Carolina Arêas
Por Carolina ArêasLeia em 3 min.30/04/2013 Atualizado em 11/07/2018

Dificuldades na vida profissional?

Entenda como florais podem ajudar no dia-a-dia da carreira

Dificuldades na vida profissional?

Crise econômica, demissões em massa pelo mundo todo, mercado de trabalho cada vez mais exigente e afunilado. Preocupações que deixam qualquer profissional inquieto. Conseguir uma boa colocação e mantê-la pode ser tarefa árdua nos dias de hoje e, consequentemente, gerar muito estresse.

E mesmo que você não esteja incluído neste grupo, o emprego pode trazer outras situações que afetam o desempenho profissional. Alguns exemplos: desânimo com a rotina, cansaço por excesso de tarefas ou funções (mesmo quando se trata de um workaholic), falta de criatividade ou concentração ou mesmo a dificuldade em saber se colocar diante das exigências de um chefe autoritário.

Os florais podem ser de grande valia nas ocasiões em que a carga profissional parece maior do que a capacidade de carregá-la. Veja abaixo algumas essências que ajudam em diversas situações profissionais, restabelecendo a calma, trazendo de volta o foco, restaurando a confiança e ajudando em momentos de pressão e de falta de estímulo.

  1. Hornbeam – se você é do tipo que sofre com aquela depressão de segunda-feira, esta essência é a solução. A falta de interesse pela rotina pode causar cansaço físico e a pessoa sente-se sempre sem motivação para começar o dia. A essência traz o entusiasmo e o envolvimento necessários para que haja uma conexão positiva com as tarefas.
  2. Zinnia – este é o floral dos workaholics ou dos que se envolvem em demasia com o trabalho para fugir de algo mais profundo em si e que não quer confrontar. A mensagem da flor é a de que a vida não precisa ser encarada com sisudez para ser levada a sério: alegria, bom-humor e leveza podem ser levadas para o escritório sem que atrapalhem em nada a responsabilidade.
  3. Centaury – para quem tem um chefe autoritário e mandão, este floral mostra que servir bem aos outros não tem nada a ver com servilismo. Saber dizer não à falta de limite alheia é uma maneira sadia de reconhecer as próprias necessidades, sem negligenciar um bom desempenho no trabalho.
  4. Wild Oat – anda perdido sem saber que rumo profissional tomar? Este floral acende a luz interna, colhendo dentro da própria pessoa a decisão e a resposta que precisa para seguir seu verdadeiro propósito de vida.
  5. Dandelion – indicado quando o excesso de trabalho cobra seu preço castigando o corpo através de tensão na musculatura. Aqueles que necessitam desta flor são, em geral, pessoas intensas, que fazem tudo com muito entusiasmo e não percebem a hora de parar. Dandelion elimina a tensão e, consequentemente, relaxa o corpo.
  6. Madia – trabalha a falta de concentração, a mente tumultuada e o hábito de começar vários projetos ao mesmo tempo sem concluir nenhum deles. Com foco, a pessoa não se perde pelo caminho e consegue finalizar as tarefas a tempo e com qualidade.
  7. Elm – não deixe que a sobrecarga impeça você de render no trabalho. Algumas pessoas têm a tendência em assumir muitas responsabilidades e, em algum momento, o cansaço e o desânimo decorrentes deste excesso vão bater à porta. O floral permite que a pessoa avalie com clareza os deveres e responsabilidades que pode encarar sem que sinta-se esmagada por eles.
  8. Larch – sua autoestima anda abalada e você acha que o colega da mesa ao lado alcança resultados sempre melhores do que os seus? Tenha Larch sempre por perto, pois a essência trabalha a auto-confiança e permite fluir a criatividade que muitas vezes fica sufocada por quem não acredita em si mesmo.
  9. Pomegranate – uma essência especial para as mulheres. Deve ser tomada sempre que houver dúvidas e conflitos entre a vida profissional e a do lar. Sentir-se dividida drena muita energia, traz culpa e, muitas vezes, leva à crise pessoal. Com o floral, é possível ver com clareza qual é a melhor escolha de modo que a pessoa possa realizar-se plenamente. E sem culpas!

Onde encontrar:

Rio de Janeiro – Quintessência – (21) 2205-0505 http://www.quintessencia.com.br/

São Paulo – HNCristiano – (11) 2979-9868 http://www.hncristiano.com.br/portal/ Equilíbrio – (11) 3815-1386. http://www.equilibrio.com.br/

Belo Horizonte – Officinalis – (31) 3296-8917/3344-2922 – Chlorantha – (31) 3241-5212/3224-8533

Fortaleza – Farmácia Farmaverde – (85) 3261-1566

Nota importante sobre a escolha dos florais:

A automedicação de florais parece bem fácil. A pessoa procura por palavras-chave e escolhe as essências. Você não precisa se identificar com 100% das características de uma essência para tomá-la. Eles não apresentam contra-indicação, mas para fazer a escolha correta é preciso conhecer os sistemas florais e, ao mesmo tempo, ter capacidade de perceber claramente as questões pessoais ou das pessoas próximas, o que nem sempre é simples. Por isso, um profissional capacitado é sempre a melhor opção.

Carolina Arêas

Carolina Arêas

Iniciou sua formação como terapeuta floral através do Healing Herbs, da Inglaterra, estudando as essências de Bach. Também trabalha com Reiki nível II e massoterapia ayurvédica, e é co-criadora do projeto "Word Rocks".