Carregando pagina

Você > Desenvolvimento Pessoal

Conheça os níveis de aprendizado do Reiki

Por meio de cursos, aluno pode aplicar técnica e se beneficiar dela

 

O Reiki é uma técnica japonesa de canalização de energia, passada através do toque das mãos para a harmonização dos corpos físico, emocional, mental e energético. O Reiki equilibra e energiza, levando a uma maior harmonia. É uma técnica suave e natural que nos ajuda a buscar uma maneira melhor de lidarmos com nossas emoções, nossos pensamentos e situações da vida.

Para aprender essa técnica, são ministrados cursos que estão divididos em três níveis, mais o mestrado. Mas vale lembrar que não necessariamente a pessoa que começar fazendo o Reiki 1 terá que ir até o mestrado. Afinal, a ideia é cada um obedecer seu próprio tempo e buscar o que lhe é mais prioritário, seguindo ou não pelos níveis até o final. A partir do Reiki 1, a pessoa já é considerada reikiana e se beneficiará da técnica.

Os cursos são sempre ministrados por um mestre Reiki, e o tempo de duração poderá variar de acordo com o jeito de cada profissional ministrar os cursos. Busque sempre informações sobre o profissional e o curso, de preferência com quem já participou de um. Claro que aquelas pessoas que não desejam se especializar na técnica poderão se beneficiar somente com o atendimento do Reiki.

Dentro dos conteúdos dos níveis, temos a parte teórica e a prática. Na parte teórica, são apresentados os fundamentos do Reiki, o conceito, a história, os benefícios da técnica e seu funcionamento, os cinco princípios, os símbolos e suas características, as posições e as técnicas para aplicação.

Além da divisão para aprendizado de técnicas diferentes em cada nível, temos focos diferentes em cada um dos níveis.

Reiki nível 1

Foca na própria pessoa, em especial na sua limpeza energética e equilíbrio. O iniciado aprende a prática da autoaplicação e passa pelo ritual de iniciação, o que propicia uma proteção energética, garantindo uma energia mais equilibrada e harmônica.

Reiki nível 2

Essa parte do curso foca nos aspectos emocionais e mentais. Atua de uma forma especial, promovendo uma transformação nos padrões emocionais e mentais da pessoa que o pratica. Não é a toa que esse nível é chamado de "transformação". Na parte prática desse nível, o reikiano aperfeiçoa técnicas para aplicação do Reiki nas pessoas próximas, familiares e amigos.

Reiki nível 3

Nesse nível, o aluno já tem uma visão do quanto o Reiki passou a ser importante para si mesmo e como pode beneficiar-se com ele. Vibra-se no Amor Incondicional, que não julga e não impõe condições, que leva a vontade de passar aos outros, ajudar o próximo, fazer a diferença. Esse é o foco principal desse nível: fazer a diferença, ser a ação de mudança. Nesse nível de Reiki, aprendemos técnicas de Reiki à distância e Reiki para grupos de pessoas, ou seja, o reikiano é capacitado a enviar energia, equilibrar e harmonizar o seu entorno. É também conhecido como o nível do Mestre Interior.

Reiki nível 3 Mestrado

Foca na profundidade de conhecimento, preparando a pessoa para ser responsável pela formação de outros reikianos que queiram iniciar-se. É como uma potencialidade que poderá ser colocada em prática, mas pode também funcionar apenas na busca de conhecimentos mais profundos, assim como ver, apreender e assimilar os símbolos do nível. Nesse nível o praticante também discute e pensa sobre alguns conceitos como tempo, equilíbrio, dualidade e crise.

O Mestrado é o momento do "eu estou pronto", e supõe a vontade pela busca de conhecimento, o ampliar e o expandir do nosso interior para um ser humano pensante, mais consciente e atuante.

Esta matéria foi útil para você?

SOBRE O AUTOR

Simone Kobayashi

É terapeuta holística e autora do livro "Pedras e Cristais - Em Busca do Equilíbrio". Ministra cursos de Geoterapia (em SP e via internet) e de todos os níveis de Reiki. Saiba mais »

contato: sk@simonekobayashi.com
  • e-mail
  • Imprimir
E-mail para receber matérias da Revista

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

NOVAS MATÉRIAS A CADA 15 DIAS