas, animais, plantas ou ambientes.

Símbolos do Reiki são sagrados

Os símbolos do Reiki não diferem de qualquer outro símbolo e até bem pouco tempo atrás eram considerados secretos. Porém, com a globalização de toda e qualquer informação, os conhecimentos e os símbolos vieram a público e estão disponíveis para todos. No entanto, eles continuam sagrados e dignos do nosso imenso respeito e gratidão. Por isso, devem ser usados com todo o amor, pela sua força e ação no universo.

De acordo com os conceitos da psicologia junguiana, o inconsciente se expressa primariamente através de símbolos. Além dos símbolos (pessoais) encontrados em sonhos ou fantasias de uma pessoa, há também símbolos coletivos importantes, que são geralmente encontrados nas imagens religiosas e culturais, como por exemplo: a cruz, a estrela de seis pontas, a espiral e o círculo. Os símbolos representam conceitos que não podemos definir com clareza ou compreender plenamente, pois abrangem conteúdos maiores que as palavras conseguem explicar.

Mantras no Reiki

No curso de nível 2 do Reiki o participante aprende três símbolos e seus nomes/mantras. No terceiro nível, mais um símbolo e mantra são ensinados. Assim, no total são quatro mantras e símbolos utilizados (e aprendidos)no sistema de Reiki tradicional. Naturalmente, com o progresso através dos níveis do aprendizado adquire-se informação, conhecimento e prática. Os símbolos não são necessariamente secretos, mas também não são compartilhados até que o reikiano-praticante chegue a um nível adequado de compreensão.

O significado dos símbolos

A partir de agora você poderá conferir uma série de artigos sobre os símbolos do Reiki. Neste primeiro momento abordaremos um dos símbolos mais utilizados na técnica: o "Cho-Ku-Rei".

 
Símbolo do Cho-Ku-Rei

Cho-Ku-Rei

Definição: O Interruptor de Luz.

Cor: Deve ser mentalizado preferencialmente na cor dourada, mas pode ser usado em outras cores, de acordo com a posição ou o Chakra da pessoa que está recebendo a técnica.

Conceitos: Energia vital universal, luz divina, aqui e agora, início ou entrada de luz, estágio da geração. Meditação até que haja interação entre a mente e o mundo. União com o todo, o "grande vazio", desprendimento do plano terrestre. O primeiro passo, a primeira experiência.

Utilização: O Cho Ku Rei é um maravilhoso símbolo de proteção. Se você é reikiano, é muito bom utilizá-lo todos os dias ao acordar e antes de dormir, como se você enviasse luz para seu dia pela manhã, e luz em agradecimento à noite.

Quem não é reikiano, pode mentalizar o símbolo Cho-Ku-Rei para buscar mais luz na sua vida.

O Cho-Ku-Rei pode ser utilizado em todas as posições durante a aplicação do Reiki ou em qualquer pessoa ou região de seu corpo. Afinal, o símbolo significa "luz", e é sempre bom enviar ou receber essa energia.

Esta matéria foi útil para você?

SOBRE O AUTOR

Simone Kobayashi

É terapeuta holística e autora do livro "Pedras e Cristais - Em Busca do Equilíbrio". Ministra cursos de Geoterapia (em SP e via internet) e de todos os níveis de Reiki. Saiba mais »

contato: sk@simonekobayashi.com
  • e-mail
  • Imprimir
E-mail para receber matérias da Revista

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

NOVAS MATÉRIAS A CADA 15 DIAS