Carregando pagina

Carreira e Dinheiro > Prosperidade

Desbloqueie sua dificuldade em ganhar dinheiro e ser próspero

Problema acontece quando você tenta se proteger de possíveis ameaças

 
Imagem: Bigstockphoto

Parece loucura pensar que a gente se protege do que mais queremos na vida. Ainda mais de algo que traz tanto sofrimento para nós, como o fato de não ter dinheiro. Algumas pessoas chamam de autossabotagem. E é. Mas, ao mesmo, é tão difícil viver com este peso de ser um autossabotador, você não acha? Sinta. Sinta o peso. Por isso, prefiro chamar de "proteção".

Até porque, quando chamamos o que estamos vivendo de autossabotagem ficamos triste conosco e não vamos a lugar nenhum. Por outro lado, quando reconhecemos que na verdade estamos apenas nos protegendo do que consideramos ameaçador para nós, é muito mais saudável sair do ciclo vicioso.

Então, este é o primeiro passo: reconhecer que você está no modo proteção.

Por que você se protege do dinheiro?

Por que a gente se protegeria de receber mais? De ter mais conforto? De realizar nossos sonhos? De terminar nossos projetos tão desejados? De brilhar e mostrar quem somos?

Assim como existe uma corrente positiva dentro de nós buscando a expansão e a expressão, grande parte da nossa energia está sendo utilizada para a nossa proteção.

Em algum momento de nossas vidas, e geralmente isso acontece muito cedo, nós associamos de alguma maneira que dinheiro e poder pessoal poderiam nos machucar."Em algum momento de nossas vidas, e geralmente isso acontece muito cedo, nós associamos de alguma maneira que dinheiro e poder pessoal poderiam nos machucar."

Que ter conforto daria mais trabalho do que prazer; que realizar os nossos sonhos faria com que a gente traísse nossas famílias ou o lugar de onde viemos; e que terminar os nossos projetos, apesar da realização, poderia nos trazer problemas maiores.

Atingir um sonho significa perder algo que você não quer deixar ir?

Já atendi pessoas que não terminavam a tese de mestrado porque, inconscientemente, sabiam que a partir do momento que entregassem este projeto teriam que sair de casa - e isso era ameaçador para elas. Então, para se protegerem, inconscientemente faziam com que o seu sonho não fosse realizado.

Também já vi casos de pessoas que se recusavam a ganhar dinheiro porque um dia seus pais haviam perdido tudo e elas não queriam passar pelo sofrimento de falir também. Elas estavam apenas se protegendo desta "possível' ameaça.

No meu caso, o que eu descobri na minha jornada foi que me escondia de brilhar mais porque já havia sido rejeitada, punida e ignorada por isso. Então, fiz votos comigo mesma, prometendo que jamais me colocaria em nenhuma situação que me fizesse, de alguma maneira, passar por este sofrimento de novo.

Percebe? O que está acontecendo é proteção. E se proteger não é errado ou ruim, mas estamos um pouco confusos, fazendo isso com as coisas que mais desejamos.

Você está tentando se proteger de brilhar porque já sofreu por isso e não quer que aconteça novamente. Você está tentando se proteger do dinheiro porque um dia alguém lhe disse que pessoas que têm muito são "isso ou aquilo", e você quer se proteger de se tornar tudo o que falaram também.

Problema está em acreditar que não pode ter duas coisas

Você está se protegendo do que eu chamo de: "ou x, ou y". Acreditamos que:

  • Ou temos dinheiro, ou tempo e prazer
  • Ou terminamos a tese, ou temos felicidade, lar, possibilidade de sobrevivência

Então, para nos proteger de perder algo, escolhemos uma possibilidade ou outra.

Já atendi pessoas que recebiam pedidos de orçamentos para seus serviços, mas não respondiam as mensagens e depois reclamavam que não tinham mais dinheiro. Elas estavam se sabotando? É mais curativo entender que estavam se protegendo. Acreditavam que se aceitassem mais trabalho, teriam também mais estresse.

O modo proteção, ou o modo "ou x, ou y", faz a gente se desconectar das infinitas possibilidades, das alternativas e soluções criativas. Quando passamos a nos reconciliar internamente, passamos a operar no modo "e + e".

  • É possível ganhar mais e ao mesmo tempo ter prazer e tempo livre
  • É possível ser abundante e rico e também ser uma pessoa do bem

Como sair da proteção e permitir a prosperidade na sua vida?

Crenças nocivas limitam sua capacidade de realização

Crenças nocivas limitam sua capacidade de realização
Aprenda a identificar e mudar pensamentos e comportamentos repetitivos

O mundo da autoajuda vai dizer que você precisa se consertar. Mas isso não colabora. Pense comigo: de repente passamos a olhar para nós como uma tarefa, a de retirar o que está errado em nosso interior. Imagine, isso não traz segurança nenhuma e não melhora o processo! Apenas traz mais peso e insegurança. E para o nosso sistema nervoso, mais medo e estresse. Com toda essa carga, nós, que já estávamos nos protegendo de uma possível ameaça antes, agora passamos a operar mais ainda no modo de sobrevivência: fugir ou correr.

O modo sobrevivência não nos ajuda a acessar a abundância e nem potencializa nosso brilho. Apenas limita a nossa capacidade de acessar nossa potência criativa.

Quando temos crenças limitantes e votos nos sabotando não podemos começar mais uma briga contra nós mesmos. O caminho não pode ser criar mais uma guerra.

Aceitação não é acomodação. Significa se libertar

Então, o que precisamos fazer? A cura acontece quando fazemos o oposto: aceitamos o que existe."A cura acontece quando fazemos o oposto: aceitamos o que existe."

Aceitar não significa que aquela limitação momentânea ficará ali para sempre, mas sim que vamos começar a enviar uma outra mensagem ao nosso sistema nervoso quando estamos pensando e processando aquele assunto. Daremos segurança a ele.

Pois é isso que precisamos fazer quando estamos nos sentindo ameaçados: reestabelecer a segurança para que possamos avançar, receber, brilhar e ganhar mais.

Este é o grande passo, reconciliar as nossas energias - que são formadas pelas forças que nos movem para frente e as que impedem nosso movimento. Quando estas duas se unem e não estão mais contrárias, temos toda a força que precisamos para avançar.

Assim, passamos do modo proteção, para o modo expressão. A energia antes usada para defender uma parte nossa da outra é direcionada, de forma combinada, para nos fazer crescer!

E é assim que todo desbloqueio acontece: trazendo de volta a segurança interna e não mais o medo.

Esta matéria foi útil para você?

SOBRE O AUTOR

Ariana Schlösser

Terapeuta, consultora em liberdade emocional e educadora espiritual. Ministra palestras e cursos, atuando como facilitadora dos ensinamentos do livro Um Curso em Milagres. Especialista em The Work of Byron Katie e em Emotional Freedom Techniques (EFT). Saiba mais »

contato: contato@tudoenergia.com.br
  • e-mail
  • Imprimir
E-mail para receber matérias da Revista

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

NOVAS MATÉRIAS A CADA 15 DIAS