Arte de Viver
Tiago Monteleone
Por Tiago MonteleoneLeia em 5 min.22/06/2017 Atualizado em 07/05/2018

Depoimento: Yoga despertou meus verdadeiros potenciais

Prática deixou corpo saudável, relacionamentos melhores e carreira bem-sucedida

Prática deixou corpo saudável, relacionamentos melhores e carreira bem-sucedida

Depoimento: Yoga despertou meus verdadeiros potenciais

Sou engenheiro químico de formação e trabalho na área ambiental desde que formei. Com os anos e a vida diária de rotina em meio a processos industriais ou empresariais, a minha válvula de escape era encontrada nos finais de semana e, até mesmo, aos finais do dia, em que me reunia com amigos para beber e fugir um pouco da realidade e do estresse impostos pelos padrões atuais de trabalho – salário – contas.

Sempre gostei de exercícios físicos, mas também tinha muita preguiça de ir para a atividade.

Sempre gostei de exercícios físicos, mas também tinha muita preguiça de ir para a atividade.

Por várias vezes me inscrevi em academias, começava e com alguns meses desistia. O máximo que consegui foi permanecer por 6 meses praticando. E mesmo assim sem muito prazer, pois o ambiente para mim sempre foi desagradável e muito egocentrado.

Sou de família católica, mas meus pais nunca me impuseram a religião. Fui batizado com 9 anos, pois eles imaginaram que com essa idade eu teria condições de tomar minha própria decisão neste sentido. Claro que não. Mas fui assim mesmo. Quando pude tomar minha própria decisão sobre minha espiritualidade, acabei me convertendo ao Budismo de Nitiren Daishonin, no qual iniciei meu contato com a Meditação.

Yoga e respiração despertaram meus potenciais

Dessa “salada de fruta”, certo dia eu me vi participante de um curso de respiração, dentro de uma instituição internacional chamada Arte de Viver, por indicação de uma colega de trabalho que viu em mim um potencial admirador do que era ensinado por lá. Fui sem criar muita expectativa, pois nem sabia o que me esperava.

Acontece que a prática dos pranayamas, exercícios de respiração utilizados no Yoga todos os dias e dou aulas de como forma complementar de renda, mas, principalmente, por que a prática deve ser transmitida por todos que tiveram acesso a esta ciência que promove saúde da forma mais natural que existe no mundo.

+ sobre Yoga

Posições de Yoga revelam seus desafios na
vida

 

Posturas de Yoga para iniciantes

 

Pratique a saudação ao sol

 

Entrevista: como despertar suas forças com
Yoga?

 

Tiago Monteleone

Tiago Monteleone

Engenheiro químico e Instrutor de Yoga. Trabalha com Meio Ambiente e, como voluntário, ensina os cursos Happiness Program e Sri Sri Yoga na Fundação Internacional Arte de Viver. Sobre aulas de yoga regulares, escreva para srisriyoga@artedeviver.org.br 
Arte de Viver

Arte de Viver

A Arte de Viver é uma organização internacional fundada pelo líder humanitário e espiritual Sri Sri Ravi Shankar, com o objetivo de disseminar práticas de bem-estar para a redução do estresse e da violência, através de técnicas respiratórias, trabalho voluntário, yoga e meditação. Seus programas educacionais e sociais têm ajudado milhões de pessoas ao redor do mundo a transformarem suas vidas, e oferecem ferramentas que criam uma profunda paz interior e felicidade, capacitando o indivíduo a atingir seu máximo potencial.