Carregando pagina

Família > Filhos

Atitudes ecológicas para crianças

Ensine, de forma lúdica, como reduzir, reutilizar e reciclar

 

Falar sobre ecologia e sobre o que é correto para vivermos melhor está na moda. Mas podemos fugir de ficar apenas no discurso e realmente incluir atitudes ecológicas no nosso cotidiano, servindo de exemplo para as crianças que convivem conosco.

Ensinar os pequenos a cuidar do meio ambiente e reciclar é incentivar desde cedo à interação com a natureza e adotar atitudes simples no cotidiano que podem fazer grande diferença no futuro.

Na prática é simples, que ver? É muito comum os pais deixarem os filhos no chuveiro minutos a fio. Ao contrário, devemos ensinar as crianças que água é valiosa. Ao invés da brincadeira rolar solta debaixo do chuveiro, que tal levar uma bacia para o banheiro e encher de água e brinquedos? Garanto que o banho será muito mais gostoso e lúdico.

Reduzindo o impacto ambiental

Viver num mundo ecologicamente perfeito ainda está distante da nossa realidade. Mas dá para diminuir o impacto ambiental da nossa existência, despertando e ensinando atitudes básicas em casa, como separar o lixo úmido do seco, reutilizar água, usar a iluminação das janelas e não deixar a luz acesa no quarto quando sair, desligar a televisão, cuidar do jardim, plantar uma horta caseira e cuidar dos animais. São formas simples e acessíveis para ensinar que podemos viver de forma sustentável.

Sustentabilidade é suprir as necessidades da geração atual sem afetar as gerações futuras. E para isso três palavras com a letra "R" são importantes: reduzir, reutilizar e reciclar.

Reduzir talvez seja a mais difícil, pois implica numa mudança de hábitos da família, educando o consumo e recusando produtos que não sejam ecológicos. Podemos ensinar as crianças a optarem por produtos ecologicamente corretos, como por exemplo, cadernos com folhas recicladas. No começo talvez não seja fácil, mas juntos vocês podem reinventar uma bela capa para o caderno com o personagem preferido do pequeno.

Reutilizar significa questionar se aquilo que o pequeno tem é necessário, pois se não for poderá ser doado para outra criança. Uma forma é arrumar a bagunça do armário de roupas e brinquedos. Quantas coisas são guardadas e com o tempo perdem a utilidade e poderiam ser úteis para outros? Além de ajudar a reutilizar, a criança também aprende a valorizar o que possui. Na escola essa atitude também poderá ser incentivada, como trocar livros no início do ano letivo para que eles tenham uma vida útil maior.

O terceiro "R", reciclar, poderá ser o mais prazeroso para a família! Alguns materiais podem ir para a coleta seletiva e pequenos objetos podem se transformar em brinquedos. Assim, estimularemos e oferecemos oportunidade para a criatividade da criança e, de quebra, os pais interagem mais com os filhos, ficando mais próximos.

Dicas para assistir, ler e colocar a mão na massa com os pequenos

Teatro sobre ecologia em SP: http://www.criancaecologica.sp.gov.br/teatrocriancaecologica/turne.htm
Vídeo sobre meio ambiente em animação:

http://dedinhos-lambuzados.blogspot.com/search/label/brincadeira

Esta matéria foi útil para você?

SOBRE O AUTOR

Denise Gurgel

Fisioterapeuta materno infantil, especialista em Shantala, consultora do sono e de desenvolvimento motor dos pequenos. Atende em São Paulo e no Rio de Janeiro. Saiba mais »

contato: contato@cursoshantala.com.br
  • e-mail
  • Imprimir
E-mail para receber matérias da Revista

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

NOVAS MATÉRIAS A CADA 15 DIAS