Carregando pagina

Beleza > Estética

Cabelo ressecado tem solução

Tratamentos químicos e uso de secador podem aumentar o efeito palha

 

Se o seu cabelo está áspero, quebradiço, com muito frizz e sem brilho e maciez, ele pode estar sofrendo de ressecamento. De acordo com o presidente da Sociedade Brasileira de Tricologia, Luciano Barsanti, apesar de afetar todo tipo de fio, este mal é mais frequente em quem possui madeixas longas, crespas ou enroladas.

"Até uma distância de 4 cm da raiz os cabelos recebem hidratação natural do couro cabeludo. Nos fios crespos ou enrolados, o óleo produzido pelas glândulas sebáceas não consegue acompanhar a curvatura dos cachos, deixando-os secos. No caso de madeixas muito longas, a oleosidade também tem dificuldade de chegar às pontas, contribuindo para o ressecamento. Quem tem cabelo liso pode respirar mais aliviado. Este tipo de fio absorve com mais facilidade o óleo produzido pela glândula sebácea, ficando com uma aparência mais bonita", explica Barsanti.

Além disso, tratamentos químicos como tingimentos e alisamentos, feitos com intervalos menores de quatro meses, e uso excessivo de secador ou chapinha também podem contribuir para o ressecamento dos fios. De acordo com o cabeleireiro Cesar Augusto, esses procedimentos desidratam os cabelos. "Os aparelhos que emitem calor desgastam a fibra capilar, deixando o cabelo espigado e seco. Já as aplicações químicas mudam de forma permanente a estrutura do fio, deixando-o enfraquecido", esclarece o profissional, que trabalha no Mirage Intercoiffure, no Rio Grande do Sul.

Ação da natureza

Mesmo no inverno, algumas pessoas arriscam ir à praia quando o tempo melhora. Nesses casos é importante não se expor excessivamente ao sol, pois até nos dias mais frescos os raios UVA e UVB também podem queimar e desidratar os fios. "A ação do sol muda a textura dos cabelos, facilitando o enfraquecimento do fio e o surgimento de pontas duplas. Além de dificultar que os fios sejam penteados, esses fatores ainda são os responsáveis pela aparência ressecada", pontua o tricologista.

Adeus ao efeito palha

Para restaurar a maciez e o brilho dos fios é importante usar produtos de hidratação profunda, que agem restaurando a fibra capilar ressecada. Este tipo de creme ainda preenche todas as fissuras presentes no fio, deixando-o sadio e com bastante movimento. "Este tratamento deve ser feito a cada dez dias, com produtos adequados para seu tipo de cabelo. Para ter um resultado mais eficaz, evite aplicar os cremes na raiz ou no couro cabeludo. Eles devem ser usados somente no comprimento do fio", ensina Cesar.

Esta matéria foi útil para você?

SOBRE O AUTOR

Equipe Personare

Nós, da equipe Personare, também estamos em um processo constante de conhecimento sobre nós mesmos, sobre o mundo e sobre as relações humanas. Saiba mais »

contato: conteudo@personare.com.br
  • e-mail
  • Imprimir
E-mail para receber matérias da Revista

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

NOVAS MATÉRIAS A CADA 15 DIAS