Carregando
PUBLICIDADE

Especial Surf

Animais de estimação deixam o dia divertido

Convívio com bichos pode fazer bem para a saúde e as emoções

Por: Karin Fromm

 

Imagine uma situação: você chega em casa e encontra uma companhia na qual você pode fazer carinho - e ser acarinhada - com uma superfície macia e quentinha, que não terá pressa alguma de sair de lá e nenhum compromisso marcado. São muitas as vantagens de conviver com um animal de estimação. Os bichos costumam ser espertos, amorosos e inteligentes.

A relação com os animais não substitui as relações humanas e o crescimento pessoal que elas nos proporcionam, mas nos completam através de um outro tipo de relação. Aprender a linguagem dos animais abre nossos horizontes, porque aprendemos a conviver com outra espécie, que generosamente aceita ser cuidada pela nossa. Diferente de nós, o animal não muda, mas se organiza, se orienta da mesma forma que a gente e necessita basicamente sempre das mesmas coisas para viver. Os animais vivem sempre no presente e isso empresta a eles esse ar de pureza e inocência que sempre nos cativa.

MEU AMIGO DE TODAS AS HORAS

Pesquisas científicas, como o estudo feito pela Associação Psicológica dos Estados Unidos, comprovam os efeitos positivos na saúde física e mental dos humanos que convivem com animais. Alguns bichos até se tornam "terapeutas" em hospitais, ajudando na recuperação de doentes, por meio do contato com essas pessoas.

Todos os aspectos da nossa vida podem se tornar mais intensos e divertidos na presença de um bichinho de estimação. Mas, sem dúvida, a maior de todas as conquistas é a possibilidade do amor que se desenvolve nessa relação. Por que quando assumimos o compromisso de cuidar de um bicho - assim como alimentá-lo, limpá-lo, levá-lo para passear e oferecer abrigo todos os dias a ele - recebemos em troca, como resposta, a confirmação do quão importante nos tornamos para o animal. E, assim, inevitavelmente passaremos a amá-los e nos sentirmos cada vez mais amados. Aproveite!

Esta matéria foi útil para você?

SOBRE O AUTOR

Karin Fromm

Fisioterapeuta e psicoterapeuta, atualmente estuda medicina ayurvédica. Atende em consultório particular em São Paulo e mantém um blog sobre saúde e prazer. Saiba mais »

contato: karinffromm@hotmail.com
  • e-mail
  • Imprimir

MATÉRIAS RELACIONADAS

E-mail para receber matérias da Revista

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

NOVAS MATÉRIAS A CADA 15 DIAS

NEWSLETTER

GRATIS
minimize close
E-mail para receber matérias da Revista

RECEBA A NEWSLETTER

NOVAS MATÉRIAS A CADA 15 DIAS