Gabriela Casabona
Por Gabriela CasabonaLeia em 7 min.12/12/2012 

Comece o ano com a pele renovada

Aprenda tratamentos caseiros para deixar você mais bonita

Aprenda tratamentos caseiros para deixar você mais bonita

Que tal passar as festas de fim de ano com uma pele lisinha e saudável? Por meio de cuidados simples, é possível manter seu rosto sempre bonito. E isso pode ser feito em três etapas: limpeza correta, hidratação e proteção.

Independentemente do seu tipo de pele, se oleosa, mista, seca ou normal, é importante lavar o rosto duas vezes ao dia, usar sabonete líquido na hora do banho, aplicar protetor solar diariamente nas áreas mais expostas ao sol, não espremer espinhas e sempre retirar a maquiagem antes de dormir.

Limpeza natural

Para deixar sua pele sempre limpa e livre da sujeira, experimente misturar:

  1. 1 colher de sopa de iogurte
  2. 1 colher de sopa de leite
  3. 1 colher de chá de mel
  4. ½ colher de sopa de aveia em flocos finos

Passe essa combinação no rosto, deixe agir por alguns minutos e depois lave com água morna. A mistura fará uma limpeza profunda na sua pele, deixando-a com uma aparência luminosa. Repita esse ritual duas vezes ao dia: a primeira vez pela manhã e a outra na parte da noite.

Proteção é importante

Nos dias quentes, é importante se proteger da luz do sol. Para isso, passe protetor solar duas vezes ao dia, ou sempre que for sair ao ar livre. A quantidade ideal para uso de protetor no rosto, pescoço e braços é de meia colher de chá para cada região.

Não esqueça da hidratação

A hidratação é fundamental para garantir a saúde da pele. Para isso, beba bastante líquido e coma frutas e verduras da época. Essas opções são baratas e protegem sua pele, deixando-a sempre bonita. Outra opção são as máscaras naturais. Aprenda abaixo algumas receitas de como hidratar a pele sem sair de casa:

  1. Para peles oleosas, normais e mistas: 1/2 pepino, um ovo, duas colheres de sopa de leite em pó e uma clara de ovo em neve. Bata tudo com cuidado, com uma colher, durante três minutos. Depois passe a mistura no rosto e deixe por mais três minutos. Então lave bem para retirar o creme do rosto e, se for sair à rua, aplique protetor solar.
  2. Para peles ressecadas: duas colheres de sopa de óleo para bebês e duas colheres de sopa de maionese. Misture os ingredientes, aplique na face e deixe agir por dez minutos. Depois disso é só lavar o rosto.
Gabriela Casabona

Gabriela Casabona

Médica dermatologista, participou da equipe da primeira temporada do programa "10 Anos Mais Jovem", do SBT. Co-autora do livro Cosmiatria em Dermatologia, mantém consultório em São Paulo e colabora no Ambulatório de Laser da Faculdade de Medicina do ABC,