Cheiros para amenizar feridas emocionais

Aromas controlam raiva, dificuldade de expor sentimentos, traumas e mais

Cheiros para amenizar feridas emocionais

No dia a dia estamos rodeados de aromas, cheiros e odores que afetam diretamente nossa vida. Alguns servem de alerta, como, por exemplo, o cheiro de queimado, que indica algo errado: comida ou algo pegando fogo. Outros são capazes de alcançar as regiões mais profundas de nosso cérebro e evocar as memórias do passado ou deflagrar emoções.

De onde vem o cheiro?

Qual a diferença entre o cheiro de uma rosa e de uma laranja? As pesquisas na área do olfato são muito recentes e estão em crescente avanço. O papel mais importante do olfato para o homem talvez seja o de garantir a percepção dos sabores dos alimentos. Sem o olfato, o gosto da comida fica restrito às sensações que são detectadas pela língua: doce, amargo, salgado ou azedo. Sem este sentido fica difícil diferenciar um sabor doce de um amargo, por exemplo.

O olfato é o sentido que está mais ligado às regiões do cérebro envolvidas em emoções e memórias: o sistema límbico. Alguns cheiros também podem fazer com que ocorra a ativação do hipotálamo, resultando na produção de hormônios que controlam as funções fisiológicas, como apetite e comportamento sexual. Outra região é o hipocampo, que é importante para a formação das memórias olfativas. Isso significa que um cheiro específico pode desencadear memórias de nossa infância ou de experiências que foram boas ou ruins. Tudo vai depender dos arquivos que serão abertos nesse departamento do nosso cérebro, a morada das nossas memórias.

Não apagamos memórias. Uma vez registradas, elas passarão a fazer parte de nossas vidas, pois estão no cérebro. Neste sentido, podemos usar a Aromaterapia para resgatar ou amenizar estados emocionais atrelados a estas lembranças. Existem muitos óleos essenciais apropriados para limpar velhos sentimentos que podem estar contaminando nossa vida.

Existem muitos óleos essenciais apropriados para limpar velhos sentimentos que podem estar contaminando nossa vida.

Grande parte das doenças tem origem nas emoções mais profundas que estão em desequilíbrio, como raiva, medo, angústia, ressentimentos e mágoas, dentre outras. Nestes casos, a primeira coisa que precisamos fazer é entrar em contato com essa emoção e entender de onde ela vem. Depois, tentar amenizar estas questões. Veja abaixo como a Aromaterapia pode ajudar.

Para trabalhar o perdão

Para ajudar a tomar consciência das suas emoções conflituosas e perdoá-las, alguns óleos essenciais podem funcionar como aliados:

  • Óleo essencial de Rosas: trabalha a aceitação, o discernimento, a paciência, o amor incondicional, o perdão e o autoperdão. Além disso, cicatriza as feridas abertas na alma e no físico e ajuda a amenizar estados de culpa e remorso.
  • Óleo essencial de Íris: ensina a ver o lado positivo de todas as situações, mostrando que perdoar significa deixar o coração leve, ter aceitação e entendimento das situações.
  • Como usar os óleos: pingue de 1 a 2 gotas em um difusor aromático pessoal e use no dia a dia. Caso não tenha um difusor, pingue a mesma quantidade de óleo no seu lençol ou travesseiro.

Claro que existem muitas outras doenças, mas o mais importante é identificar seus sentimentos e emoções e depois buscar ajuda para que isso não se torne alguma doença no futuro.

Lembrando que Paracelso (1493-1541), médico e alquimista disse: “Todas as substâncias são venenos, não existe nada que não seja veneno. Somente a dose correta diferencia o veneno do remédio”.

Portanto, caso tenha dúvidas se pode usar os óleos citados acima, não hesite em contatar um profissional em Aromaterapia para lhe ajudar a entender o que se passa em sua vida e indicar os melhores óleos para seu caso. Também vale reforçar que algumas questões precisam de um apoio profissional para ter uma melhora efetiva, pois cada indivíduo é único e, muitas vezes, um determinado óleo ajuda uma pessoa, mas não necessariamente terá o mesmo efeito em outra. Afinal, a origem de cada problema depende da vivência e das questões de cada um.

Solange Lima

Solange Lima

Terapeuta holística e numeróloga. Utiliza técnicas como Florais, Aromaterapia, Cromoterapia, Shiatsu, Reflexologia e Reiki. Realiza atendimentos em São Paulo.