Carregando pagina

Carreira e Dinheiro > Vida Profissional

Concilie trabalho e problemas

É possível dar atenção à carreira quando a vida pessoal está um caos

 

Parece tarefa impossível ter forças e disposição para trabalhar quando a vida pessoal está um caos. Se você já passou por alguma situação que te deixou muito fragilizado e com as emoções a flor da pele, precisa saber que às vezes o sofrimento pode mesmo nos consumir e nos fazer pensar que nunca vamos superá-lo. Nesses momentos, como encontrar forças para se dedicar ao trabalho?

Antes de responder essa pergunta, vale entender que este caos mental e/ou emocional pode ser causado por inúmeros fatores, como a morte de um ente querido, o término de um relacionamento ou até mesmo um trauma após ter passado por um roubo. No entanto, determinar o tipo de situação que fragiliza cada um de nós depende da maneira como lidamos com nosso lado emocional no momento em que ocorre o problema. Geralmente, as situações difíceis servem como um gatilho para que as pessoas passem a encarar a vida como um verdadeiro caos.

Nessas horas, parece que o melhor a fazer é se recolher e deixar que a tempestade emocional passe, não é mesmo? O problema é que a maioria das pessoas tem pendências profissionais que devem ser cumpridas e acaba sendo inevitável dar continuidade ao trabalho. Neste momento, a sinceridade pode fazer diferença. Experimente não usar disfarces para mascarar seu momento difícil e fale com os outros funcionários que está passando por uma situação delicada em sua vida pessoal.

Buscando soluções

Mesmo que você não acredite na capacidade do outro de ser solidário e compreensivo, as atitudes de seu chefe ou companheiros de trabalho podem surpreender. Ao aceitarmos que realmente precisamos de um tempo para restabelecer nossas vidas, as pessoas ao nosso redor começam a ser mais abertas à fase delicada pela qual passamos. Assumir os momentos de fragilidade ainda traz a compreensão e a aceitação de que estamos realmente precisando de ajuda para lidar com um problema e que, em muitos casos, não conseguimos achar essa força interior sozinhos.

Uma das lições mais poderosas que pode ser aprendida nesse período é a descoberta de uma força interior, chamada inteligência emocional. Esse sentimento nos torna lúcidos para lidar com os problemas e, ao trabalharmos com essa habilidade, podemos descobrir caminhos para nos libertar do caos emocional. Isso ocorre através de uma análise sobre o que nos levou a ver a vida sob uma visão caótica, encontrando ferramentas internas capazes de livrar nossa mente dos problemas e preocupações para continuarmos a exercer nossas funções profissionais com tranquilidade.

Parece muito difícil acreditar que temos capacidade para lidar com a nossa dor no momento que desejamos, sem carregá-la para o ambiente profissional. Mas isto é possível de ser feito quando começamos a compreender que, independente do tamanho do problema, podemos superá-lo. Uma das maneiras para resolver as dificuldades é tomar consciência do processo e contar com a ajuda de pessoas ao nosso redor para nos livrar da sensação de derrota interior e finalmente conseguir tirar do nosso interior a dor que parece nos esgotar.

Esta matéria foi útil para você?

SOBRE O AUTOR

Bruna Rafaele

Mestre em Estudo da Linguagem (PUC-Rio) e Mentora (FGV), atua dando consultas pessoalmente e pela internet. Saiba mais »

contato: contato@brunarafaele.com.br
  • e-mail
  • Imprimir
E-mail para receber matérias da Revista

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

NOVAS MATÉRIAS A CADA 15 DIAS

Holis é uma empresa do Grupo Personare