Carregando pagina

Você > Autoconhecimento

Desperte a criança dentro de você

Ao lado dos pequenos, atividades rotineiras viram momentos divertidos

 

A rotina de quem tem filhos é quase uma maratona. Há tantas tarefas para dar conta todos os dias...Um pai uma vez me disse que se sente como um malabarista de circo, aquele que vai girando um pouco cada um dos pratos para que não caiam no chão. Fiquei pensando, será que ele consegue olhar para um prato e vê-lo girar por alguns poucos segundos? Com certeza deve ser difícil, não é? O mesmo se aplica aos pais, que na correria cotidiana muitas vezes nem conseguem perceber o quão espertos e engraçados os filhos estão ficando.

O dia passa e a noite chega tão rápido todos os dias, que muitas vezes chegamos à conclusão que pensamos tanto em "ter", executamos tarefas e pouco "sentimos". Talvez o sentir seja o grande segredo da vida e para isso precisamos compartilhar, estar com as pessoas que amamos. Aproveite todos os momentos que puder! No caminho da escola, por exemplo, escute com seu filho um cd com as musicas preferidas de vocês. Pense em como tornar as atividades rotineiras em momentos divertidos e prazerosos.

Risadas para afastar o marasmo

Quer ver um pai e mãe feliz? Basta o filhote sorrir! É bom demais ter crianças por perto, tem coisas que só elas com toda sua pureza são capazes de fazer. Em poucos segundos a ingenuidade dos pequenos aparece e faz os pais rirem mesmo num momento difícil. Não há como não se divertir com suas conquistas e aprendizados e é por isso que dizemos: a felicidade é contagiosa!

Momentos de grande felicidade virão nas situações mais cotidianas, basta que você se permita enxergá-los com outros olhos."Momentos de grande felicidade virão nas situações mais cotidianas, basta que você se permita enxergá-los com outros olhos."

Como, por exemplo, não rir com eles quando se lambuzam de sorvete num dia quente? Aquelas carinhas meladas tão lindas! Ao invés de pensar na roupa que sujou, curta esse momento e se lambuze como o seu filho, ria, permita-se ser feliz e volte a ser criança também! No final da brincadeira quem sabe você poderá ganhar um gostoso beijo gelado!

É simples fazer os pequenos sorrir e de quebra você também sentirá uma felicidade sem fim, despertando a criança adormecida em você. Ensine ao filhote uma brincadeira da sua infância, valem todas aquelas das quais guardamos boas memórias, como pular amarelinha, esconde-esconde, pega-pega e rodar pião.

Estar perto das crianças dá a chance de "aproveitar" a felicidade deles. Revivemos um pouco a nossa infância e nos lembramos de como as coisas podem ser simples, com um sabor diferente...isso só depende da forma como olhamos para as situações.

Esta matéria foi útil para você?

SOBRE O AUTOR

Denise Gurgel

Fisioterapeuta materno infantil, especialista em Shantala, consultora do sono e de desenvolvimento motor dos pequenos. Atende em São Paulo e no Rio de Janeiro. Saiba mais »

contato: contato@cursoshantala.com.br
  • e-mail
  • Imprimir
E-mail para receber matérias da Revista

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

NOVAS MATÉRIAS A CADA 15 DIAS