Carregando pagina

Você > Respeito e Solidariedade

Arte transformando vidas

Reflita sobre o impacto que obras de arte exercem sobre você

 

Vale a pena refletir sobre como as manifestações estéticas, realizada por artistas a partir de percepções, emoções e ideias, podem transformar nossas vidas. Afinal, uma obra de arte só passa a existir realmente quando estimula ou causa impacto na consciência de um ou mais espectadores. Espectador este que dá um significado único para cada obra de arte. A arte harmoniza a existência do ser humano. O artista a traduz em uma linguagem que transcende explicações e verbalizações. Problemas, tristezas e dificuldades humanas podem ser minimizados pela arte.

Cores, movimentos, sons, palavras, luzes, construções, traços e vibrações, representam imagens, sentimentos, descobertas de cada momento de nossa vida. Manifestações artísticas sempre fizeram parte da sociedade, retratando-a no tempo e espaço e tornando a vida mais bela e iluminada.

Todos os sentidos humanos podem ser acionados, estimulados e impactados, transformando, assim, de forma única, nós, seres humanos pensantes. Nosso cérebro parece ter uma resposta intrínseca à arte, concluíram pesquisadores da Universidade de Emory. A pesquisa de imagem revelou que uma região cerebral envolvida em experimentar o prazer, a tomada de decisões e o assumir riscos, é mais ativada quando alguém vê uma pintura, por exemplo. Não ativa apenas um processo no cérebro, há toda uma série de circuitos envolvidos.

Plenitude e beleza

Que tal, então, comemorarmos o Dia da Arte tornando nossa vida mais plena e bela, usufruindo mais vezes de produções artísticas? Cada vez mais, temos mais acesso a teatro, cinema, literatura, dança, música, escultura, desenhos e outros espetáculos em nosso dia-a-dia. E podemos ter muito mais, se passarmos a consumi-las, valorizá-las e estimularmos mais produções. Se respeitarmos mais nossos artistas e suas criações. Se os pais, educadores, gestores, líderes e formadores de opinião utilizassem a arte como aliada, com certeza obteriam muito mais resultados positivos entre os seus. Vidas podem ser transformadas e direcionadas para o caminho da dignidade e do sucesso com a utilização correta e cidadã das artes.

Vamos aprender a viver com mais arte e qualidade em nossas vidas? Viver pode ser uma arte, eu acredito. E você?

Esta matéria foi útil para você?

SOBRE O AUTOR

Nydia Monteiro

Educadora Musical e musicoterapeuta.Pós-graduada em musicoterapia, atende em Teresina e é pioneira nesta especialidade no Piauí. Saiba mais »

contato: nydiadoregomonteiro@yahoo.com.br
  • e-mail
  • Imprimir
E-mail para receber matérias da Revista

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

NOVAS MATÉRIAS A CADA 15 DIAS