Carregando pagina

Saúde > Prevenção e Cuidados

Conheça a massagem ayurvédica

Técnica relaxa, previne doenças respiratórias, realinha postura e mais

 

Famosa por seus efeitos relaxantes, a massagem ayurvédica também pode ser benéfica para a saúde e responsável pelo equilíbrio entre corpo, mente e energia. A técnica, que mistura métodos de Yoga e Ayurveda, desintoxica o organismo, deixa as pessoas mais calmas e pacientes, reduz sintomas depressivos ou bloqueios emocionais, realinha a postura e previne doenças respiratórias, além de ser uma ótima fonte de rejuvenescimento e emagrecimento.

De acordo com o indiano Keshav, especialista na técnica, a massagem ayurvédica é baseada em três princípios: energia vital, circulação sanguínea e respiração. "Como o método ajuda a respirar bem, o corpo recebe mais oxigênio, a circulação funciona melhor e a pessoa fica com mais disposição para viver. Quando ganhamos pouco ar, o organismo tem menos vitalidade, o que nos deixa cansados, tristes ou depressivos. Com tantos benefícios, podemos dizer que uma hora de massagem equivale a três horas de caminhada", avalia.

A massagem é feita por meio de toques profundos e vigorosos e utiliza produtos naturais, como o óleo vegetal. Este lubrificante é esquentado em um recipiente e aplicado em temperatura morna na pele. Cremes que contêm qualquer tipo de química na fórmula não são permitidos. A técnica começa a ser realizada pela coluna do paciente, que é a base de sustentação do corpo. Depois disso, os movimentos são estendidos ao pescoço, ombros, pernas, barriga, peito e rosto.

"O óleo penetra na pele, ajudando a hidratá-la, dando mais elasticidade, beleza e movimento. Para ajudar no realinhamento postural e na flexibilidade da pessoa, misturo alguns movimentos e alongamentos inspirados no Yoga. A massagem pode ser dolorida em alguns pontos, já que funciona liberando as tensões e o estresse. A melhor forma de aproveitar as sessões é evitar contrair a musculatura, expirando profundamente. Quando a pessoa consegue relaxar, o chakra da sexualidade é estimulado e ela pode até sentir uma enorme sensação de prazer", explica Keshav.

Fique atento ao estresse

A massagem dura cerca de uma hora e meia e leva em consideração as necessidades de cada um. Segundo Keshav, depois de sete sessões já é possível sentir as mudanças. "Precisamos fazer uso de algum tipo de técnica semanal para relaxar da rotina corrida. Muita gente se preocupa com coisas externas, ao invés de olhar para dentro de si mesmo. Por melhorar a circulação, a massagem ayurvédica ajuda a limpar as energias negativas e a sobrecarga emocional. Sendo assim, é natural que depois de uma sessão a pessoa sinta-se à vontade para desabafar sobre seus problemas", conta.

O especialista acredita que a melhor forma de continuar colhendo os benefícios após a massagem é a partir da auto-observação. "Nosso corpo é o melhor médico. Por este motivo, é importante prestar atenção em você e analisar os possíveis desequilíbrios físicos que seu organismo sinaliza. Quem vive uma relação amorosa também pode observar o ser amado. Esse tipo de comportamento estimula o autoconhecimento e facilita a descoberta precoce de problemas", aconselha.

Apesar dos benefícios, nem todos podem experimentar a massagem ayurvédica. De acordo com Keshav, a técnica não é indicada para pessoas que apresentam sintomas de febre, tosse, alergias ou machucados na pele, problemas cardíacos, labirintite e órgãos quebrados ou operados recentemente.

Ayurveda e Yoga em favor da saúde

Precussores do Ayurveda e movidos pela curiosidade de saber como o corpo funcionava, os indianos costumavam se isolar nas montanhas para aprender com os animais. Ao perceber que os bichos ingeriam plantas com propriedades curativas para se livrar de alguma doença, eles descobriram há cerca de 5.500 anos, que a natureza era fonte inesgotável de conhecimento, proteção e vida. "Por este motivo, muitas posturas de Yoga levam os nomes de animais", esclarece Keshav.

A massagem é um dos pilares do Ayurveda. Os demais são: yoga, alimentação, exercício e qualidade de vida. "Faça massagens em seu corpo para se livrar das energias negativas; coma de forma saudável, evitando frituras e gorduras em excesso; pratique atividades físicas e busque se conhecer melhor", finaliza.

Para continuar refletindo sobre o tema

Ayurveda: massagem anti-estresse - http://www.personare.com.br/revista/saude-e-beleza/materia/45/ayurveda-massagem-anti-estresse
Ayurveda: alimentação para a saúde - http://www.personare.com.br/revista/saude-e-beleza/materia/122/ayurveda:-alimentacao-para-a-saude

Esta matéria foi útil para você?

SOBRE O AUTOR

Equipe Personare

Nós, da equipe Personare, também estamos em um processo constante de conhecimento sobre nós mesmos, sobre o mundo e sobre as relações humanas. Saiba mais »

contato: conteudo@personare.com.br
  • e-mail
  • Imprimir
E-mail para receber matérias da Revista

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

NOVAS MATÉRIAS A CADA 15 DIAS