Carregando pagina

Você > Desenvolvimento Pessoal

Delete a preocupação

Use a meditação para reprogramar seu computador interno

 

A mente de um bebê recém-nascido é como um computador novo, tem o mesmo potencial de aprendizado. Você já pensou nisso? Quando nascemos, nossa mente esta completamente limpa, novinha em folha. Ou também poderíamos dizer vazia. Com o tempo ela vai registrando tudo que esta à sua volta. Para que uma criança cresça bem adaptada à sociedade em que vive, seus familiares, educadores e todas as pessoas do seu convívio diário vão lhe ensinar tudo que lhe for necessário. Como deve se comportar, o que deve comer, entre outras milhares de informações. Aos poucos sua personalidade vai se estruturar e definir que tipo de ser humano ela se tornará.

Nos primeiros cinco anos o bebê forma a base de sua personalidade. Depois, baseado em tudo que experimentar e ver, acrescentará emoções por cima desta estrutura inicial. Um computador novinho é igual. Pode parecer meio estranho e até engraçado, mas acompanhe meu pensamento...

Quando se compra um computador, para que ele funcione de maneira mais prática e eficiente para suas necessidades, você deve instalar programas específicos. Conforme vai usando e criando conteúdo você vai enchendo seu disco rígido, ou seja, sua memória. Igual uma criança, que vai acumulando novas informações intelectuais com o passar dos anos.

Quando a memória de seu computador fica cheia, ele fica mais lento, começa a trabalhar com dificuldade, ocorrem erros no sistema. E, com freqüência, ele perde arquivos sem aviso prévio. Pois é, nós também!

Para que tudo volte ao normal, você precisa desfragmentar seu disco rígido ou rearrumar todos os seus arquivos. Talvez você tenha que reinstalar alguns sistemas. Mas com certeza terá que jogar muita coisa fora. Ou seja, tem uma hora na vida em que temos que reorganizar nossa mente, soltar a rigidez das ações do dia a dia, jogar fora o que não serve mais, o que já esta velho e ultrapassado.

Quando percebemos que as coisas estão se repetindo, que estamos cansados, devemos reavaliar nosso disco rígido. Meditar, mergulhar no nosso interior é a melhor e mais eficiente forma de se acomodar e voltar a ter o nosso computador interno funcionando bem. Não é necessário chamar nenhum especialista. Se quer ampliar sua capacidade mental e ter tranqüilidade para resolver seus problemas diários, medite todos os dias. Respire com consciência e entre em contato com sua essência o maior tempo possível. Experimente, insista. Com a freqüência, a própria meditação vai ensinar você a meditar.

E não se esqueça: qualquer comportamento ou programação que desagrade ou não sirva mais, você pode reprogramar, deletar, descartar, esquecer. Afinal, quem manda em seu computador é você. Alguém pode até mandar um vírus indesejável para sua vida, mas se estiver em sintonia meditativa, você pode recusar.

Passo-a-passo simples para a meditação:

  • 1Reserve um tempo e um lugar calmo. Certifique-se que não será incomodado ou interrompido.
  • 2Coloque uma música ou um despertador suave se quiser controlar o tempo exato para a meditação.
  • 3Sente-se com a coluna ereta, para a melhor circulação de energia, e também para não dormir. Se preferir deitar, certifique-se de estar num local sem almofadas, para a coluna ficar esticada. Este é um exercício que traz sua consciência para o agora.
  • 4Feche os olhos, respire profundamente três vezes, relaxe seu corpo e acomode-o confortavelmente. Mantenha a atenção na sua respiração, no ar novo que entra (e como entra) e no ar velho que sai (e como sai). Reflita sobre as sensações trazidas por esta pequena atividade. Escute o som do ar entrando e saindo do seu corpo. Este som já é o mantra em sua própria essência. Mantenha todo o tempo sua mente ocupada com esta tarefa. Quando os pensamentos vierem, não os alimente pensando em outras coisas. Simplesmente solte-os e volte ao exercício de concentração.
  • 5Para finalizar, agradeça a você mesmo por esta prática e vá, calmamente, voltando a atenção para o seu corpo. Mexa os dedos, alongue-se. Respeite seu tempo até sentir-se desperto para levantar-se

Esta matéria foi útil para você?

SOBRE O AUTOR

Regina Restelli

Terapeuta holística que vem desenvolvendo um inovador trabalho de autoconhecimento e autocura, baseado nos princípios da Física Quântica. Promove Grupos de Meditação em todo o país. Saiba mais »

contato: sanatkumara.tera@gmail.com
  • e-mail
  • Imprimir
E-mail para receber matérias da Revista

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

NOVAS MATÉRIAS A CADA 15 DIAS