Katia Leite
Por Katia LeiteLeia em 5 min.06/11/2012 

Dicas para ter uma boa noite de sono

Entenda como é possível dormir de maneira profunda e relaxante

Entenda como é possível dormir de maneira profunda e relaxante

Dicas para ter uma boa noite de sono

Socorro, eu preciso dormir! Sabe aquelas noites que o sono não vem de jeito nenhum? Você apela para contar carneirinhos, rola de um lado para o outro da cama… e nada.

Mas não precisa ficar a noite toda sem pregar os olhos. Dicas muito simples, como respirar melhor, tomar um banho relaxante ou escutar uma música podem deixar você mais calminha e pronta para dormir muito bem. Confira abaixo algumas sugestões.

  1. Experimente tomar banho antes de ir para a cama. Essa atitude simples deixa você pronta para dormir melhor. Mas atenção: algumas pessoas ficam mais ligadas depois do banho! Se for o seu caso, coloque outras dicas em prática.
  2. Quem é que não gosta de receber uma massagem? A boa notícia é que você pode fazer isso sozinha, sem ajuda de ninguém. Antes de dormir, massageie os próprios pés, durante alguns minutinhos. Use um creme refrescante, como o de cânfora, por exemplo, que ajuda a relaxar.
  3. Pouca gente sabe, mas respirar do jeito certo é tiro e queda para conseguir dormir bem. Veja como é fácil: deitada de barriga para cima, coloque suas mãos embaixo do umbigo. Inspire o ar e segure a respiração pelo tempo que puder. Depois, sopre pela boca todo o ar que conseguir. Repita esse exercício sete vezes antes de dormir. Você vai se surpreender como sua noite de sono será melhor.
  4. Desligue a TV! Dormir ouvindo o barulho da novela pode não ser a melhor opção. Se você estiver acostumada a isso, mude o hábito e passe a ouvir músicas lentas e suaves antes de dormir. Vai funcionar como se fosse uma canção de ninar, deixando você pronta para ter a noite tranquila que merece.
  5. Escolha um horário para ir para a cama todos os dias e se desligue de suas atividades, seja na rua, em casa ou no computador. Você vai acostumar seu corpo a dormir sempre na mesma hora.

Dormir à noite e no escuro é o primeiro passo para uma vida mais saudável. Aproveite as dicas e tenha bons sonhos!

Katia Leite

Katia Leite

Com formação universitária em Naturologia, dedica-se a atendimentos individuais e em grupo em São Paulo. Busca nos elementos da natureza os instrumentos que ajudam a manter e recuperar a saúde.