Carregando pagina

Saúde > Prevenção e Cuidados

Culinária terapêutica: o poder das especiarias

Açafrão e canela previnem doenças e proporcionam mais disposição

 

Hoje em dia fala-se muito no uso dos alimentos, das ervas e das especiarias como forma terapêutica na prevenção de doenças, para ter mais qualidade de vida, uma alimentação mais saudável ou, ainda, buscar a cura de doenças. A culinária terapêutica, segundo a precursora do método, Rita de Seta, significa a união de especiarias e ervas com o intuito de utilizá-las no preparo dos alimentos, sucos e chás. "Essa culinária é alquímica, pois traz conhecimento e sensibilidade para conferir aos pratos cor, sabor e aromas diferenciados, estimulando prazer e saúde para o corpo e a alma", explica.

Dentre as especiarias que existem, neste artigo vamos falar de duas em especial: cúrcuma ou açafrão e canela. A primeira possui como principal componente a curcumina, cujo odor é agradável e o gosto levemente amargo, que lembra o do gengibre. Teve origem na Índia, onde é utilizada há mais de 2500 anos.

Curiosidade

O olfato é o único sentido que tem conexão direta com o cérebro. Através do nosso nariz, identificamos o cheiro de tudo ao redor. Somos capazes de identificar 1 trilhão de aromas, segundo pesquisa recente feita pela Universidade de Rockfeller, em Nova York (EUA). No entanto, usamos apenas uma pequena fração do nosso poder olfativo.
Então, o que será que significa sentir o cheiro de um bolo de maçã com canela, por exemplo, e ter vontade de comer um pedaço? Isso sugere que a nossa memória olfativa buscou nos arquivos do nosso cérebro o cheiro da maçã e da canela e, com ele, o desejo de comer. Por isso, pode-se dizer também que o nosso olfato está diretamente ligado ao nosso paladar.

O Brasil ainda não tem o hábito de utilizar a cúrcuma ou o açafrão na alimentação, já que a especiaria é muito presente em pratos de origem oriental e asiática. Além disso, costuma ser utilizada como condimento, possui substâncias antioxidantes e auxilia no combate aos radicais livres. Também é um excelente anti-inflamatório, ajudando a amenizar dores musculares. Tem um papel importante nas funções digestivas, principalmente na síndrome do cólon irritável, e ainda desintoxica o fígado.

A cúrcuma ainda ameniza a flatulência, as cólicas menstruais, a TPM e a má digestão. Também previne câncer de próstata e Alzheimer, ajuda no combate da ansiedade e da depressão e, por último, auxilia no metabolismo, ajudando nas dietas de emagrecimento. Sem falar na propriedade da cor da cúrcuma - um laranja amarelado - que sugere foco, disposição, determinação e coragem para enfrentar novos desafios.

E seu uso é muito simples: você pode acrescentar a cúrcuma no preparo dos alimentos no dia a dia. Geralmente ½ colher de chá do condimento é suficiente no preparo de feijão, arroz, carnes e frangos, molhos, biscoitos, bolos e até em sucos terapêuticos.

Canela: uma das especiarias mais antigas previne doenças e traz disposição

A canela é uma das especiarias mais velhas do mundo, nativa do Sri Lanka. Seus benefícios são inúmeros: ajuda no controle do colesterol e triglicérides, reduz os níveis de açúcar no sangue, regula os ciclos menstruais, previne estados gripais e tosses crônicas, é anti-inflamatória e estimulante, e ainda traz energia e disposição no dia a dia. Pode ser utilizada no dia a dia em sucos, bolos, doces, carnes.

As especiarias não devem substituir os tratamentos médicos. Você pode incluí-las na alimentação e no dia a dia para trazer mais qualidade de vida e melhora da saúde física e emocional. No entanto, por serem muito estimulantes, não devem ser consumidas por gestantes, já que algumas podem provocar aborto.

Sendo assim, que tal experimentar um suco terapêutico que, além de antioxidante e diurético, ainda ajuda a controlar a ansiedade e dar energia? Além disso, a cor da bebida é o laranja, para você também poder aproveitar todas as propriedades da cor, que ajuda a ter mais disposição e energia.

SUCO LARANJA ANTIOXIDANTE

Ingredientes:

  • 1 cenoura ralada
  • 2 fatias de abacaxi
  • 2 laranjas pêra
  • ¼ de colher de chá de cúrcuma e ¼ de colher de chá de canela
  • 1 colher de chá de açúcar demerara ou mel

Modo de preparo:

Bata a cenoura, o abacaxi e o suco de laranja no liquidificador ou centrífuga. Misture as especiarias e adoce a bebida.

Esta matéria foi útil para você?

SOBRE O AUTOR

Solange Lima

Terapeuta holística e numeróloga. Utiliza técnicas como Florais, Aromaterapia, Cromoterapia, Shiatsu, Reflexologia e Reiki. Realiza atendimentos em São Paulo. Saiba mais »

contato: solange@solangelima.net
  • e-mail
  • Imprimir
E-mail para receber matérias da Revista

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

NOVAS MATÉRIAS A CADA 15 DIAS