Carregando pagina

Família > Relações Familiares

Celebre o Dia das Mães sem tristeza

É possível aproveitar a data, mesmo se sua mãe não está mais aqui

 

O Dia das Mães está chegando, mas se a sua não está mais por aqui, o que fazer nessa data? A minha, por exemplo, já foi embora faz tempo e depois dos primeiros anos de ausência, me acostumei.

Acostumei, mas não esqueci das ocasiões mais marcantes, como o aniversário e o dia do seu falecimento. Nesses dias sempre fico mais introspectiva e silenciosa, talvez para poder ficar mais perto dela. Além disso, costumo visitar o parque onde depositei suas cinzas. Fiz desse lugar o meu cantinho de oração, onde peço ajuda, quando preciso de colo e orientação.

Não cultivo um lugar para tristeza, por isso adotei várias mães de coração ao longo da vida. Uma analista me libertou quando disse que podemos imitar as pessoas que a gente admira, que isso não é inveja, e sim admiração. Eu tenho uma listinha de heroínas. São mulheres que me inspiraram, desafiaram, orientaram, incentivaram, me sacudiram, acenderam a luz nos momentos de escuridão e apontaram a saída para eu passar. Todas fortes e frágeis, agressivas e delicadas, yin e yang, equilibradas e desequilibradas, certas e erradas, coerentes e bipolares, como são mesmo as mulheres.

Com ou sem mãe, fisicamente ou no coração, de sangue ou de alma, o dia das mães é uma data para brindar a todas elas. Mãe me lembra conforto, carinho, porto seguro. Escolhi fazer uma sobremesa bem gostosa para agradecer e retribuí-las. Sempre na linha light, essa receita não leva açúcar, ovos, leite nem farinha.

Torta de Frutas secas

Ingredientes:

  • 150g de ameixa seca sem caroço
  • 150g de passas
  • 150g de tâmaras sem caroço
  • ½ coco fresco seco (comprado em feira, aquele com casca marrom)
  • 1 colher de sopa de essência de baunilha ou água de flor de laranjeira
  • 1 abacaxi médio

Modo de preparo:

Processe no processador todas as frutas secas e o coco. Depois forre uma forma de aro removível com fatias de abacaxi, uma camada cobrindo o fundo. Cubra com a pasta de frutas secas e despeje a baunilha por cima. Cubra com outra camada de abacaxi e leve ao forno já aquecido por cerca de 25min a 30 min.

Deixe esfriar em temperatura ambiente ou coloque o recipiente ainda quente na geladeira. Desse modo, a torta ficará mais firme na hora de ser desenformada.

Para minhas mães substitutas que me mostraram o caminho: tia Virginia, Rachel Barros, Tia Rosina, Dra. Miria Amorim, Maria Carmen Lopes, Claudia Lisboa, Flavita, prima Geise, Sonia Hauck, tia Selma, tia Nancy e Eva Rodrigues.

Esta matéria foi útil para você?

SOBRE O AUTOR

Julia Comodo

Jornalista, pesquisadora alimentar, acredita que a alimentação natural é uma escolha que pode transformar a vida das pessoas. Mantém o blog http://diariodeumanatureba.blogspot.com/ Saiba mais »

contato: juliacomodo@gmail.com
  • e-mail
  • Imprimir
E-mail para receber matérias da Revista

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

NOVAS MATÉRIAS A CADA 15 DIAS