Carregando pagina

Beleza > Estética

Cosméticos de chocolate: como usar

Produtos feitos com a substância hidratam e previnem envelhecimento

 

Quem não fica com água na boca quando passa em frente daquelas docerias famosas, que exalam cheiro de chocolate na porta? Além de ser saborosa e deixar todos os nossos sentidos totalmente aguçados, essa sobremesa ainda possui ingredientes benéficos à saúde. Não é a toa que cada vez mais o chocolate vem sendo usado para finalidades estéticas. Rico em minerais como potássio, fósforo, ferro, cálcio, zinco, cobre, cromo e vitaminas E, B1 e B2, essa substância pode ser usada em cosméticos e é excelente para a pele.

Todos os produtos feitos à base de chocolate têm poder hidratante e podem atuar como clareadores de manchas, principalmente se utilizados como máscaras faciais. Por conter cacau em sua composição, a substância funciona como um poderoso antioxidante, prevenindo o envelhecimento precoce. Além disso, se aplicada nas pernas, é um eficaz tratamento anticelulite. O poder antioxidante do chocolate atua nas áreas onde temos muito acúmulo de radical livre, que ocorre em razão da má circulação local e dá origem à celulite. Já quando usada nos cabelos essa substância deixa as madeixas fortes e saudáveis, por ser rica em óleos que lubrificam os fios e ajudam a fechar as escamas. No entanto, os produtos à base de chocolate normalmente são mais oleosos e, por isso, contraindicados para esse tipo de pele, devido ao maior risco de obstrução dos poros.

É importante ficar atento na hora de consumir essa delícia. Apesar de não existirem dados que relacionem a ingestão do chocolate ao aparecimento da acne, vale lembrar que essa substância é rica em leite, o que pode provocar em algumas pessoas uma reação alérgica à proteína do leite e à cafeína, estimulando o aparecimento das indesejáveis espinhas.

Além de todos esses benefícios, o chocolate também pode funcionar como antidepressivo. Como outros doces, é composto de açúcar, que é um calmante natural. Essa substância ajuda o corpo a liberar insulina e aumenta o nível de serotonina cerebral, dando sensação incial de saciedade e calma. Isso ainda dá estímulo e pique, contribuindo para o bem-estar das mulheres na época da menstruação.

Esta matéria foi útil para você?

SOBRE O AUTOR

Gabriela Casabona

Médica dermatologista, participou da equipe da primeira temporada do programa "10 Anos Mais Jovem", do SBT. Co-autora do livro Cosmiatria em Dermatologia, mantém consultório em São Paulo e colabora no Ambulatório de Laser da Faculdade de Medicina do ABC, Saiba mais »

contato: grcasabona@uol.com.br
  • e-mail
  • Imprimir
E-mail para receber matérias da Revista

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

NOVAS MATÉRIAS A CADA 15 DIAS