Pesquisar
Loading...

Nodos lunares: o que são e quais os significados na Astrologia

Os Nodos Lunares estão relacionados à crença na reencarnação, principalmente para Astrologia Védica

Atualizado em

Quando o assunto é Astrologia, é sempre importante ressaltar que a forma dominante praticada no Brasil é a mesma que predomina nos países ocidentais. Há outras formas de Astrologia, como a Védica e a Chinesa, que seguem diferentes procedimentos. 

Contudo, mesmo a Astrologia Ocidental pode apresentar componentes herdados de outras culturas, de acordo com o gosto do astrólogo. Um bom exemplo disso são os Nodos Lunares, também chamados de nós lunares, assim como de cabeça e cauda do dragão.

Os Nodos Lunares no céu

A melhor forma de explicar o que são Nodos Lunares é através de uma ilustração. Mas, antes, é preciso deixar claro alguns pontos.

É perfeitamente sabido que a Terra gira em torno do Sol e não o contrário, mas a Astrologia considera que o centro de referência será sempre o indivíduo que nasce.

Somos, todos, centros de nosso próprio universo. Deste modo, sendo a pessoa o centro de referência, ela verá o Sol e a Lua a girarem no céu, em torno de si.

Entretanto, o Sol e a Lua não percorrem a mesma trilha celeste, percorrem trilhas aproximadas, como é possível ver na ilustração a seguir:

  • A linha cinza mostra o caminho que a Lua percorre em torno da pessoa.
  • A linha amarela mostra o caminho que o Sol percorre em torno da pessoa.

Essas órbitas, como se pode ver na ilustração, apesar de não serem idênticas, se cruzam em alguns pontos: há um ponto de cruzamento ao Norte, chamado “Nodo Ascendente”, “Nodo Norte” ou “cabeça do dragão”.

á o ponto de cruzamento ao Sul é chamado de “nodo descendente”, “nodo sul” ou “cauda do dragão”.

É interessante observar que esses pontos de cruzamento se deslocam lentamente, sempre em movimento retrógrado, ao longo de pouco mais de 18 anos.

Aproveite e leia também:
O que é Mercúrio Retrógrado?
Inferno Astral existe mesmo?
O Ascendente fica mais forte depois dos 30?

Os Nodos Lunares para Astronomia

Para a Astronomia, os Nodos Lunares são importantes porque permitem antever eclipses.

Quando a Lua e o Sol estão ao mesmo tempo cruzando o Nodo Norte ou o Nodo Sul, um eclipse acontece. Se a Lua e o Sol estiverem no mesmo nodo (seja Norte ou Sul), teremos Lua Nova com um eclipse solar. Se a Lua e o Sol estiverem em nodos opostos, teremos Lua Cheia e um eclipse lunar.

Os nodos explicam a razão pela qual não acontecem eclipses em todas as luas cheias ou novas, mas apenas em algumas. Para que o eclipse aconteça, não basta ser Lua Cheia ou Lua Nova: é preciso que o Sol e a Lua estejam exatamente nos pontos de cruzamento da trilha solar e lunar, ou seja, em cima dos pontos chamados de “nodos”.

Os significados dos Nodos Lunares

Os nodos lunares têm grande importância na Astrologia de linhagem védica (hindu) e seu significado está atrelado à crença na reencarnação.

De acordo com estudiosos do conhecimento astrológico védico:

  • O Nodo Sul se refere a hábitos e condicionamentos que trazemos de outras vidas e que precisam ser superados se quisermos evoluir.
  • O Nodo Norte se refere a hábitos que precisamos cultivar para o crescimento espiritual.

Isso explica por que alguns astrólogos brasileiros usam nodos lunares e outros, não ao analisarem um Mapa Astral. Isso porque nem todo astrólogo é reencarnacionista ou crê em reencarnação.

Apesar de existirem algumas pesquisas que tentam aplicar o conceito de Nodos Lunares a uma abordagem não-reencarnatória, tais pesquisas são ainda muito iniciais e estão longe de representarem um consenso na comunidade de astrólogos.

Essas pesquisas ainda iniciais sugerem que:

  • O Nodo Sul representa condicionamentos familiares a serem rompidos.
  • O Nodo Norte representa o caminho de realização individual.

Dessa forma, se estiver com curiosidade para conhecer seus Nodos Lunares, o recomendável é que você procure um astrólogo kármico de confiança, de preferência que trabalhe com a linha védica.

Alexey Dodsworth

Alexey Dodsworth

Astrólogo e autor de análises de Astrologia, Tarot e Runas do Personare. Sua afinidade com temas esotéricos se alinha com sua defesa à liberdade de saberes, sejam eles científicos ou não.

Saiba mais sobre mim