PUBLICIDADE

Casa e Família > Filhos

Do-In para bebês e crianças

Aprenda massagem que combate insônia, diarreia, dor de cabeça e mais

Por: Izabel Bezerra da Silva

 

Se você tem filhos pequenos, provavelmente já passou algumas noites em claro quando sua criança ficou doente. A mudança de temperatura ou de rotina, por exemplo, inevitavelmente pode gerar mudanças fisiológicas nos pequenos. É aquele resfriado que aparece pelo contato com tantas crianças em um ambiente fechado, como creches e escolinhas; o xixi que "escapa" devido à ansiedade gerada por uma alteração de rotina; a alteração no sono ou a dor de garganta que surge em dias mais frios.

Para prevenir e amenizar esses desconfortos, podemos fazer uso de uma técnica de automassagem chamada Do-In, que utiliza os mesmos meridianos estimulados na Acupuntura, distribuídos por todo corpo. No caso de crianças pequenas, a técnica também pode ser executada por outra pessoa, como os pais, nesse caso. E os responsáveis poderão concentrar a massagem na planta dos pés e na palma das mãos das crianças.

Temos por indicação e hábito incluir rituais no dia-a-dia das crianças, desde o seu nascimento, como horário do banho e das refeições, entre outros. Utilizamos esses recursos como forma também de manter um contato ativo com os filhos. Podemos dizer que mais do que prevenir e tratar algumas patologias que acometem as crianças, o Do-In é um ritual de amor, que pode aproximar pais e filhos.

O Do-In não tem nenhuma contraindicação, podendo ser feito em qualquer período da vida da criança. No entanto, como o organismo infantil é mais sensível e receptivo à massagem, o cuidado com o toque deve ser observado. Em situações mais severas, como uma diarreia, por exemplo, os responsáveis devem aplicar o Do-In por pelo menos 10 dias consecutivos, durante cinco minutos no máximo em cada ponto.

Dicas gerais para aplicar o Do-In:

  • 1Escolha um lugar tranquilo (que tal a cama dos pais?), coloque uma música suave e acenda um incenso de aroma agradável (salvo em casos de alergia).
  • 2Preferencialmente faça o Do-In antes ou depois do banho das crianças, assim elas já entram no clima.
  • 3Respeite o tempo máximo de cinco minutos de massagem em cada ponto.
  • 4Se a criança for maior e quiser aprender a massagem, sente-se na frente dela para demonstrar o passo-a-passo de todo o procedimento.
  • 5No caso de crianças maiores, peça para que ela mantenha a coluna mais ereta possível, afinal não queremos massagear os pés e sair com a coluna doendo, não é?

Confira abaixo o passo-a-passo de algumas massagens que os pais podem aplicar nos pequenos, para combater ou amenizar insônia, diarreia, prisão de ventre, dor de cabeça, entre outros.

Insônia e pesadelo

Com a parte gordinha do seu polegar, pressione o segundo dedo do pé da criança - contado a partir do dedão do pé. Mantenha a pressão por até três minutos. A massagem pode ser feita uma vez ao dia, durante dez dias seguidos. Com a melhora do quadro, a massagem poderá ser feita somente a noite antes da criança dormir, em dias alternados, como manutenção.

Diarreia

Com a parte mais gordinha do seu polegar, pressione a região mais alta do arco do pé da criança, e mantenha a pressão por até 5 minutos. Faça a massagem pelo menos duas vezes ao dia, durante dez dias consecutivos.

Prisão de ventre

Com a parte mais gordinha do seu polegar, pressione a região mais alta do arco do pé da criança, fazendo pequenos círculos. Mantenha a mesma pressão e o movimento durante 3 minutos. Depois, interrompa o movimento durante alguns segundos e volte a repeti-lo por mais dois minutos. A massagem deverá ser feita três vezes ao dia, durante até dois dias consecutivos.

Dor de cabeça

Com o gordinho do seu polegar, pressione o dedão do pé da criança. Mantenha a pressão durante 2 a 3 minutos. Repita a massagem até amenizar a dor, podendo variar entre duas a três repetições.

Congestão nasal

Neste caso, mantenha a criança deitada para facilitar a massagem, e sente-se atrás dela. Utilizando os dois indicadores, posicione um dedo de cada lado do nariz de seu filho e, depois, pressione as bordas do nariz da criança. Mantenha a pressão, realizando pequenos círculos. Depois, conte até vinte e relaxe a pressão. A sensação de bem-estar costuma ser imediata após trabalhar este ponto. A massagem pode ser feita sempre que seu filho reclamar que está com o nariz entupido.

Dores nas costas

A partir do dedão do pé da criança, imagine uma linha que vai até o calcanhar dela. Com a parte gordinha do seu polegar, percorra toda a extensão dessa linha imaginária, mantendo a pressão. Percorra esta linha imaginária de duas a três vezes. Caso a dor persista, repita a massagem por mais dois dias consecutivos.

Dor de garganta

A partir do dedão do pé da criança, abaixo da dobra formada, faça pressão utilizando o seu polegar. Mantenha a pressão durante dois a três minutos. Repita a massagem por cinco dias consecutivos.

Para bem-estar geral

Utilizando a parte mais gordinha do seu polegar, faça pressão no dedão do pé da criança e depois repita o mesmo movimento em todos os dedos. Depois, utilize seus dois polegares e pressione-os, simultaneamente, por todo o pé da criança, percorrendo sua extensão. Para finalizar, faça uma conchinha com suas duas mãos, envolvendo o pé da criança. Percorra toda sua extensão, "amassando" seus polegares em direção ao calcanhar do pequeno. Repita esse procedimento de duas a três vezes. Essa massagem pode ser feita sem nenhuma restrição, todos os dias, quantas vezes sentir vontade.

Depois de uma massagem como essa, os benefícios não serão somente dos pimpolhos. Divirta-se com seu pequeno se e aproveite esse momento para estreitar ainda mais os laços de amor com os filhos.

Esta matéria foi útil para você?

SOBRE O AUTOR
Izabel Bezerra da Silva

Izabel Bezerra da Silva

É massoterapeuta e esteticista, formada pelo Centro Técnico Martinus Pr., em Curitiba. Atualmente dedica-se a atendimentos de massoterapia com ênfase em shiatsu e massagem ayurvédica. E-mail: izaesteticaemasso@hotmail.com / Telefone: (41) 9615-6735

  • e-mail
  • Imprimir

MATÉRIAS RELACIONADAS

E-mail para receber matérias da Revista

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

NOVAS MATÉRIAS A CADA 15 DIAS

NEWSLETTER

GRATIS
minimize close
E-mail para receber matérias da Revista

RECEBA A NEWSLETTER

NOVAS MATÉRIAS A CADA 15 DIAS