Carregando pagina

Família > Relações Familiares

Dicas de aromas e cores para pais e filhos

Terapias naturais ajudam a melhorar o convívio em família

 

Atualmente o relacionamento entre pais e filhos é cada vez mais estreito e complexo, principalmente porque o modelo de família está muito diversificado. Pais que possuem filhos de mais de um relacionamento, por exemplo, podem acabar ficando distantes da cria, caso o relacionamento não seja bem direcionado. Esse pai pode achar difícil dar a atenção que os filhos precisam no dia-a-dia, pois nem sempre estão presentes.

Ser pai independe de qualquer união ou relacionamento. Muitos homens não se preocupam em dividir seu tempo entre os filhos, pois encaram o trabalho como prioridade. Eles acham que precisam prover e dar condições de subsistência a toda cria, mas isso acaba fazendo com que eles fiquem distantes do lar. Geralmente a consequência deste afastamento é refletida no comportamento do pequeno na escola, na família ou com os amigos, podendo se prolongar até a fase adulta.

O papel do pai que possui filhos de diferentes relações é deixar claro - não só nas conversas, mas também nas atitudes - que ele sempre exercerá o papel de pai. Ou seja, deve criar o hábito de visitar a criança, para que ela sinta sua presença no dia-a-dia.

Aromaterapia para melhorar a convivência

Quando o homem possui filhos de diferentes relacionamentos, os pequenos precisam aprender a conviver com "meio-irmãos" e madrastas, e nem sempre essa é uma relação positiva e benéfica para a criança. É necessário saber administrar este tipo de interação familiar para que a criança não se sinta excluída, e o pai não se sinta culpado por eventuais divergências. Se existe uma boa convivência, a relação entre pais e filhos só tem a se fortalecer e a crescer, pois tudo fica mais tranquilo de administrar.

E para estreitar relações e melhorar a convivência, podemos contar com a ajuda de algumas terapias naturais como a Aromaterapia e a Cromoterapia.

Confira abaixo alguns óleos que podem ajudar no relacionamento entre pai e filhos.

Óleo Essencial de Olíbano - Chamado de "O Grande Pai Protetor", é a proteção que todos nós precisamos. Representa o colo do pai, traz sentimento de proteção, amparo e recolhimento, resgatando a presença do pai, a energia paterna. O óleo proporciona tranquilidade, aceitação e entendimento. Inspirar o Olíbano transmite uma sensação de calor reconfortante e tem grande valor terapêutico. Afinal, quem é que não gosta de um colinho?

Muitas vezes os pais que não conseguem dar carinho e atenção aos filhos são aqueles que nunca tiveram isso de seus pais. Sendo assim, o Olíbano vai ajudar pais e filhos a fortalecer essa relação.

Óleo Essencial de Ylang Ylang - Trabalha sentimentos de culpa, ciúmes, ressentimentos e egoísmo. Também favorece o processo de dar e receber amor, ajudando os pais a ter mais autoconfiança para entender a sua relação com os filhos.

Óleo Essencial de Rosas - Trabalha insegurança, emoções em desequilíbrio e aceitação. É indicado para os pais que precisam do autoperdão ou necessitam aprender a perdoar. O óleo abre o coração para o amor incondicional.

Óleo Essencial de Vetiver - Dá estrutura e segurança para enfrentar desafios. Ajuda os pais a ter mais paciência, flexibilidade e tolerância na educação de seus filhos.

Óleo Essencial de Laranja Doce - Traz o sorriso verdadeiro que vem do coração, harmonizando as relações entre pais e filhos. Como todo óleo cítrico, traz um toque de leveza e sensação de bem-estar, alegrando qualquer ambiente e melhorando a convivência entre pais e filhos.

Para utilizar os benefícios que os óleos acima trazem, faça um spray de ambiente. Misture 50 ml de álcool de cereais, 10 ml de água deionizada, 11 gotas do óleo essencial de Laranja Doce, 9 gotas do óleo essencial de Olíbano e 4 gotas do óleo essencial de Ylang Ylang. Mexa bem e coloque em um frasco pet ou de vidro, de 60 ml. A mistura pode ser utilizada para borrifar no ambiente ou no carro. A sinergia deixará a relação com seu pai com mais alto astral.

Mas lembre-se sempre de consultar um aromaterapeuta, que é o profissional indicado para orientar você na escolha dos óleos essenciais de forma segura.

Cores na decoração harmonizam vida em família

Experimente decorar a casa com bexigas ou velas coloridas. A cor rosa sugere boa comunicação entre as pessoas, além de oferecer mais afetividade, carinho e afeto entre pais e filhos. Já o verde traz equilíbrio e tranquilidade, enquanto o laranja oferece leveza, coragem, ousadia e desprendimento.

Esta matéria foi útil para você?

SOBRE O AUTOR

Solange Lima

Terapeuta holística e numeróloga. Utiliza técnicas como Florais, Aromaterapia, Cromoterapia, Shiatsu, Reflexologia e Reiki. Realiza atendimentos em São Paulo. Saiba mais »

contato: solange@solangelima.net
  • e-mail
  • Imprimir
E-mail para receber matérias da Revista

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

NOVAS MATÉRIAS A CADA 15 DIAS