PUBLICIDADE

Beleza > Estética

Aromaterapia para questões estéticas

Óleos amenizam estrias e celulites, reduzem medidas e mais

Por: Solange Lima

 

Hoje em dia é muito comum as pessoas se preocuparem principalmente com a aparência física, cuidando do corpo e buscando saúde e equilíbrio. Sendo que isso também contribui para melhorar a autoestima e a autoconfiança. Afinal, a má alimentação e a falta de atividade física, dentre outros fatores, acabam prejudicando nossa saúde e acarretando em aumento de peso, gordurinhas indesejadas, celulite e péssima qualidade de vida.

Algumas massagens estéticas, como a modeladora e a drenagem linfática, podem ajudar a reestabelecer o equilíbrio e a saúde. Aliada a esses métodos, a Aromaterapia faz uso de óleos essenciais, que complementam e potencializam os efeitos desses tipos de tratamento, trazendo um resultado mais eficaz a cada sessão. Isso acontece porque alguns óleos são diuréticos, desintoxicantes e drenantes.

Mas antes de conferir as propriedades dos óleos essenciais, é importante compreender os efeitos que as massagens têm no corpo:

  • A drenagem linfática é uma técnica de massagem manual, que tem por objetivo "esvaziar" os líquidos acumulados nos tecidos do corpo, estimulando a circulação do sangue. A técnica é feita por meio de movimentos suaves e precisos - geralmente realizados em forma circular ou espiralada. E causam leveza e sensação de bem-estar, além de ajudar na redução de edemas, celulite e retenção hídrica. Ao mesmo tempo, ainda proporciona a regeneração e a defesa dos tecidos, estimulando a eliminação de toxinas e desenvolvendo o equilíbrio do organismo. O método também melhora o sistema imunológico e tem ação relaxante.
  • Já a massagem modeladora é feita com movimentos rápidos, repetitivos e firmes sobre os tecidos do corpo. Isso favorece a quebra das células de gordura localizada, que são eliminadas pela corrente sanguínea e, posteriormente, nas fezes e urina. Esses movimentos atenuam a celulite e melhoram a elasticidade da pele. Também auxiliam na redução de medidas, amenizando gordura, celulite e flacidez.

Mas lembre-se de que só as massagens não fazem milagres. É importante manter uma alimentação equilibrada, praticar atividade física pelo menos de 2 a 3 vezes por semana, ter momentos de lazer, ingerir no mínimo 2 litros de água por dia, e ter um sono de qualidade, dormindo no mínimo de 7 a 8 horas por noite.

Óleos em prol da beleza

Confira abaixo quais óleos essenciais conseguem potencializar os efeitos de massagens, como a modeladora e a drenagem linfática.

  • Óleo essencial de funcho doce ou erva-doce: ajuda na má circulação, combatendo a celulite. É um poderoso diurético que evita a retenção de líquidos, desintoxicando o corpo, eliminando toxinas e melhorando o sistema linfático.
  • Óleo essencial de junípero: ajuda a evitar o acúmulo de toxinas pelo corpo e também é diurético.
  • Óleo essencial de grapefruit: é excelente para amenizar as gorduras localizadas e a celulite, pois age no sistema linfático, eliminando as toxinas do corpo.

No entanto, para fazer uso dos benefícios desses óleos é importante combiná-los entre si. Anote abaixo uma receita de óleo de massagem:

  • 30 ml de óleo vegetal de semente de uva (excelente para as estrias e ajuda na elasticidade da pele)
  • 30 ml de óleo vegetal de gérmen de trigo (retarda o envelhecimento da pele, regenera os tecidos e ameniza as estrias)
  • 4 gotas de óleo essencial de Grapefruit
  • 7 gotas de óleo essencial de Funcho doce
  • 7 gotas de óleo essencial de Lavanda
  • 5 gotas de óleo essencial de Junípero

Essa sinergia ajuda no tratamento estético e pode ser feita em casa, uma vez ao dia, depois do banho. Para potencializar o efeito, faça massagem - em movimentos circulares, intensos e fortes - nas regiões que deseja reduzir medidas ou amenizar celulite e estrias, como abdômen, coxas e glúteos.

Mas lembre-se sempre de consultar um aromaterapeuta, que é o profissional indicado para orientar você na escolha dos óleos essenciais de forma segura, fazendo a melhor sinergia para sua necessidade.

Esta matéria foi útil para você?

SOBRE O AUTOR

Solange Lima

Terapeuta holística e numeróloga. Utiliza técnicas como Florais, Aromaterapia, Cromoterapia, Shiatsu, Reflexologia e Reiki. Realiza atendimentos em São Paulo. Saiba mais »

contato: solange@solangelima.net
  • e-mail
  • Imprimir

MATÉRIAS RELACIONADAS

E-mail para receber matérias da Revista

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

NOVAS MATÉRIAS A CADA 15 DIAS

NEWSLETTER

GRATIS
minimize close
E-mail para receber matérias da Revista

RECEBA A NEWSLETTER

NOVAS MATÉRIAS A CADA 15 DIAS