Carregando pagina

Beleza > Estética

Cabelos mais saudáveis no verão

Confira dicas para deixar os fios longe dos perigos da estação

 

Verão é sinônimo de sol, mar, piscina e muita descontração. No entanto, para aproveitar todos os benefícios que essa estação oferece, é importante não descuidar dos cabelos. De acordo com o médico tricologista Luciano Barsanti, substâncias presentes na água salgada e no cloro prejudicam a fibra capilar. "O cloreto de sódio, que é o sal presente na água do mar, amplia os efeitos maléficos dos raios solares, ou seja, queima, descolore, quebra e modifica a estrutura dos fios. Já o cloro é rico em cobre, que altera a composição molecular do cabelo e pode dar uma coloração esverdeada às madeixas mais claras", alerta o especialista.

Nos dias quentes, muita gente encontra no ar-condicionado uma solução para amenizar o calor. No entanto, o uso do aparelho pode afetar a qualidade dos cabelos, ressecando os fios e aumentando o efeito frizz. "Aparelhos eletrônicos, como geladeira, computador e ar-condicionado, liberam íons negativos, que são prejudiciais à fibra capilar. Essa exposição abre as escamas e a superfície externa dos fios, deixando os cabelos difíceis de pentear", explica Robson Trindade, visagista capilar do Red Door. Para amenizar esses efeitos, a ideia é colocar nos ambientes que possuem eletrônicos um recipiente com água, que evapora e deixa o espaço mais hidratado.

Os fãs dos banhos quentes também devem se preocupar com a saúde dos fios. De acordo com Robson, a temperatura ideal para lavar os cabelos é de morna à fria. "A fibra capilar é a mais resistente do corpo humano. No entanto, quando expostos ao calor, os poros do couro cabeludo dilatam e os fios perdem mais água, desidratando a fibra. Além disso, altas temperaturas aumentam a oleosidade, deixam os cabelos opacos e favorecem o surgimento de pontas duplas", lista o especialista.

Além disso, escovar ou passar a mão no cabelo muitas vezes ao dia pode aumentar a oleosidade dos fios. "O bulbo capilar possui minúsculos furos, de onde saem os fios. Ao pressionar essa região, estimulamos a glândula sebácea, que fica no interior do couro cabeludo e produzimos mais óleo. Por esse motivo, a lavagem deve ser suave e moderada, feita com a ponta dos dedos", esclarece Luciano.

Cortes e penteados de verão

No verão, muitas pessoas preferem usar o cabelo preso, especialmente no ambiente de trabalho ou durante os dias mais quentes. Apesar do rabo de cavalo trazer conforto ao encarar o sol forte, por outro lado pode ser um inimigo das madeixas. "Cada fio é preso por um músculo, dentro do couro cabeludo. Quando você puxa o músculo, perde o fio definitivamente, levando à calvice", explica Luciano.

Esse tipo de penteado ainda pode facilitar o aparecimento de caspa. "A cabeça é uma região naturalmente úmida. Quando prendemos o cabelo, deixamos essa área mais abafada, facilitando o aparecimento de fungos e bactérias e dando origem à caspa. Se for inevitável usar o rabo de cavalo, opte por prender o cabelo em mexas para deixar a região "respirar" melhor", ensina Robson.

Nessa época do ano muita gente aposta em cortes mais curtos para enfrentar o calor. No entanto, vale lembrar que cortar os fios não acelera o crescimento. De acordo com Robson, o corte só evita as pontas duplas, que dão um aspecto feio às madeixas. "Os fios recebem hidratação dos nutrientes do organismo, quando estão até 8 cm de distância da raiz. Como as pontas não são beneficiadas por esse abastecimento natural, precisamos da ajuda dos cosméticos para mantê-las bonitas. Quando desgastadas, as extremidades capilares bifurcam, dando origem às pontas duplas. Cortar os cabelos uma vez por mês é ideal para evitar esse quadro", informa o especialista.

Dicas para ter cabelos bonitos no verão

  • Durante a exposição solar, use uma máscara capilar nos fios. O produto funciona como espécie de camuflagem e protege os cabelos de agentes externos.
  • Depois de ir à praia ou à piscina, enxágue os cabelos com água fria. Isso evita o aparecimento de pontas duplas e deixa os fios mais brilhantes e fáceis de pentear.
  • Evite usar secador quente e em menos de 30cm de distância dos frios.
  • Hidrate os cabelos com frequência. Os fios enrolados merecem atenção uma vez por semana, enquanto as madeixas lisas podem receber tratamento a cada 10 dias. Beber muita água ajuda a manter os cabelos hidratados.
  • Uma dieta mal feita e sem acompanhamento médico, além de trazer prejuízos para a saúde, também pode danificar os cabelos. Os fios precisam de proteínas, vitaminas do complexo B e sais minerais, como ferro e cálcio. Sendo assim, aposte numa alimentação variada com frutas, verduras, carnes e gema de ovo para viver o verão com mais saúde e beleza na cabeça.

Esta matéria foi útil para você?

SOBRE O AUTOR

Equipe Personare

Nós, da equipe Personare, também estamos em um processo constante de conhecimento sobre nós mesmos, sobre o mundo e sobre as relações humanas. Saiba mais »

contato: conteudo@personare.com.br
  • e-mail
  • Imprimir
E-mail para receber matérias da Revista

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

NOVAS MATÉRIAS A CADA 15 DIAS