Carregando pagina

Beleza > Estética

Benefícios dos cosméticos naturais

Fique atento ao que usa em sua pele. Aprenda tratamentos caseiros.

 

Se algo faz bem para você, então faz bem para sua pele. Faz muito sentido pensarmos que se você não puder comer ou ingerir algum produto, então ele não é tão saudável assim. É sabido que nossa pele, o maior orgão do nosso corpo, que tem muitas funções importantíssimas como proteção, sustentação, impermeabilização e comunicação é também um grande orgão de assimilação. A pele absorve tudo que passamos nela com incrível rapidez. Isso quer dizer que, em pouco tempo, o que passarmos sobre ela, estará circulando em nossa corrente sanguínea. É o princípio dos medicamentos em adesivos de anticoncepcional, nicotina e emagrecedores, por exemplo.

Os cosméticos industriais são recheados de produtos químicos sintéticos e derivados de petróleo que são maléficos às nossas células em vários sentidos. Alguns componentes responsáveis pela fragrância, pigmento, conservação, espessura e outras características que deixam os cosméticos irresistíveis estão comprovadamente relacionados a doenças que variam de irritações cutâneas e alergias a enxaquecas e até câncer. Até mesmo no mais inocente dos produtos, aquele óleo para bebês por exemplo, é feito a base de óleo mineral, que vem do petróleo, é alergênico e pode até inibir a capacidade de respirar da pele.

É difícil nos livrar completamente dos cosméticos industrializados, mas podemos usá-los de forma consciente."É difícil nos livrar completamente dos cosméticos industrializados, mas podemos usá-los de forma consciente." Será que precisamos realmente usar toda essa quantidade de cremes, tratamentos e maquiagens que a mídia e a moda nos empurram?

Já há no mercado empresas mais preocupadas com a qualidade dos produtos. Encontramos à venda maquiagem (quase) puramente mineral, shampoos e sabonetes menos agressivos e óleos vegetais de boa qualidade.

Aqui algumas dicas para se cuidar com ingredientes que você também poderia comer, ou seja, não fazem mal algum para você!

Hidratante Corporal

Ao invés de usar cremes ou loções prontas, experimente usar um óleo vegetal de boa qualidade. Pode ser de amêndoas, semente de uvas ou mesmo azeite extra-virgem. Eles contém muitas vitaminas e deixam a pele muito saudável. E não se preocupe, você não vai ficar cheirando a salada!

Esfoliação Facial

Experimente fazer uma mistura de três partes de mel e uma parte de gérmen de trigo. Use como esfoliante e deixe agir alguns minutos. Limpa a pele profundamente e remove as células mortas.

Máscara Facial de Algas e Geléia Real

Você já deve ter visto muitos produtos à venda com estes ingredientes. Então porque não fazê-lo em casa? Compre cápsulas de alga Chlorella e cápsulas de geléia real. Abra uma de cada, despeje-as numa vasilha e adicione água filtrada suficiente para dar liga. Aplique no rosto. Você ficará com o rosto verde por uns 10 minutos, depois enxague e sinta como deixa sua pele limpa e nutrida.

Máscara de Argila

A argila é encontrada nas casas de produtos naturais. É só adicionar água filtrada e formar uma pasta. Aplique rapidamente, pois ela endurece. Use no rosto ou no corpo, além de limpar profundamente, ela retira a olesidade e é anti-inflamatória. Deixa na pele até endurecer e depois lave bem. Se você tem pele normal ou oleosa pode ser que precise hidratar após o procedimento.

Máscara Capilar de Babosa

A babosa é conhecida por suas propriedades regeneradoras dos tecidos. Ela restaura, hidrata e dá brilho aos cabelos. Compre uma folha de babosa (ou aloe vera) na feira. Corte-a no sentido longitudinal, retire a polpa com uma colher e bata no liquidificador. Espalhe essa polpa batida nos cabelos previamente limpos e envolva-os com uma touca térmica. Deixe por 25 minutos e enxague.

Máscara Capilar de Óleo de Côco

Esse é o segredo de beleza dos lindos cabelos das mulheres indianas. Elas besuntam os cabelos com óleo de côco e dormem a noite toda assim. Pela manhã lavam os cabelos normalmente. Deixa os cabelos com muito brilho, macios e nutridos.

Esta matéria foi útil para você?

SOBRE O AUTOR

Karin Fromm

Fisioterapeuta e psicoterapeuta, atualmente estuda medicina ayurvédica. Atende em consultório particular em São Paulo e mantém um blog sobre saúde e prazer. Saiba mais »

contato: karinffromm@hotmail.com
  • e-mail
  • Imprimir
E-mail para receber matérias da Revista

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

NOVAS MATÉRIAS A CADA 15 DIAS