Carregando pagina

Casa > Decoração

Aromaterapia no seu banheiro

Óleos essenciais oferecem frescor e ajudam a limpar o ambiente

 

A Aromaterapia pode ser usada em todos os cantos da sua casa, já que existem óleos específicos para cada ambiente. No banheiro, a técnica pode ajudar muito na limpeza geral e assepsia desse espaço. Para deixar o seu banheiro com um aroma mais leve, fresco e agradável, os óleos essenciais mais indicados são os cítricos, como Limão, Laranja Doce, Tangerina e Capim Limão.

Para fazer uso desses benefícios, faça um spray de ambiente com 40 ml de álcool de cereais, 20 ml de água deionizada e 24 gotas de um dos óleos cítricos citados acima. Essa mistura pode ser aspergida duas vezes ao dia no banheiro.

Se quiser um aroma que exale limpeza, os óleos essenciais de Citronela, Lavandim, Eucalipto Citriodora e Tea Tree são ótimas opções. Além disso, esses óleos são antissépticos, antibactericidas, antivirais e fungicidas, ou seja, ajudam a manter o ambiente limpo e desinfetado, deixando seu banheiro sempre higienizado. Utilize 2 gotas de cada um desses óleos em um balde de água e utilize a mistura para limpar o banheiro.

Outra possibilidade é fazer um spray com 250 ml de água e 50 gotas de óleo essencial de Tea Tree para limpeza de vaso sanitário e pia. Ou, ainda, coloque 100 ml de água mineral em um frasco pet e pingue 36 gotas de óleo essencial de Tea Tree e 24 gotas de óleo essencial de Eucalipto Citriodora. As sinergias podem ser usadas diariamente.

Banho de saúde

Na hora do banho, abuse dos sabonetes líquidos com os óleos essenciais de Tea Tree e Limão. Separe 250 ml de base de sabonete líquido e utilize 12 gotas de cada um dos óleos acima. O Limão elimina toxinas, alivia o cansaço mental e é diurético. Já o Tea Tree é antibactericida e fungicida. Ambos podem ser usados diariamente no banho ou para lavar as mãos.

Se tiver uma banheira em casa, que tal tomar um banho relaxante antes de dormir? Utilize na água alguns sais de banho ou esferas efervescentes com aroma de lavanda, que podem ser encontrados em casas de produtos naturais ou lojas especializadas em sabonetes artesanais. Aproveite para descansar por alguns minutos nesta água, lendo um bom livro, meditando ou ouvindo música. A lavanda equilibra o físico, o mental e o emocional, pois acalma e relaxa. Consequentemente, combate a insônia e ameniza a ansiedade e o estresse.

Banheiros limpos e cheios de frescor

Para deixar seu banheiro com uma sensação de frescor e bem-estar, experimente fazer um spray de ambiente com óleos cítricos (Limão, Laranja Grapefruit e Capim Limão). Utilize ainda 50 ml de álcool de cereais, 10 ml de água deionizada, 19 gotas de óleo essencial de Limão, 2 gotas de óleo essencial de Capim Limão e 2 gotas de óleo essencial de Vetiver. Depois borrife a mistura no seu banheiro, de três a quatro vezes ao dia.

Outra opção é adquirir um aromatizador ou umidificador de ambiente. Depois utilize 6 gotas do óleo de Limão, 6 gotas de Capim Limão e 1 gota de óleo essencial de Vetiver, diluídos em um pouco de água, seguindo as instruções do fabricante do produto. Deixe o cheiro dessa sinergia exalar no banheiro por algumas horas.

Não esqueça: consulte sempre um aromaterapeuta para sua orientação. Esse profissional é o mais indicado para escolher a melhor sinergia para seu equilíbrio e bem-estar.

Esta matéria foi útil para você?

SOBRE O AUTOR

Solange Lima

Terapeuta holística e numeróloga. Utiliza técnicas como Florais, Aromaterapia, Cromoterapia, Shiatsu, Reflexologia e Reiki. Realiza atendimentos em São Paulo. Saiba mais »

contato: solange@solangelima.net
  • e-mail
  • Imprimir
E-mail para receber matérias da Revista

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

NOVAS MATÉRIAS A CADA 15 DIAS